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MERCADO TURÍSTICO Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos.

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1 MERCADO TURÍSTICO Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos – consumidores, no caso os turistas, e produtores, no caso as empresas de turismo – tomarem decisões para resolverem os problemas econômicos fundamentais do setor.

2 MERCADO TURÍSTICO O mercado turístico, por suas peculiaridades específicas, pode ser classificado em : I – Mercado turístico direto – no qual se oferecem e consomem bens e serviços plenamente relacionados ao turismo; II – Mercado turístico indireto- em que se oferecem e consomem bens e serviços parcialmente turísticos.

3 MERCADO TURÍSTICO Na primeira classificação, temos como exemplo de serviços plenamente turísticos: os vôos charters, as excursões de turismo e os tours pela cidade. Na segunda classificação, temos como exemplos de serviços de serviços parcialmente turísticos: os transportes, os alojamentos e os restaurantes, uma vez que podem ser utilizados por diversos consumidores, que não necessariamente estejam fazendo turismo.

4 MERCADO TURÍSTICO Os mercados turísticos também podem ser classificados pelas suas características próprias ou motivações de realização. Podemos destacar os mercados turísticos motivado por : férias, negócios, estudos,compras, busca de status, etc. Para a existência desses diversos mercados é necessário enumerar uma relação de fatores básicos e prioritários, fundamentais na atuação e potencialidade de cada um dos distintos mercados turísticos, tais aspectos seriam:

5 MERCADO TURÍSTICO Existência de atrativos naturais ou artificiais, comprovados e conhecidos; Existência de uma apropriada rede de comercialização de bens e serviços turísticos; Planejamento adequados e sucessivos através de campanhas e propaganda e de promoção; Adaptação contínua dos meios de transporte às novas exigências da demanda turística.

6 MERCADO TURÍSTICO Além desses aspectos devemos considerar a presença de outros fatores não menos relevantes na importância de um mercado turístico, como : Aparecimento de novas modas e hábitos da população; Rigidez de adaptação da oferta turística ; Alta qualidade na prestação dos serviços a uma demanda turística cada vez mais exigente.

7 MERCADO TURÍSTICO Para que o Mercado Turístico exista é necessário a presença de três elementos básicos, a saber: 1- Preço No mercado turístico, o preço dos produtos é considerado um fator primordial que influencia o comportamento dos consumidores.Já vimos que tanto a demanda como a oferta dependem do preço dos bens e dos serviços.

8 MERCADO TURÍSTICO 2- Liberdade O turismo é uma manifestação de liberdade do homem. È chamado de 5ª liberdade, ou seja, a liberdade de ir e de vir. Mesmo sendo considerado um de luxo, o turismo pode ser, nos dias atuais, praticado pela maioria dos indivíduos. Sua restrição, entretanto, é limitada por razões de caráter econômico. 3- Heterogeneidade Observamos que no turismo tudo é desigual e diversificado. Os bens e serviços turísticos são modificados pela ação da natureza e do homem. Existem múltiplas atividades semelhantes mas nunca iguais.São diferentes tipos de serviços, sejam de : transporte, alojamento, recreação, alimentação, etc.

9 MERCADO TURÍSTICO Feitas tais considerações sobre as classificações, as características e os fatores que determinam um mercado de turismo, passaremos, a seguir, à análise econômica do mercado turístico propriamente dito.

10 MERCADO TURÍSTICO EQUILÍBRIO DE MERCADO Como vimos, o preço dos produtos turísticos se constitui no mecanismo fundamental do mercado. Esse preço é determinado pelo confronto entre as forças da demanda e da oferta turística. TÍPOS DE MERCADOS Um mercado é composto de vendedores e compradores de um produto. Como exemplo de vendedores : as empresas de transporte, de hotelaria, de agências de viagens. E como exemplo de compradores: os consumidores que desejam adquirir os bens e os serviços turísticos.

11 MERCADO TURÍSTICO O comércio de produtos de artesanato de uma região, por exemplo, é um mercado caracterizado pela existência de um grande número de vendedores e de compradores, sendo que o preço é determinado pela lei da oferta e da procura. Contrariamente a esse caso, podemos ter um mercado no qual exista um só vendedor que determine o preço de seus produtos como é o caso dos serviços de energia elétrica oferecidos somente pelo governo

12 ESTRUTURA DE MERCADO DE ACORDO COM A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA NO MERCADO E A HOMOGENEIDADE DO PRODUTO OFERTADO, OS MERCADOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM : CONCORRÊNCIA PERFEITA – É UM MERCADO EM QUE EXISTE UM GRANDE NÚMERO DE EMPRESAS OFERECENDO UM MESMO PRODUTO, QUE É IGUAL AOS OLHOS DOS CONSUMIDORES. EX. PRODUTOS AGRÍCOLAS

13 ESTRUTURA DE MERCADO MONOPÓLIO PURO – É UM MERCADO EM QUE EXISTE APENAS UMA EMPRESA OFERECENDO UM BEM, PARA O QUAL NÃO EXISTEM SUBSTITUTOS SATISFATÓRIOS.EX: ABSTECIMENTO DE ÁGUA DE UMA CIDADE. OLIGOPÓLIO- É UM MERCADO EM QUE EXISTE UM NÚMERO DE EMPRESAS PEQUENO O SUFICIENTE PARA QUE AS AÇÕES DE UMA AFETEM AS OUTRAS. ESSAS EMPRESAS PRODUZEM BENS DIFERENCIADOS, MAS SUBSTITUÍVEIS ENTRE SI. EX.: AUTOMÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS.

14 ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA- É UM MERCADO EM QUE HÁ UM NÚMERO RAZOÁVEL DE EMPRESAS PRODUZINDO UM MESMO BEM, QUE AOS OLHOS DO CONSUMIDOR SÃO DIFERENCIADOS.EX.: FÁBRICAS DE ROUPAS DA MODA.

15 ESTRUTURA DE MERCADO As particularidades dos mercados de concorrência monopolística no turismo demonstram alguns problemas que as empresas turísticas enfrentam. Por exemplo: o fato de existirem em grande número, por vezes até em excesso, algumas dessas empresas apresentam pouca rentabilidade e estão sujeitas à extinção. Esse conjunto é pouco produtivo porque sub-utiliza os recursos empregados, obrigando os consumidores a pagarem preços muito elevados pelo turismo desejado.

16 ESTRUTURA DE MERCADO A concentração de algumas empresas já existe no mercado turístico ao lado da competição monopolística. É a situação que caracteriza as grandes redes de hotéis de categoria superior, as grandes operadoras de turismo e as empresas de transporte aéreo. O exemplo mais ilustrativos de comportamento oligopólico no mercado turístico é o das empresas de transporte aéreo.

17 ESTRUTURA DE MERCADO No Brasil existe uma indústria de transporte aéreo em que três empresas detêm a oferta desses serviços cujos preços das tarifas são fixados e iguais para todas. Dessa forma, a preferência dos consumidores pelos serviços das empresas aéreas será feita através da comparação de itens como: qualidade, pontualidade, serviço de bordo. O transporte aéreo, levando-se em conta o progresso tecnológico, destaca-se dentre os demais serviços turísticos pelo fato de ser o único cujos preços oferecidos aos consumidores tem mostrado uma tendência de redução.

18 ESTRUTURA DE MERCADO Esse fato permitiu um aumento da demanda turística através de uma maior utilização dos transportes aéreos, que são também favorecidos por um outro fator : o da existência de um organismo oficial de regulamentação do setor. No caso brasileiro, o órgão oficial que regulamenta tarifas, fretamentos, e todo tráfego é o DAC ( Departamento de Aviação Civil, do Ministério da Aeronáutica) O DAC pode autorizar a discriminação dos preços, ou seja aplicar tarifas especiais nos serviços de transporte aéreo.

19 ESTRUTURA DE MERCADO A discriminação de tarifas permite que, através de um preço menor, os consumidores se sintam mais estimulados a viajar e utilizem aquele serviço turístico específico, em uma temporada quando a demanda for menor. Socialmente, tais vantagem beneficiam tanto os consumidores como as empresas turísticas que obtêm ganhos adicionais. Assim como as empresas aéreas que estão subordinadas ao DAC, o mercado turístico brasileiro, em um contexto mais amplo, está sujeito à EMBRATUR.

20 ESTRUTURA DE MERCADO Através de sua autorização é que são determinados os preços turísticos a serem praticados. Para os anos da década de noventa, dentre os diversos objetivos fixados para o turismo brasileiro pela EMBRATUR, podemos destacar: O incentivo ao turismo nacional; A criação de tarifas especiais e promoções diversas; As facilidades de pagamentos e reduções de preços; A segurança e conforto aos turistas; A propagação da imagem brasileira no exterior; E a ênfase da divulgação de belezas e de atrativos naturais do País.

21 ESTRUTURA DE MERCADO Outra forma de organização, que se destaca no mercado turístico, é a das chamadas Operadoras turísticas, cuja influência estende-se à determinação de preços,de destinos, de categoria, inclusive sobre a própria oferta turística. Um exemplo característico é o dos vôos charters fretados pelas operadoras turísticas, mais vendidos não pelas empresas aéreas, e sim pelas agências de viagens que recebem das operadoras uma comissão pela venda.

22 ESTRUTURA DE MERCADO O mercado turístico, pelo fato de ser muito dinâmico, está sujeito a uma série de fatores que o afetam e fazem com que constantemente necessite de adaptações diante das modificações ocorridas. Devem ser analisados os hábitos, as modas e as preferências da demanda potencial para que haja uma adequação constante entre os desejos e as necessidades dos usuários e a possível oferta das empresas turísticas.


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