A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13 o Cuidado – desenvolver uma estrutura que possa dar apoio e conforto espiritual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13 o Cuidado – desenvolver uma estrutura que possa dar apoio e conforto espiritual."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13 o Cuidado – desenvolver uma estrutura que possa dar apoio e conforto espiritual pessoal às famílias da Igreja. Uma igreja desestruturada não conhece e nem procura conhecer o estado de suas ovelhas. Milhares de ministérios pastorais e mesmo de igrejas são sombra do que deveriam ser por falta do cuidado. Uma igreja que não ama, é por definição uma igreja morta. Onde não há amor, não existe por condição, a presença do Espírito de Deus. Existem milhares de igrejas moribundas por não cuidarem de seus membros. Milhares de ministérios falidos por dedicação à pregação e desprezo ao pastorado. Se uma igreja possui um número de membros maior que 200 pessoas, ela não estará resguardada da frieza e desestrutura familiar se não existirem recursos e ministérios que trabalhem exclusivamente para o fortalecimento, conforto, edificação familiar, comunhão e cuidado.

2 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado A igreja em Cristo deve ser habilidosa em tratar questões delicadas, deve ter paciência para ensinar e evitar que relacionamentos, palavras, gestos, atitudes, ensino ou outra questão qualquer venha trazer escândalo ou desconforto, causar constrangimento aos amados em Cristo. Uma igreja cuidadosa possui o talento de uma mãe sábia para apaziguar o animo entre irmãos briguentos. Sobretudo é uma congregação que tem uma índole de preservação, de resgatar relacionamentos, de produzir amizade e de manter uma postura bíblica em todos os seus ministérios. Uma igreja cuidadosa significa que há amor bastante para sentir a ausência de alguém. Do púlpito aos bancos, existe uma preocupação constante em atrair, em consolar, em alegrar. Em visitar.

3 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado Uma das piores coisas é pessoas enfermarem sem a visita pastoral. Sem a visita e o apoio da comunidade cristã. Uma igreja desestruturada não conhece e nem procura conhecer o estado de suas ovelhas. Milhares de ministérios pastorais e mesmo de igrejas são sombra do que deveriam ser por falta do cuidado. Uma igreja que não ama, é por definição uma igreja morta. Onde não há amor, não existe por condição, a presença do Espírito de Deus. Existem milhares de igrejas moribundas por não cuidarem de seus membros. Milhares de ministérios falidos por dedicação à pregação e desprezo ao pastorado. Se uma igreja possui um número de membros maior que 200 pessoas, ela não estará resguardada da frieza e desestrutura familiar se não existirem recursos e ministérios que trabalhem exclusivamente para o fortalecimento, conforto, edificação familiar, comunhão e cuidado.

4 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado 1) Todas as pessoas que freqüentam uma comunidade devem ser conhecidas. 2)Todas devem ser tratadas, todas devem ter contato e tempo para conversar, trocar experiências, serem abraçadas, serem lembradas, serem oradas. 3) Ninguém pode entrar dentro de uma comunidade cristã e passar desapercebida. Ninguém pode entar e sair de dentro de uma igreja de Cristo sem ser abraçada. Sem ser cumprimentada. 4) É sinal de frieza espiritual uma igreja em que não há sorrisos pela escadaria, ruidosa confraternização, em que as crianças não são abraçadas, em que os membros não perguntam aos adolescentes sobre suas dificuldades, onde os idosos não são reverenciados. O cuidado não é opção, é meta, é disciplina indispensável para preservação do corpo de Cristo.

5 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado A questão do cuidado se estende aos ministérios, aos serviços, aos familiares dos obreiros, às famílias da igreja. 1)Todos os lares da igreja devem ser visitados. 2) O culto deve ter espaço para oração em grupo. 3) Grupos devem receber responsabilidade para cuidar de grupos, com a visão de família, devendo abranger todos os segmentos de uma grande comunidade. Os cultos devem ser pensados e trabalhados com a visão do Cuidado. Desde a sonorização até ao modo como se conduz os louvores. Do modo como são lidas as Escrituras ao tratamento com questões financeiras. Existem inúmeras situações humilhantes a que membros são expostos em determinadas congregações pela questão de dízimo, pela questão de freqüentar ou não escolas bíblicas dominicais, por participarem ou não de determinados eventos.

6 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado A questão do cuidado abrange questões de arquitetura, de iluminação, do espaço e conforto necessário para um grupo. As igrejas atualmente são edifícios de concreto pensados em agrupar o maior número de pessoas sem nenhum compromisso com áreas livres para convivência, sem padrões de jardinagem, sem espaços para festas ou cultos ao ar-livre. Gastos excessivos por falta de simplicidade, excessos de escadarias, banheiros que não comportam o número de membros, cozinhas e cantinas que não são idealizadas para alimentar tamanha multidão. Espaços fechados, mal- iluminados, salas de aula expostas a ruídos excessivos, salas de crianças sem a higiene e equipamentos necessários.

7 Projetos Para a Maranata Cuidado e Proteção á família Cuidado O cuidado abrange crescimento com estrutura, pastorado abrangente, aconselhamento permanente, discipulado coerente, oração contínua, grupos de intercessores com planejamento de oração. Cuidado significa, escrever, , convites, visitas, observação das necessidades, procurar abençoar o que for viável para reestruturar questões financeiras, apoio durante a recuperação de alguém, auxílio á igreja com atividades não remuneradas, dentro do tempo disponível, compartilhando vida, compartilhando talentos, compartilhando tempo, compartilhando dons.


Carregar ppt "Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13 o Cuidado – desenvolver uma estrutura que possa dar apoio e conforto espiritual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google