A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VEGETAÇÃO ORIGINAL Classificação de Dora de Amarante Romariz FORMAÇÕES VEGETAIS: Florestal: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Mata dos Cocais e Mata.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VEGETAÇÃO ORIGINAL Classificação de Dora de Amarante Romariz FORMAÇÕES VEGETAIS: Florestal: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Mata dos Cocais e Mata."— Transcrição da apresentação:

1

2 VEGETAÇÃO ORIGINAL Classificação de Dora de Amarante Romariz FORMAÇÕES VEGETAIS: Florestal: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Mata dos Cocais e Mata de Araucária; Complexa: Cerrado, Caatinga e Pantanal; Herbácea: Campos Gerais; Litorânea: Mangues e Restingas.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VEGETAÇÃO ORIGINAL DO BRASIL:

4 FLORESTA AMAZÔNICA Extensão Total: 5,5 milhões de km², com cerca de 3,7 milhões de km² no Brasil (60%). Características Gerais:. Apresenta grande diversidade;. Formação higrófila (típica de ambientes úmidos);. Latifoliada (folhas largas);. Perene (folhas permanentes);. Floresta densa (árvores próximas umas das outras);. Encontra-se no domínio de clima Equatorial.

5 A Floresta Amazônica possui 3 estratos de vegetação, de acordo com os níveis altimétricos: Mata de Igapó: Localiza-se na área da planície, em terrenos baixos próximos aos rios e ocupa o degrau permanentemente alagado. É o habitat da vitória-régia, da piaçava e do açaí. Mata de várzea: Localiza-se mais acima nos chamados terraços, sendo inundado periodicamente; as espécies encontradas são a seringueira e a castanheira. Mata de terra firme: Áreas não afetadas pelas inundações, onde predominam as espécies vegetais de grande porte como o guaraná e a castanheira-do-pará.

6 Problemas relacionados Cerca de 15% deste bioma foi desmatado, principalmente a partir da década de 70 devido a: construção de rodovias; atividades mineradoras e garimpeiras; atividades agrícolas; exploração madeireira.

7 Rio Negro - Amazônia Brasileira

8 Paisagem Vegetal na Amazônia

9 Seringueira na Amazônia

10 Vitória-régia, espécie típica da Amazônia Brasileira

11 Guaraná

12 FLORESTA TROPICAL OU MATA ATLÂNTICA É uma floresta latifoliada úmida de encosta. Ocupa a porção oriental do Brasil e sua existência está ligada ao relevo e umidade. Estendia-se desde o RN até o RS e sofreu intenso desmatamento, restando hoje apenas 8,5% de sua área original. Hoje ela é vista em apenas alguns pontos, como o sul da Bahia, norte dos estados do ES, SP e RJ (Serra do Mar). PRINCIPAIS ESPÉCIES: cedro, canela, ipê, jacarandá, jequitibá, pau-brasil, palmeiras e orquídeas.

13 Mata Atlântica -Dedo de Deus-RJ

14 Mata Atlântica

15 Mata Atlântica - Palmeiras

16 MATA DE ARAUCÁRIA É uma floresta encontrada ao longo do planalto meridional, nas áreas mais elevadas e de temperaturas mais baixas, estendendo-se desde SP até o RS, embora concentre- se mais no Paraná. A retirada de madeira para a construção de móveis têm sido a causa principal de seu desmatamento. Principais Características:. Encontra-se no domínio de clima subtropical;. É homogênea, apresentando poucas espécies (acicufoliadas);. É dispersa e de fácil acesso; Principais Espécies: pinheiro (araucária angustifólia), cedro, canela, imbuía, erva-mate, ipê etc.

17 Araucária angustifólia

18 PANTANAL Área de Ocorrência: a região Centro-Oeste, Presentes nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Suas planícies estão sujeitas à inundações, com vegetação rasteira e vegetação típica de cerrado, formando um complexo que agrupa várias espécies vegetais e animais.

19 Ameaças ao Pantanal Crescimento desordenado de cidades e ocupação populacional; Atividade agrícola: maior erosão do solo contribuindo para o assoreamento dos rios e elevada utilização de agrotóxicos; Turismo desorganizado; Caça e apreensão de animais (atividade ilegal).

20 Regiões alagadas no Pantanal Matogrossense

21 Paisagem do Pantanal Matogrossense

22 MATA DOS COCAIS É encontrada no Meio-Norte do nordeste brasileiro. É considerada uma área de transição entre a Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga. À medida que se avança para leste, a umidade diminui e,consequentemente, a vegetação muda. A expansão de cultivos de grãos para exportação (soja) tem sido o principal motivo de desmatamento na região PRINCIPAIS ESPÉCIES: Babaçu (óleo) e a Carnaúba (cera).

23 Babaçu Carnaúba

24 CAATINGA Área de ocorrência: sertão nordestino com a influência do clima semi-árido. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: é uma vege- tação heterogênea que se apresenta ora moitas iso- ladas, ora matas fechadas; é constituída de pequenas árvores e arbustos espinhentos (cactáceas); é uma vegetação tipo xerófita (adaptada a ambientes secos). Principais Espécies: pequenas árvores e arbustos - Juazeiro braúna e arbustos espinhentos como xique- xique e mandacaru.

25 Vegetação típica do Sertão Nordestino

26 Paisagem do Agreste Nordestino

27 CERRADOS É a formação vegetal que mais caracteriza o Centro- Oeste do país, embora também esteja presente em SP, MG, BA, MA, PI e TO. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: é constituída de árvores a arbustos (raízes profundas, galhos retorcidos e de casca grossa) associados a uma vegetação herbácea (baixa e inferior) formada por gramíneas. É considerada uma paisagem aberta com um espaçamento entre os arbustos. Está presente nas áreas de clima Tropical (duas estações bem definidas - verão chuvoso e inverno seco) – espécies Tropófilas. Principais Espécies: barbatimão, pequi, mangabeira, buriti (ár- vores e arbustos) e gramíneas (herbáceo).

28 Cerrado: Parque Nacional das Emas - GO

29 Queimadas no Cerrado

30 CAMPOS GERAIS Os Campos Gerais são formações com vegetação rasteira (herbácea) que aparecem nas áreas de topografia suave (coxilhas). Apropriados como pastagem natural, favorece o desenvolvimento da pecuária e da agricultura. Principais áreas de ocorrência: -Pampas Gaúchos (Campanha Gaúcha) - RS -Campos do Pantanal - MS Principais Espécies: Barba-de-bode, gordura, mimoso, jaraguá, forquilha e flecha.

31 Campos e Pradarias - RS

32 VEGETAÇÃO LITORÂNEA Ocorre ao longo de todo o litoral brasileiro desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. Formas: Restingas – se desenvolve na areia com a presença de arbustos e árvores; Manguezais – são nichos ecológicos responsáveis pela reprodução de peixes, moluscos e crustáceos. Desenvolvem-se nos estuários com vegetação arbustiva e halófita (habituada a presença de sal) com a presença de raízes expostas durante a maré baixa.

33 Áreas de Mangue e Restinga

34 Duna - Paisagem litorânea


Carregar ppt "VEGETAÇÃO ORIGINAL Classificação de Dora de Amarante Romariz FORMAÇÕES VEGETAIS: Florestal: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Mata dos Cocais e Mata."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google