A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje"— Transcrição da apresentação:

1 NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
ESTUDO da Lição PR. ADOLFO S. SUÁREZ

2 Um estudo/ensino eficaz deve alcançar a pessoa como um todo
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje ESTUDO da Lição Um estudo/ensino eficaz deve alcançar a pessoa como um todo PR. ADOLFO S. SUÁREZ

3 3

4 Bons professores e professoras da Escola Sabatina não“passam a lição”.
Bons professores e professoras da Escola Sabatina criam na classe um ambiente apropriado para o ensino-aprendizado.

5 Cada Sábado, ao assumir a classe da Escola Sabatina, o professor e a professora devem ter claro - em sua mente e no papel - o que vão ensinar, discutir, debater. Isso se torna melhor quando temos e seguimos um esquema previamente preparado.

6 PLANEJAMENTO

7 Ellen White diz: “Todo professor deve cuidar de que seu trabalho tenda a resultados definidos. Antes de tentar ensinar uma matéria, deve ter em seu espírito um plano distinto, e saber o que precisamente deseja conseguir”. Educação, p 7

8 Evangelismo e Testemunho Sequenciais
Lição 5 Evangelismo e Testemunho Sequenciais

9 TEMA GERAL: Evangelismo e testemunho devem ser sequenciais
TÓPICO ESPECÍFICO/Foco: Devemos apresentar as verdades do evangelho que primeiramente levem as pessoas a um amoroso e salvífico relacionamento com Cristo e, em seguida, desafiar os novos cristãos ao compromisso e à obediência. OBJETIVOS DESEJADOS: Saber Conhecimento: Após esta lição, o aluno deverá: 1. Explicar por que as verdades que promovem um relacionamento com Deus devem ser apresentadas antes das verdades decisivas, que exigem compromisso e mudança. Sentir Atitudes, Valores, Compromissos: Após esta lição, o aluno deverá: 2. Como discípulo e discipulador, atender as necessidades físicas e espirituais das pessoas que se aproximam de Deus. Fazer Habilidades & Comportamentos: Após esta lição, o aluno deverá: 3. Identificar, nutrir e proteger os novos cristãos enquanto se desenvolvem e estabilizam na fé.

10 Para ser eficaz, transformadora, a lição deve basear-se no esquema
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje ESTUDO da Lição Para ser eficaz, transformadora, a lição deve basear-se no esquema MCAC PR. ADOLFO S. SUÁREZ

11 MOTIVAÇÃO, COMPREENSÃO, APLICAÇÃO, CRIATIVIDADE
Ganhar a atenção Trazer à tona uma necessidade Estabelecer alvo Conduzir ao estudo da Bíblia COMPREENSÃO Selecionar 2 ou 3 tópicos Envolver todos no estudo Clarificar significados Comunicar princípios da passagem / lição CRIATIVIDADE Prover oportunidade para que o estudante faça aplicações em seu dia-a-dia Conduzir o estudante a mudanças que tenham a ver com sua própria realidade APLICAÇÃO Relacionar a verdade e princípios à vida Mostrar que o tema estudado faz sentido Mostrar a relevância da Bíblia para a nossa vida

12 COMO? história parábola frase de impacto objetos figuras
MOTIVAÇÃO - FISGAR - vídeos curtos história parábola frase de impacto objetos figuras COMPREENSÃO - LER - Leitura “tradicional” leitura “criativa” Esboço da lição Perguntas dirigidas Análise de parágrafos ou versos CRIATIVIDADE - CAPTAR - Cartãozinho: depois de estudar esta lição, que mudanças farei a partir de hoje? O que farei para partilhar alguns ensinamentos desta lição? APLICAÇÃO - PENSAR - Debate Brainstorming Estudo de caso “Por que esta lição é importante para você?”

13 - Use a história da própria lição (p. 63), ou
Seção Tempo Atividade Motivação 4 min - Use a história da própria lição (p. 63), ou - Inicie motivando a classe para o estudo diário. Compreensão 12 min 1. O que é evangelismo e testemunho sequenciais? (dom/seg). 2. Por que praticar o evangelismo e testemunho sequenciais?(ter/qua). Aplicação 10 min 1. Como podemos praticar evangelismo e testemunho sequenciais? 2. Quais os resultados do evangelismo e testemunho sequenciais? Criatividade Ao final da lição, podemos entregar a cada membro da classe um cartãozinho, com estas atividades: - Frase para completar: “Este é o resumo da lição de hoje - Quero fazer isto como resultado da lição de hoje: (ao final, peça que dois ou três pessoas partilhem suas ideias)

14 Palavras finais

15 O esquema Motivação, Compreensão, Aplicação e Criatividade favorece um aprendizado eficaz porque possibilita o desenvolvimento integral do aluno. Com esse esquema o aluno realmente aprende. Enquanto que Compreensão e Aplicação podem contemplar atividades que desenvolvam o aspecto cognitivo, Motivação e Criatividade podem contemplar atividades que desenvolvam os aspectos social, emocional, físico e espiritual. PR. ADOLFO S. SUÁREZ


Carregar ppt "NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google