A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário A Revolução Francesa e a ideia de Nação As Revoluções liberais do séc. XIX David Justino e Sílvia de Almeida2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário A Revolução Francesa e a ideia de Nação As Revoluções liberais do séc. XIX David Justino e Sílvia de Almeida2."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sumário A Revolução Francesa e a ideia de Nação As Revoluções liberais do séc. XIX David Justino e Sílvia de Almeida2

3 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida3 Formação do Estado Moderno Formação da Nação Revolução Francesa Estado-nação Cidadania

4 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida4 Revolução Francesa 1.Burguesa 2.Democrática 3.Nacional 4.Burocrática

5 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida5 Revolução Francesa Uma revolução burguesa: Ancien Régime: uma sociedade assente na ordem jurídica da desigualdade social. Uma sociedade de ordens assente no privilégio dá lugar a uma sociedade de cidadãos iguais perante a lei – igualdade civil. Institucionalização dos direitos políticos: o equilíbrio entre direitos e deveres. A contratualização como princípio do direito. Os direitos de propriedade. Os conceitos de liberdade, ordem e progresso como legados do iluminismo.

6 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida6 Revolução Francesa Uma revolução democrática: Igualdade civil: universalidade de direitos e deveres perante a lei, comuns a todos os cidadãos. Participação política: o cidadão, como expressão do poder de exercício de direitos políticos e de participar na determinação das normas que regulam a vida colectiva. O sistema representativo. Cidadania limitada: as mulheres, os analfabetos, etc. Cidadãos passivos.

7 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida7 Revolução Francesa Uma revolução nacional: Unidade e indivisibilidade da Nação o que pressupõe a partilha de valores fundamentais e propósitos. Papel da ideologia no desenvolvimento de solidariedade em torno de valores comuns. Nacionalidade e nacionalismo: fazer coincidir Estado, território e nação.

8 A Revolução Francesa e as revoluções liberais europeias David Justino e Sílvia de Almeida8 Revolução Francesa Uma revolução estatista: Monopólio e centralidade da ação do Estado. Laicização do Estado. O controlo da ação coerciva: fiscal, recrutamento, justiça, etc. A territorialização do Estado. A burocracia.

9 David Justino e Sílvia de Almeida9


Carregar ppt "Sumário A Revolução Francesa e a ideia de Nação As Revoluções liberais do séc. XIX David Justino e Sílvia de Almeida2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google