A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas."— Transcrição da apresentação:

1

2 É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

3 Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo com a normatização e o desenvolvimento sustentável.

4 Mercado de Trabalho O uso crescente de biocombustíveis e o consequente aumento no número de usinas sucroalcooleiras no país são fatores que aquecem o mercado de trabalho para esse engenheiro.

5 O Brasil já é líder mundial na produção de etanol
O Brasil já é líder mundial na produção de etanol. A demanda é tanta que se prevê falta de profissionais. "A procura é tão grande por esse especialista que as oportunidades começam antes mesmo da graduação, seja na iniciação científica, seja em estágio". Na área ambiental, as oportunidades estão, especialmente, no tratamento de resíduos. A alta na venda de automóveis também aquece a procura pelo engenheiro químico. Nesse caso, o profissional não é contratado, necessariamente, pelas montadoras, mas pelas indústrias de tintas e espumas. Companhias de engenharia, como a Engevix, refinarias, como a Petrobras, além de empresas da área de papel e celulose, farmacêuticas, alimentícias, de aditivos químicos, também têm alta procura por esse engenheiro.

6 Curso Física, química e matemática estão presentes no currículo durante todo o curso. Com os recentes avanços da biotecnologia, os conhecimentos de biologia vêm sendo incorporados ao currículo. A partir do terceiro ano, essas disciplinas passam a ser aplicadas a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química.

7 As aulas em laboratório, inclusive no de informática, ocupam parte significativa da carga horária e são fundamentais para o estudante se familiarizar com os equipamentos industriais e se preparar para enfrentar problemas reais de uma fábrica.

8 A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.  Duração média: cinco anos. 

9 O que você pode fazer Desenvolvimento
Criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação.

10 Meio ambiente Definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas. Processo industrial Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

11 Projetos Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.

12 Veja no site do MEC universidades que oferecem curso de Engenharia Química.
Textos: Guia do Estudante Imagens: Internet Música: Amethystium - Frosty Morning Bliss


Carregar ppt "É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google