A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO LTDA. 1ª.Palestra: PARAPSICOLOGIA: As Descobertas da Parapsicologia sobre os Fenômenos Paranormais e as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO LTDA. 1ª.Palestra: PARAPSICOLOGIA: As Descobertas da Parapsicologia sobre os Fenômenos Paranormais e as."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO LTDA. 1ª.Palestra: PARAPSICOLOGIA: As Descobertas da Parapsicologia sobre os Fenômenos Paranormais e as Funções Mentais Palestrante: Pe.Pedro K.E. AVONYO

2 INTRODUÇÃO: Os Fenômenos Paranormais Remontam à Aurora da Humanidade. Isto significa que as Manifestações Paranormais existem desde o princípio da Humanidade. Portanto não é algo novo na História do Ser Humano, alias faz parte da Vida do Ser Humano.

3 Na Antiguidade - a compreensão passou pela magia.

4 Na Idade Média - passou pela religião.

5 Idade Moderna - passa pela ciência.

6 René Descartes

7 Augusto Comte

8 CAMINHANDO PELA HISTÓRIA GERAL História Antiga - Temos registros comprovados de que reis e imperadores consultavam videntes e profetas. - A elite política e econômica buscava ajuda de curandeiros

9 A IDADE MÉDIA - Paranormais levados à honra dos altares. - Potencial direcionado positivamente. - Paranormais que provocaram fenômenos perturbadores ou prejudiciais foram condenados.

10 Comte ( ) Realista / Empirista COLOCA O CONHECIMENTO HUMANO NO PLANO SENSÍVEL OU EMPÍRICO CONHECIMENTO – ESTIMULAÇÃO AMBIENTAIS FORMAÇÃO DA MENTE – SENSAÇÕES DOS OBJETOS DO MUNDO O ÚNICO CRITÉRIO DE VERDADE OS DADOS SENSÍVEIS (MANIPULADOS) FATOS OBSERVÁVEIS CRIVO DA EXPERIÊNCIA UNIVERSO REGIDO POR LEIS

11 Idade Moderna - Mais tarde os fenômenos paranormais, exceto a intuição e telepatia, foram considerados sinais de loucura ou manifestações de desequilíbrio mental. Século XIX - Olhos mais benévolos, mentes mais abertas e objetivas para os fenômenos paranormais. - Surgimento da parapsicologia?

12 DEFINIÇÃO DA PARAPSICOLOGIA A PARAPSICOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS FENÔMENOS PARANORMAIS. E COMO CIÊNCIA, ELA PROCURA DESCOBRIR A AS LEIS NATURAIS QUE REGEM OS FENÔMENOS PARANORMAIS. MUITA GENTE, ESPECIALMENTE OS ANALFABETOS CONFUNDEM A PARAPSICOLOGIA COM RELIGIÃO, MAGIA. ESPIRITÍSMO, RITOS DE ORIGEM AFRICANA, FEITIÇARIA, ETC. OS FENÔMENOS PARANORMAIS NÃO SÃO DO ALÉM, E SIM NOSSOS.

13

14 O Espiritismo e seus Desdobramentos Científicos 1850, o Arcebispo anglicano de Canterbury – Inglaterra (Edward White Benson) fundou uma sociedade de estudos espíritas. Kardek ( ) - um enfoque mais científico, de compreensão sistemática do ser humano e do mundo.

15 Da Metapsíquica à Parapsicologia Em 1905, Charles Richet introduz o nome de Metapsíquica para o estudo dos fenômenos paranormais. Ocultismo Científico, Psicologia Supranormal, Psicologia Transcendente, Estudo do Mediunismo, Psicologia

16 Joseph Banks Rhine, reconhecido como Pai da Parapsicologia Científica. Em 1930 foi criado o primeiro Laboratório de Parapsicologia Universidade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, levando a parapsicologia ao cenário mundial, e como resultados ao Fenômenos Paranormais como Telepatia, Clarividência e pré- cognição, são vistos como reais e próprios do Ser Humano. Rhine passa a utilizar o método estatístico para monitorar experiências de clarividência e de telepatia provocadas. Exaustiva experiências com cartas, figuras, textos e outros meios que permitissem aferir a frequência de acertos por probabilidade estatística em comparação com frequências que fugiam dessa probabilidade.

17 Trabalhava com pessoas em diferentes ambientes do mesmo edifício Pessoas em diferentes edifícios, com atividades planejadas, provocadas e monitoradas. Rhine e sua equipe conseguiram comprovar, estatisticamente, a existência real da clarividência e da telepatia. As pesquisas de Rhine, ensejaram a realização do Congresso Internacional de Parapsicologia em Utrecht (Holanda), em Nesse Congresso, a Parapsicologia conquistou o status de ciência

18 I- A Parapsicologia Hoje e as Descobertas Parapsicológicas Contribuições significativas da investigação psíquica: a) Lozanov, na Bulgária, contribuiu para a compreensão da telepatia na relação entre professores e alunos no processo ensino- aprendizagem; b) O Pensamento Positivo contribui para o equilíbrio dinamismo mental; c) O Controle Mental, resultado de combinação da meditação iogue e auto-hipnose. d) A Psicotrônica, e) e) A Bioeletrografia (Kirliangrafia),

19 AS ESCOLAS DA PARAPSICOLOGIA 1 – ESCOLA CATÓLICA Objetivo Utilizar a parapsicologia para combater a expansão do espiritismo e ritos africanos que ameaçavam a hegemonia do catolicismo. Instituições de ensino dessa escola: - Instituto Brasileiro de Parapsicologia (IBRAP) - Líder, Frei Boaventura Klopemburg; - Rio de Janeiro. - Destacava-se com as pesquisas sobre hipnose e toques letárgicos.

20 CENTRO LATINO AMERICANO DE PARAPSICOLOGIA (CLAP) - Líder, Pe. Oscar Quevedo. - Pesquisador sério, conduzido pela tenacidade e de brilhante inteligência. - Levantou documentário riquíssimo sobre os fenômenos paranormais de indiscutível valor científico.

21 Pontos negativos: - Procurou passar a idéia de que os espíritas são charlatães ou no mínimo fanáticos obcecados por uma filosofia cega e ofuscante. - Suas afirmações científicas, um tanto radicais, escandalizam, e rompem com muitas crenças de fieis devotos e católicos. Por exemplo, afirmando que em Fátima e outros lugares não ocorreram aparições de Nossa Senhora e sim visões de paranormais. - Achar que a paranormalidade é uma doença. Com livro antes que os demônios voltem Quevedo é amordaçado pela Igreja e obrigado a cumprir o voto de Obediência Religiosa por cinco anos.

22 - Não treinou profissionais competentes em suas teorias. Surgiram inúmeros discípulos de Quevedo em todo o Brasil - Pe. Edvino Friderich em Porto Alegre. - Pe. Evaristo Biase em Florianópolis. Movimento Porta Aberta. - Pe. Lauro Trevisan. Em Santa Maria. Instituto ALFA.

23 2 – ESCOLA ESPÍRITA - Objetivo- defesa e a comprovação das teses espíritas através de pesquisas parapsicológicas. - Surgiu como uma reação e defesa aos ataques da escola Católica. INSTITUIÇÕES: INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA PSICOBIOFÍSICAS ( IBPP) - Líder, Hernani de Andrade Guimarães - SP.

24 - Homem dedicado e persistente, pensador e parapsicólogo. - Pesquisas foram avalizadas na Europa e EUA. - Carlos Alberto Tinoco foi um dos grandes estudiosos do Instituto e entusiasta do espiritismo.

25 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PARAPSICOLOGIA. - Líder, Mário Amaral – RJ. - Primeira tentativa de reconhecer a profissão de parapsicólogo. FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOPSÍQUICAS DO PARANÁ / SANTA CATARINA (FECEPASC ) - Líder, prof. Octávio Melchíades Ulysséa. - Idealizador e coordenador. - Primeiro diretor foi Pedro Antonio Grisa. - Cursos de graduação em Yoga e em Parapsicologia.

26 TERAPIA PARAPSICOLÓGICA. - Dr. Eliezer Mendes – psiquiatra. - Utiliza médiuns (paranormais em transe) para realizar diagnostico e analise psico- espiritual. - Dr. Nei Pieto e esposa. - Terapia de vidas passadas. IMPORTANTES PUBLICAÇÕES. - Inspiradas na Escola Espírita. - Revistas: PSI/UFO – Planeta – O Mundo Paranormal.

27 ESCOLA CIENTÍFICA INDEPENDENTE DE PARAPSICOLOGIA: - Objetivo – descobrir como funciona o fenômeno paranormal. - Buscam identificar as leis naturais que estão por trás dos fenômenos paranormais. - Sem preocupação religiosa checam as pesquisas destas escolas e fazem descobertas. - Mentor desta escola : Dr. Osmard de Andrade Faria.

28 INSTITUTOS DESTA ESCOLA: PESQUISAS PARAPSICOLÓGICAS SC - Harro Olavo Muller - presidente. - Pesquisadores: Monsenhor Vicente Vitola e Pe. Miguel Lucas INSTITUTO INTERNACIONAL DE KIRLIANGRAFIA. - Mentor, Newton Milhomens. - Autor de várias obras - Respeitado pesquisador de kirliangrafia no Brasil e em Portugal.

29 INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO LTDA – IPAPPI. - O mais importante e atual instituto de parapsicologia independente da América do Sul. - Várias descobertas na área do comportamento humano. - Fez um dos mais importantes centros de estudos da mente humana. - Mentor e fundador – Prof. Dr. Pedro Antônio Grisa. - Denominado como sistema cientifico de pesquisa e orientação parapsicológica Dr. Pedro Antônio Grisa – Sistema Grisa.

30 SISTEMA GRISA Objetivos: * Mostrar o potencial mental paranormal do ser humano e estudar a pessoa humana com a precisão científica da matemática e engenharia moderna. * Terapêutico, isto é, canalizar e orientar o potencial mental do ser humano. * Estudar os fenômenos paranormais.

31 Estudar: - Buscar conhecer – pela observação, análise, comparação, conceituação e generalização. - Formas de pesquisa - históricas, bibliográficas, de campo, quantitativa e qualitativa. - Fenômenos Paranormais – aqueles que extrapolam o normal. * Prefixo Para – quer dizer o lado de, paralelo a, além de. * Parapsicologia – são os fenômenos relativos a mente humana não explicado pela psicologia ou ciências afins. * São os fenômenos extraordinários, espetaculares, maravilhosos, milagrosos, estão além da realidade normal.

32 FENÔMENOS PARANORMAIS Alguns exemplos: visões, Pressentimentos, Aparições, Adivinhações Pessoas possuídas, Curas milagrosas e espirituais Incorporações, Telepatia Possessos, Pré-cognição Sorte, Claripercipiência Azar,

33 FENÔMENOS PARANORMAIS (Cont...) Tais fenômenos durante milênios foram considerados como: manifestações do mundo sobrenatural, espiritual ou do além. Parapsicologia como ciência, vai buscar entender tais fenômenos. Daí a pergunta: são manifestações do mundo do além? Tem explicação objetiva e funcional? Parece invadir o campo dos místicos e religiosos. Hoje é confundido com misticismo, esoterismo, religião...

34 ALGUMAS DESCOBERTAS DO SISTEMA GRISA. São os alicerces fundamentais: 1 - Sempre que ocorre a manifestação de fenômenos paranormais faz-se presente uma ou mais pessoas da fenomenologia paranormal.

35 Algumas Descobertas da Parapsicologia (Cont...) 2 - A mente humana é o verdadeiro agente desencadeador Comprovou que a paranormalidade é um potencial natural do ser humano; O sofrimento desencadeia a paranormalidade espontânea. As escolas católica e espírita de parapsicologia hesitam em aceitar a mente humana como o agente efetivo dos fenômenos paranormais; * Nova pergunta: como funciona a mente humana para desencadear energia PSI?

36 Algumas Descobertas da Parapsicologia (Fim) * Resposta a essa pergunta dão origem a uma nova ciência da mente humana, o Sistema Grisa. *A mente humana possui duas funções bem distintas: Consciente e Subconsciente. * As Leis da natureza do universo funcionam sempre do mesmo jeito. * São perenes, imutáveis e absolutas.

37 AS FUNÇÕES MENTAIS: CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE Segundo Dr.Pedro Grisa, a Mente Humana tem duas Funções Básicas: o Consciente e o Subconsciente. 1- O Consciente: é a função racional, e está somente onde estiver a atenção. É com o Consciente que o Ser Humano Pensa, Raciocina, Analisa, Compara, Julga, Decide, Compreende, Orienta-se, etc. É o que nos faz ser gente, e nos distingue

38 O CONSCIENTE dos outros animais. O Ser Humano age de forma Consciente plena quando pode afirmar: - SEI o que estou fazendo (Percebe o que faz). - QUERO fazer o que estou fazendo (faz uso da Vontade). - POSSO escolher e fazer isto, livremente (faz uso da Vontade Livre, do Livre arbítrio) - Livre arbítrio:liberdade de pensar, agir e tomar decisões com consciência e domínio pleno da situação

39 O CONSCIENTE Apenas quando o Ser Humano age realmente de Vontade Livre que pode ser considerado Responsável pelo que faz, e pode assim, ser culpado ou não. Mas o que pensar dessa frase Desculpe, fiz sem querer? Essa frase e tantas outras questionam até que ponto o Ser Humano é realmente Responsável pelos seus atos. Contudo, o Ser Humano age impulsionado por

40 O CONSCIENTE (FIM) uma força interior, um impulso irracional e ilógico que escapa ao controle total do Consciente, da Razão. Mas o que é essa força que nos faz agir sem querer, sem liberdade real? É o Subconsciente 2 – O Subconsciente: é o executor de nossa vida, o robô, que programado age mecanicamente, é o gravador, a máquina que deveria estar a serviço do Consciente

41 TIPO DE REAÇÕES AUTOMÁTICAS DO SUBCONSCIENTE Para compreendermos melhor o Subconsciente e aprender a programá-lo segundo as nossas necessidades, vejamos primeiro quais tipos de reações e efeitos que ele comanda. 1 – Move o Corpo: Os movimentos do nosso corpo, depois de programado através do treinamento (Lei da Repetição, tornam-se mecânicos, automáticos, dispensando assim a participação do Consciente, da Razão.

42 2 – Move o Coração: Os movimentos do nosso coração (sentimentos e emoções) também são reações automáticas do Subconsciente, portanto irracionais. O Ser Humano que se deixa levar pelos sentimentos age de forma irracional, pois o que nos distingue dos animais irracionais é a capacidade de escolher livremente o que fazer, a atitude a assumir. O coração tem a sua razão que a razão ignora

43 3 – Move a realidade Eis a maior descoberta dos últimos tempos. Depois de programado, o Subconsciente produz resultados práticos: da doença à saúde, do fracasso ao sucesso, da decepção ao mais belo amor, da pobreza à fortuna, da intriga à amizade e ao convívio feliz, etc. O Subconsciente possui a capacidade de CRIAR a nossa realidade, conduzir a nossa existência.

44 O Subconsciente move a Realidade Exemplo: a mãe que durante a gestação preocupa-se com os bens materiais desejando ter todas as condições para que o futuro de seus filhos / filhas não seja sofrido como o seu próprio passado e presente, faz com que esses sendo gerados terão sua vida marcada pela prosperidade. As palavras ou frases de desânimo ou estímulo ouvidas com frequência ou em fortes momentos de emoção, marcarão a trilha futura das pessoas

45 Programação e Reprogramação do Subconsciente: Há três maneiras de programar e reprogramar o Subconsciente: 1 – A Lei da Repetição: é pelo treino, habito, reflexos condicionados (Pavlov) Exemplo: por uma pessoa ansiosa, repetir essa frase ou semelhante Calma e com calma tudo se resolve! Por uma pessoa tímida ou insegura Sou inteligente sou capaz, tenho coragem e me sinto bem diante de qualquer situação!

46 2 – A Lei da Imaginação: Para o Subconsciente não há diferença entre a realidade e a ficção ou imaginário, ambos têm o mesmo valor para ele. Aí a necessidade de imaginar coisas boas e controlar ou dominar a imaginação da gente. A Imaginação é o desencadeador do Poder da Mente que gera resultados infalíveis. Disse Napoleão, Dominar a imaginação é dominar o mundo.

47 3 – A Lei da Compreensão: É uma atividade do Consciente, da Razão. A compreensão organiza automaticamente as programações correspondentes no Subconsciente. Enquanto não entendemos uma situação da nossa vida, somos vítimas dela, mas quando a compreendemos, podemos passar a exercer controle sobre ela, até sermos donos da situação. Essa atividade reassume o controle ou comando do Subconsciente pelo Consciente colocando-o a seu serviço.

48 CONCLUSÃO As Descobertas da Parapsicologia sobre os Fenômenos Paranormais e as Funções Mentais ajudam o ser Humano no autoconhecimento, a resgatar a sua própria história e rever as suas Programações e viver uma Vida Melhor e mais Feliz. A partir daí, o Ser Humano deixa de ser uma mera Vítima da sua história, seus comportamentos e torna-se Protagonista da sua Própria Vida. SEJAMOS FELIZES POIS SOMOS MERECEDORES!!!

49 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: GRISA, Pedro Antônio. Liberte seu Poder Extra. 9ª ed. Florianópolis: Edipappi, ANANDAMITRÁ, Avadhutika. O segredo da Mente. São Paulo: Palas Athenas, HEIDERSCHEIDT, Ilséte. Pais e Filhos. Filhos e Pais. Florianópolis: Edipappi, 1998.

50 PROGRAMA DA PALESTRA: TÍTULO: OBJETIVO GERAL: TER UMA VISÃO GLOBAL DA PARAPSICOLOGIA. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - AS FUNÇÕES BÁSICAS DA MENTE HUMANA - COMO PROGRAMAR E REPROGRAMAR O SUBCONSCIENTE LOCAL: Igreja N.S.DA CONCEIÇÃO – CONTAGEM DATA:23 DE JANEIRO DE 2013.


Carregar ppt "INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO LTDA. 1ª.Palestra: PARAPSICOLOGIA: As Descobertas da Parapsicologia sobre os Fenômenos Paranormais e as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google