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EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-

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Apresentação em tema: "EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-"— Transcrição da apresentação:

1 EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Profa. Érica Ribeiro Contato: Aula 30 de setembro

2 Edição | Aula 30 de outubro de 2009
O DISCURSO JORNALÍSTICO “A quem atribuir a responsabilidade por tal ou tal representação reconhecida em um texto?” (Pinto, 2002, p.32) Discurso de autoridade -> autor Enunciado performativo -> “o emissor se representa na própria função de responsável pelo seu enunciado” (Pinto, 2002, p. 33) Foucault (1996): não se pode dizer tudo em qualquer circunstância, para qualquer um e de qualquer forma Bakthin -> o discurso está ‘no mundo’, não pode ser desvinculado da realidade ao qual está inserido. Não se entra no discurso se não estiver ‘enquadrado’ em determinadas exigências Edição | Aula 30 de outubro de 2009

3 O DISCURSO JORNALÍSTICO
Caso das capas dos jornais: “textos mistos, que reúnem texto verbal e imagens, ou texto verbal e sistemas sonoros ou os três” (Pinto, 2002, p. 37) Assim, encontramos: Intertextualidade (referências) Dialogismo (troca, entendimento entre os envolvidos) Polifonia (diversos discusos) Discursos inseridos em contextos “O tipo de informação, a distribuição em blocos e as operações enunciativas empregadas são as mesmas em todos, havendo apenas pequenas diferenças na diagramação e na ênfase dada aos textos, com ligeira influência na hierarquização das informações” (Pinto, 2002, p. 78) 3

4 Texto  fechamento da notícia
ACABAMENTO DA NOTÍCIA Texto  fechamento da notícia Uso de recursos como títulos, subtítulos, olhos, infográficos e legendas Surgimento pós-revolução industrial Manchete surge como apoio à sensacionalização dos fatos para vender jornais 4

5 Podem ter complementos (antetítulo, subtítulo)
Informação que grita Sintetizados Podem ter complementos (antetítulo, subtítulo) Projeto pode exigir um número específico de caracteres Induz a compreensão do relato Segundo Pereira Junior, são três tipos: Títulos tangenciais: em que um detalhe ou um elemento periférico é destacado, não na questão central da notícia Títulos libelos: fazem acusação. É fruto de negligência ou ignorância na qualificação dos fatos Ambiguidade: fruto da imprecisão. Pode confundir o público. Quando permitem uma dupla interpretação ou atribuem ação a celebridades quando, na verdade, estão se referindo a desconhecidos. 5

6 Título sem verbo -> considerado anafórico, referencial
Sinalizam o assunto, mas não são deterministas Formam ideias, orientam Título com verbo -> discursivo Mais comuns nos diários Frases Ordem direta Sem pontuação Presente “Sempre respondem a alguma coisa, dão conta de um único fato – daí a necessidade de uma notícia por verbo, o que condena o título com excesso de verbos” (Pereira Junior, 2006, p. 150) 6

7 Cuidados durante o fechamento: Título de duas linhas
TÍTULOS Cuidados durante o fechamento: Título de duas linhas As duas ficam do mesmo tamanho, ocupando pelo menos ¾ da largura – a primeira da segunda ou vice-versa Título de três linhas A primeira é igualada a terceira para evitar o efeito escada Título quebrado Palavras pertencentes a mesma estrutura sintática não devem ser separadas (artigos de sujeito). Palavras hifenizadas também não devem ser separadas. Intertítulo Locuções de três palavras no interior do texto (títulos internos 7

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Foucault, Michel. A ordem do discurso. Leituras filosóficas. São Paulo: Edições Loyola, 1996. Pinto, Milton José. Comunicação e Discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker Editores, 2002. 8


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