A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jocarli A. G. Junior.  Você, certamente, já percebeu que muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam falando da graça de Jesus.  Além disso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jocarli A. G. Junior.  Você, certamente, já percebeu que muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam falando da graça de Jesus.  Além disso,"— Transcrição da apresentação:

1 Jocarli A. G. Junior

2  Você, certamente, já percebeu que muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam falando da graça de Jesus.  Além disso, o último versículo da Bíblia diz: “A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém” (Apocalipse 22.21).  Os reformadores entenderam a importância da graça de Deus para o ensino bíblico sobre a salvação.

3  Por isso, um dos lemas que vieram a definir o ensino da Reforma foi sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”.  Os reformadores sustentavam que a salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores.  Portanto, somos salvos somente pela graça de Deus.

4 Será que todas as pessoas boas vão para o céu?

5  Em uma pesquisa recente no Estados Unidos, 84% dos cristãos evangélicos concordaram com a afirmação de que “quando se trata de salvação, Deus ajuda aqueles que se ajudam”.  Na mesma pesquisa 49% concordaram que existem “outras maneiras” de se chegar a Deus além de Jesus Cristo somente.  Entretanto, 34% dos evangélicos disseram sim à proposição de que “todas as pessoas boas vão para o céu”.

6 “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3.10–12).

7  E para que não se entenda mal, duas vezes a Bíblia diz, “nem um sequer”.  Você pode não concordar com essas palavras, mas pelo menos você tem que admitir que o apóstolo Paulo é claro em sua acusação contra a humanidade.  Aqui está a verdade simples: A menos que você reconheça a sua verdadeira condição, você nunca entenderá a graça de Deus.

8  Graça significa, em primeiro lugar, que a salvação começa com Deus, e não com o homem (Ef 1.4; Jo 6.44).  Graça significa, em segundo lugar, que “devemos tudo a Deus”. Deus fez tudo por amor. Na verdade, nossa salvação é um grande presente de Deus (Ef 2.8).  Mas e se alguém perguntar: “Não tenho um papel a desempenhar?” “Qual é a minha parte na salvação?”

9  O pregador americano Harry Ironside, em um de seus sermões falou sobre um homem que durante o culto deu um testemunho de como Deus foi gracioso em salvar a sua vida.  No final, um amigo perguntou: “Você falou muito sobre a parte de Deus na sua salvação. Por que você não disse nada sobre a sua parte?”  O homem parou por um momento, e disse: “A minha parte foi correr para longe de Deus o mais rápido que pude. Continuei correndo até que ele finalmente me alcançou”.

10 A graça nos ensina que a nossa única “parte” na salvação é pecar e fugir de Deus. Ele faz o resto.

11  Observe o que diz as escrituras sobre a verdadeira condição humana. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1). “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).

12 “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5) “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9) “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10)

13 “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal” (Jr 13.23)

14  Em suma, sem Jesus nós éramos pecadores... perdidos... indefesos... sem esperança... condenados!  Se Deus não fizesse alguma coisa para nos ajudar, estaríamos em apuros. Esta é a verdadeira condição de cada homem e de cada mulher nascida no planeta Terra (Ef 2.4-5).

15  O doutor Martyn Lloyd-Jones conta a história de Philip Henry, o pai do comentarista Matthew Henry. Ele e uma jovem senhorita ficaram apaixonados. Porém, ela pertencia a uma classe elevada da sociedade, embora ele fosse cristão, os pais dela viram a disparidade de status social como um obstáculo para o casamento. “Este homem Philip Henry”, eles disseram, “de onde ele veio?”  A esta pergunta à futura Srª. Henry deu uma resposta imortal: “Eu não sei de onde ele veio, mas eu sei para onde ele vai”.

16  Nas Sagradas Escrituras o valor de uma pessoa não é determinado pelo seu passado (todos nós somos pecadores salvos pela graça somente), mas para onde vamos – para o nosso futuro. O nosso destino é a glória! “E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2.6).

17  Há quatro implicações da maravilhosa graça de Deus.  Primeiro, ela destrói toda a autoconfiança humana. No mais profundo sentido bíblico não existe tal coisa como “autoestima” ou “autoconfiança”. Em vez disso, a Bíblia nos ensina a ter “Deus-estima” e “Deus-confiança”.  Além de Deus, não há terra firme para a autoestima e autoconfiança. Fora de Jesus não há esperança e, portanto, nenhum motivo para autoconfiança duradoura. O resto do terreno é areia movediça.

18  Em segundo lugar, a graça de Deus nos livra de ter que ganhar o favor de Deus. Porque Deus é misericordioso, não temos que fazer as coisas, simplesmente para conquistar o coração de Deus.  Isso nos liberta do ciclo interminável de fazer mais e mais coisas, simplesmente porque esperamos agradar a Deus.  Graça significa que Deus nos ama eternamente e derramou a Sua bondade sobre nós.

19  Em terceiro lugar, a graça nos permite servir a Deus sem medo. Muitas vezes nos perguntamos se estamos orando bastante, testemunhando o suficiente, servindo o suficiente para fazer Deus feliz.  A resposta, claro, é não, nós não estamos fazendo o suficiente, por isso colocar-se em um padrão de desempenho nunca pode fazê-lo feliz.  Por outro lado, se você entender que Deus nos aceita com base no que Jesus Cristo fez, então você pode descansar, porque você sabe que Deus está satisfeito.

20  Em quarto lugar, a graça nos liberta do “peso” de tentar converter os outros. Às vezes, em nosso zelo, achamos que a salvação de alguém depende de nós e não de Deus. Nosso trabalho é tornar a mensagem clara e simples. E o trabalho de Deus é salvar o que estava perdido. Nós não “salvamos” as pessoas, Deus salva!  Ninguém pode ser salvo sem a graça de Deus.  Nossa salvação depende inteiramente de Deus!  Isto é o que sola gratia realmente significa.

21  Efésios 2.8 nos diz que: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).  Graça significa que Deus fez tudo por amor (Ef 1.5). A salvação não tem sua fonte no homem (“não vem de vós”), pelo contrário, sua fonte está na graça de Deus, “é dom de Deus”.  Até mesmo a fé é um dom de Deus!

22 Martinho Lutero acertadamente declarou: “Deus cria a fé no coração humano da mesma forma que Ele criou o mundo. Ele não encontrou nada e criou alguma coisa”.

23  Quando uma pessoa se afoga e deixa de respirar, não há nada que ela possa fazer. Se a pessoa volta a respirar, é porque alguém forçou a sua respiração.  De forma semelhante, uma pessoa que está espiritualmente morta não pode sequer tomar uma decisão de fé, ao menos que Deus em primeiro lugar sopre sobre ela o fôlego da vida espiritual.  “Fé é simplesmente respirar o ar que abastece a graça de Deus” (John Stott).

24  Ao ressuscitar e exaltar a Cristo, o Altíssimo demonstrou “a suprema grandeza do seu poder” (Ef );  Mas ao nos ressuscitar, Ele demonstrou “a suprema riqueza da Sua graça” (Ef 2.7); e continuará assim por toda a eternidade.

25  Com base somente na Bíblia (Sola Scriptura) Sabemos que a nossa salvação está em Cristo somente (Solo Christus) pela graça somente (Sola Gratia) através da fé (Sola Fide).  Desde a queda do homem no jardim do Édem, quando o Senhor procurou Adão e Eva, e disse: “Onde estás?” (Gn 3.8-9), a busca não cessou. Deus continua procurando pecadores.  O profeta Ezequiel declara que Deus é como um pastor: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar... A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer...” (Ez ).

26  Como o pastor que procura suas ovelhas perdidas para salvá-las do perigo, o Deus Eterno vai ao encontro daqueles que estão perdidos e em grave perigo.  De fato, “O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc ). Isso significa que nenhuma pessoa está além do alcance da salvação.  Não importa se você é alto ou baixo, não importa os pecados que você tenha cometido, quando alguém se encontra com Jesus, sua vida é transformada.

27  A boa notícia do Evangelho é que Jesus ainda, hoje, está buscando os perdidos e desejando salvá-los. Isso é graça! Ele já encontrou você?


Carregar ppt "Jocarli A. G. Junior.  Você, certamente, já percebeu que muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam falando da graça de Jesus.  Além disso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google