A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Guerra Mundial (1914-1918). Belle Époque Causas Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África, no final do século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Guerra Mundial (1914-1918). Belle Époque Causas Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África, no final do século."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Guerra Mundial ( )

2 Belle Époque

3 Causas Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África, no final do século XIX.

4 Paz Armada Paz Armada Nacionalismos: Nacionalismos: * Pan-Eslavismo * Pan-Eslavismo

5 * Irredentismo Italiano *Pan-Germanismo * Irredentismo Italiano *Pan-Germanismo

6 * Revanchismo Francês

7 Políticas de alianças Políticas de alianças Tríplice Aliança Potências CentraisTríplice Aliança ou Potências Centrais : Alemanha, Áustria-Hungria e, antes do início do conflito, recebiam o apoio da Itália. Tríplice Entente ou Aliados: Inglaterra (Grã- Betanha), França, a Itália passou a fazer parte da aliança no início do conflito, a Rússia permaneceu na aliança até o último ano de guerra, 1918, se retirando devido a consolidação do governo revolucionário de Lênin. Os EUA entraram, decisivamente, no conflito em 1918 ao lado da Entente.

8 O início da Primeira Guerra Mundial O assassinato do herdeiro do império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando. A Bósnia e a Herzegovina tinham sido ocupadas pelo Império Austro- Húngaro e anexadas em Muitos bósnios, particularmente os sérvios, não aceitavam a a ocupação, preferindo a unificação com a Sérvia.

9 Fases da Primeira Guerra Mundial 1ª Fase (1914)- Guerra de movimento. Invasão da Bélgica e da França, que contra-atacou conseguindo conter o avanço alemão.

10 2ª Fase ( ): Guerra de trincheiras: Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.

11

12 3ª Fase ( ): Entrada os Estados Unidos ao lado da tríplice Entente, em 1917, após sofrer ataques de submarinos alemães. Entrada os Estados Unidos ao lado da tríplice Entente, em 1917, após sofrer ataques de submarinos alemães. Tratado de Brest-Litosvky- saída de Rússia da Primeira Guerra em decorrência da Revolução Russa. Tratado de Brest-Litosvky- saída de Rússia da Primeira Guerra em decorrência da Revolução Russa. A força alemã foi definando com o passar da guerra, a entrada dos Estados Unidos favoreceu o crescimento da Entente. A força alemã foi definando com o passar da guerra, a entrada dos Estados Unidos favoreceu o crescimento da Entente. República de Weimar – Deposição de Guilherme II, proclamação da república e rendição. República de Weimar – Deposição de Guilherme II, proclamação da república e rendição.

13 Tratados Pós-Guerra: Os 14 pontos de Wilson Os 14 pontos de Wilson O Tratado de Versalhes O Tratado de Versalhes Criação da Liga das Nações, uma organização internacional, responsável pela paz mundial. Sua atuação não foi representativa, sendo extinto com a 2ª Guerra. O o Estado alemão perdeu parte de seus territórios, zonas de exploração mineral e seus domínios coloniais. A Alemanha foi obrigada a devolver os territórios de Alsáscia e Lorena para a França. Sofreram pesadas indenizações a serem pagas aos países da Entente o que acabou levando a economia alemã à falência. Um projeto de desmilitarização da Alemanha impôs a proibição do alistamento obrigatório e um limite máximo, de , efetivos militares. Não podiam ter qualquer tipo de artilharia pesada.

14 Os russos e os alemães tiveram que reconhecer a independência da Polônia. A polônia não possuía saída para o mar, para resolver tal situação, a Alemanha foi obrigada a ceder uma faixa de seu território para a Polônia criando uma ligação com o Mar Báltico (Corredor Polonês). O império Austro-Húngaro se desfez com a independência da Hungria. Devemos ressaltar que, muito embora, os outros países perdedores tivessem sofrido punições, a grande responsabilizada pela guerra foi a Alemanha!

15 Consequências da Primeira Guerra O Tratado de Versalhes teve um alto caráter punitivo, alimentando um clima de rivalidade, acentuando nacionalismos e descontentamento. Mesmo ao lado da aliança vencedora, a Itália ficou inconformada, pois esperava a devolução de territórios e ganhos materiais que acabaram não acontecendo. A economia alemã entrou em decadência depreciando a qualidade de vida da população e,assim como na Itália, gerando um ambiente de insatisfação fértil para as experiências políticas nazi-fascistas que surgiriam no período entre-guerras. Afirmação dos Estados Unidos como a maior potência do mundo.

16

17 A crise de 1929 Economia européia fragilizada após a 1ª Guerra, Economia européia fragilizada após a 1ª Guerra, Crescimento da economia norte-americana, Crescimento da economia norte-americana, Onda de euforia e especulação na Bolsa de Nova York, Onda de euforia e especulação na Bolsa de Nova York, Desequilíbrio entre o setor produtivo (principalmente o agrícola) e o mercado financeiro. Desequilíbrio entre o setor produtivo (principalmente o agrícola) e o mercado financeiro. Crash da Bolsa de Nova York (1929) Crash da Bolsa de Nova York (1929) Ciclo Infernal ( ) Ciclo Infernal ( ) Foi a maior crise que o liberalismo viveu Foi a maior crise que o liberalismo viveu Os Estados Unidos adotaram novas políticas econômicas a fim de recuperar sua economia : New Deal e Estado de Bem-Estar Social Os Estados Unidos adotaram novas políticas econômicas a fim de recuperar sua economia : New Deal e Estado de Bem-Estar Social

18 Nazi-fascismo

19 Características gerais dos movimentos fascistas Antiliberais Antiliberais Anti-comunistas Anti-comunistas Ultradireitistas Ultradireitistas Culto ao líder Culto ao líder Utilização da propaganda de massa Utilização da propaganda de massa Polícia secreta- violência ativa Polícia secreta- violência ativa Nacionalismo Nacionalismo Autoritarismo Autoritarismo O governo atingindo diretamente a população com a redução da ação das redes sociais O governo atingindo diretamente a população com a redução da ação das redes sociais Indivíduos com direitos apenas dentro do quadro de interesses comunitários Indivíduos com direitos apenas dentro do quadro de interesses comunitários Xenofobismo Xenofobismo Militarismo Militarismo

20 Mussolini e o Fascismo Italiano O projeto fascista italiano defendia uma onda nacionalista, como forma de recuperar a auto-estima perdida com a primeira guerra. Camisas Negras Mussolini ascende ao poder através de um golpe em Tratado de Latrão (1929)- Criação do Estado neutro do Vaticano. A igreja católica reafirma seu apoio à Mussolini.

21 Culto à Mussolini

22 Mas Mussolini não ficou sozinho... Eis que surge ele... Hitler!

23

24 Nazismo alemão O nazismo alemão é notadamente marcado pela figura de seu líder, Adolf Hitler O nazismo alemão é notadamente marcado pela figura de seu líder, Adolf Hitler... Sem o triunfo de Hitler na Alemanha, a ideia de fascismo como um movimento universal, uma espécie de equivalente direitista do comunismo internacional tendo berlim como seu Moscou, não teria se desenvolvido. O que produziu não foi um movimento sério,mas apenas, durante a Segunda Guerra, colaboradores ideologicamente motivados dos alemães na Europa ocupada Hobsbawn, Eric. A era dos extremos. Pg. 120

25 Controle e manipulação da sociedade Anti-semitismo Anti-semitismo Os judeus estavam presentes em quase todo lugar e podiam simbolizar com facilidade tudo o que havia de mais odioso num mundo injusto, inclusive seu compromisso com as ideias do iluminismo e da Revolução Francesa que os tinham emancipado e, ao fazê-lo, os havia tornado mais visíveis. Eles podiam servir como símbolo do odiado capitalista/financista; do agitador revolucionário; da corrosiva influência dos intelectuais sem raízes e dos novos meios de comunicação; da competição que lhes dava uma fatia desproporcional dos empregos em certas profissões que exigiam educação; e do estrangeiro e forasteiro como tal. Para não falar da visão Jesus. Hobsbawn, Eric. A era dos Extremos. Pg 123

26 A raça Ariana como sendo a super-raça Desenvolvimento da genética e do pensamento de Darwin Desenvolvimento da genética e do pensamento de Darwin Eugenia - Pode se dizer que os princípios da eugenia apareceram com Darwin na idéia da seleção natural, que estabelece a existência de raças inferiores e superiores. Essa teoria não foi desenvolvida originalmente para se descrever seres humanos e sim animais. Seu primo Galton foi quem desenvolveu essa ciência que teve como foco aperfeiçoar a espécie humana com o auxilio da genética. Eugenia - Pode se dizer que os princípios da eugenia apareceram com Darwin na idéia da seleção natural, que estabelece a existência de raças inferiores e superiores. Essa teoria não foi desenvolvida originalmente para se descrever seres humanos e sim animais. Seu primo Galton foi quem desenvolveu essa ciência que teve como foco aperfeiçoar a espécie humana com o auxilio da genética.

27 Total controle da educação Foto de crianças alemãs com um livro didático anti-semita chamado Der Giftpilz (O cogumelo venenoso). Esta fotografia foi utilizada em anúncios publicitários

28 Culto a imagem do líder

29

30 Holocausto

31

32 2ª Guerra Mundial ( ) Expansionismo alemão Expansionismo alemão Formação de Alianças: Formação de Alianças: Eixo- Alemanha, Itália e Japão. Aliados- Inglaterra, França e URSS. Hitler invadiu a Polônia iniciando a Segunda Guerra Mundial Hitler invadiu a Polônia iniciando a Segunda Guerra Mundial

33 Nazismo X URSS Pacto de não agressão germânico soviético Pacto de não agressão germânico soviético A URSS teve um papel fundamental na derrocada do nazismo durante a segunda guerra, após o rompimento do tratado de não-agressão A URSS teve um papel fundamental na derrocada do nazismo durante a segunda guerra, após o rompimento do tratado de não-agressão

34 1ª Fase Avanço do exército alemão. Avanço do exército alemão. Superioridade Bélica Alemã. Superioridade Bélica Alemã. Conquista de vários países com população germânica. Conquista de vários países com população germânica. Invasão da França Invasão da França

35 2ª Fase- ( ) França de Vicky e o governo colaboracionista Avanço da entente. Rompimento do pacto de não-agressão da Alemanha com a URSS, com a invasão do território soviético por tropas nazistas

36

37 3ª Fase- ( ) Os japoneses atacaram a base militar de Pearl Habour, nos EUA. Os japoneses atacaram a base militar de Pearl Habour, nos EUA. Entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado dos Aliados. Entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado dos Aliados. Crescimento das forças militares soviética frente aos nazistas Crescimento das forças militares soviética frente aos nazistas Stalingrado Stalingrado Os aliados cercaram Berlim, garantindo a derrocada das forças nazistas. Os aliados cercaram Berlim, garantindo a derrocada das forças nazistas. Suícidio de Hitler e fuzilamento de Mussolini Suícidio de Hitler e fuzilamento de Mussolini No dia 6 de agosto de 1945, os EUA lançam as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, colocando um ponto final da 2ª Guerra Mundial. No dia 6 de agosto de 1945, os EUA lançam as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, colocando um ponto final da 2ª Guerra Mundial.

38 Fim da 2ª Guerra Mundial e o fim dos regimes de Mussolini e Hitler

39 Conferências Pós-Guerra Conferência de Yalta Conferência de Yalta Conferência de Potsdãm Conferência de Potsdãm Conferência de São Francisco – Criação da ONU, em detrimento da falida Liga das Nações Conferência de São Francisco – Criação da ONU, em detrimento da falida Liga das Nações

40 Guerra Fria

41 BRAÇO DE FERRO USAURSS Doutrina Truman (1947); Doutrina Truman (1947); Plano Marshall (1947); Plano Marshall (1947); OTAN (1949); OTAN (1949); Macarthismo; Macarthismo; COMECOM ou Plano Molotov; (1949) COMECOM ou Plano Molotov; (1949) Pacto de Varsóvia (1955); Pacto de Varsóvia (1955); Komintern. Komintern.

42 URSS: Formação da Cortina de Ferro Formação da Cortina de Ferro Processo de DESESTALINIZAÇÃO; Processo de DESESTALINIZAÇÃO; Morte de Stálin em 1953; Morte de Stálin em 1953; Nikita Kruschev – Denúncia dos crimes de guerra cometidos por Stálin que resulta num novo posicionamento político interno; Nikita Kruschev – Denúncia dos crimes de guerra cometidos por Stálin que resulta num novo posicionamento político interno; Brejnev – Política repressiva, intervenções: Primavera de Praga (1968) e Afeganistão (1979); Brejnev – Política repressiva, intervenções: Primavera de Praga (1968) e Afeganistão (1979);

43 Alemanha Conferência de Potsdam; Conferência de Potsdam; Formação da RDA (República Democrática Alemã – Alemanha Oriental) e RFA (República Federal Alemã – Alemanha Ocidental); Formação da RDA (República Democrática Alemã – Alemanha Oriental) e RFA (República Federal Alemã – Alemanha Ocidental); Bloqueio de Berlim ( ); Bloqueio de Berlim ( ); Construção do Muro (1961). Construção do Muro (1961).

44 Crise dos Mísseis (1962) Em 1962, a União Soviética foi flagrada construindo 40 silos nucleares em Cuba. Segundo Khrushchev, a medida era puramente defensiva, para evitar que os Estados Unidos tentassem nova investida contra os cubanos Em 1962, a União Soviética foi flagrada construindo 40 silos nucleares em Cuba. Segundo Khrushchev, a medida era puramente defensiva, para evitar que os Estados Unidos tentassem nova investida contra os cubanos os soviéticos disseram que não entendiam porque Kennedy havia tomado essa medida, já que vários mísseis estadunidenses estavam instalados em territórios dos países da OTAN contra os soviéticos, em distâncias equivalentes àquela entre Cuba e os EUA; os soviéticos disseram que não entendiam porque Kennedy havia tomado essa medida, já que vários mísseis estadunidenses estavam instalados em territórios dos países da OTAN contra os soviéticos, em distâncias equivalentes àquela entre Cuba e os EUA;

45 Coexistência Pacífica Processo de desestalinização; Processo de desestalinização; Ameaças de conflito direto – Bloqueio de Berlim, Revolução Cubana; Ameaças de conflito direto – Bloqueio de Berlim, Revolução Cubana; Medidas preventivas afim de evitar confronto entre as superpotências; Medidas preventivas afim de evitar confronto entre as superpotências; As zonas de conflito se dispersão pelas áreas de influência disputadas; As zonas de conflito se dispersão pelas áreas de influência disputadas; Corrida Espacial. Corrida Espacial.

46 Corrida Espacial

47 Guerra da Coréia ( ) Até o final da 2ª Guerra a Coréia era domínio Japonês; Até o final da 2ª Guerra a Coréia era domínio Japonês; Após a 2ª Guerra Coréia é dividida em dois países: Coréia do Norte (sob influência da URSS) e Coréia do Sul (sob influência dos USA); Após a 2ª Guerra Coréia é dividida em dois países: Coréia do Norte (sob influência da URSS) e Coréia do Sul (sob influência dos USA); Invasão do Sul pelas tropas do Norte; Invasão do Sul pelas tropas do Norte; Com o fim do conflito a divisão se manteve e se mantém até os dias de hoje. Com o fim do conflito a divisão se manteve e se mantém até os dias de hoje.

48 Vietnã Pós 2ª Guerra, a França é pressionada a reconhecer a independência da Indochina; Pós 2ª Guerra, a França é pressionada a reconhecer a independência da Indochina; Acordo de Genebra (1954): divisão do país em dois, Norte (socialista) e Sul (capitalista); Acordo de Genebra (1954): divisão do país em dois, Norte (socialista) e Sul (capitalista); Forças guerrilheiras do sul (Vietcongs) entram em conflito pela reunificação do país sob um regime Socialista; Forças guerrilheiras do sul (Vietcongs) entram em conflito pela reunificação do país sob um regime Socialista; Vietnã do Norte adere à guerra apoiado pela China; Vietnã do Norte adere à guerra apoiado pela China;

49 Vietnã USA aderem ao conflito apoiando o Vietnã do Sul (1961); USA aderem ao conflito apoiando o Vietnã do Sul (1961); USA começam a retirada de suas tropas (1973); USA começam a retirada de suas tropas (1973); Vietnã reunificado sob um regime Socialista (1975). Vietnã reunificado sob um regime Socialista (1975).

50 Desagregação do Bloco Soviético Instabilidade política e social na URSS Instabilidade política e social na URSS Movimentos nacionalistas duramente reprimidos no leste europeu Movimentos nacionalistas duramente reprimidos no leste europeu Perda de legitimidade do discurso soviético, que justificava ditaduras repressivas Perda de legitimidade do discurso soviético, que justificava ditaduras repressivas Gorbatchev assume o poder em 1985 e dá início a abertura : Perestroika e Glasnost Gorbatchev assume o poder em 1985 e dá início a abertura : Perestroika e Glasnost Fim da URSS e criação da C.E.I Fim da URSS e criação da C.E.I

51 Queda do Muro de Berlim(1989) Como resultado da política de abertura de Gorbatchev o maior símbolo da Guerra Fria é destruído. Como resultado da política de abertura de Gorbatchev o maior símbolo da Guerra Fria é destruído. A queda do muro gerou consequências que ressaltaram as diferenças geradas por anos de divisão. A queda do muro gerou consequências que ressaltaram as diferenças geradas por anos de divisão.

52


Carregar ppt "1ª Guerra Mundial (1914-1918). Belle Époque Causas Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África, no final do século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google