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Destino da safra de Tahiti: mercado e indústria

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Apresentação em tema: "Destino da safra de Tahiti: mercado e indústria"— Transcrição da apresentação:

1 Destino da safra de Tahiti: mercado e indústria
Margarete Boteon Pesquisadora – CEPEA/ESALQ V Encontro do Limão Tahiti – IAC – Cordeirópolis 25/03/2004

2 Pesquisa Econômica Citrícola
Fone: 019 – Fax: 429 – 8829 25/03/2004

3 Mercado x Indústria Safra Destinos Tendências Mercado Interno
Industria Mercado Externo Tendências Lima/Limão 25/03/2004

4 Safra e Entressafra 2004 Volume anual paulista de lima/limão (IEA):
23,5 milhões de cx. e 9 milhões de árvores Safra Principal: Entrada: nov/dezembro; Final: abril/maio Pico: janeiro-fevereiro 2º Semestre (safra): Pouca florada por enquanto Previsão de baixo volume em setembro 27/03/2003

5 Destinos da produção Tahiti 4% 89% Fonte: IEA, SECEX, CEPEA 25/03/2004

6 Mercado Interno Problema de DEMANDA:
Oferta maior que a PROCURA Estagnação econômica: dificuldades de vendas Melhorias em preço somente com redução brusca da oferta, deve ocorrer no segundo semestre Diversificação de produtos para ampliar vendas Economia Brasileira: sinais menos positivos Projeção: 2,5% - 3,5% Índice de desemprego recorde: 19,8% Redução das projeções de crescimento Inflação ameaça taxa de juros 27/03/2003

7 Preços recebidos pelos produtores – R$/cx. 27 Kg (colhida) -
1,50-2,50 Fonte: Cepea 27/03/2003

8 Mercado Externo “qualidade e organização”
27/03/2003

9 Mercado Externo Domínio total do Brasil na UE, poucas entradas de outros países, principalmente no porto de Rotterdam; Elevado crescimento: 50% ªª ( ) SATURAÇÃO DO MERCADO: aumento significativo das exportações; Retração nos preços e dificuldades na vendas; Muitas vendas consignadas e frutas encalhadas nos portos 27/03/2003

10

11 Fruta para exportação *caixa de 27 Kg posto no barracão 27/03/2003
Fonte: Cepea 27/03/2003 *caixa de 27 Kg posto no barracão

12 Principais compradores (2003)
Fonte: Secex SAÍDAS: Intensificar as vendas em outros blocos, inclusive EUA;

13 Mercado Externo Fonte: USDA 27/03/2003
México: Total produção de “Key Limes” e tahiti é de 1.8 milhões de toneladas (44 milhões de cx). As exportações encontram-se em torno de 335,000 toneladas. Os preços ao produtor variam de R$2,80 – R$ 5,30/cx. de 27Kg – mercado doméstico. Para o mercado externo, R$4,00 – R$17,00/cx. O México abastece 99% do mercado norte-americano de lima tahiti. Também está expandindo principalmente para o Japão e europa. O mercado japonês importa US$ 65 milhões de limão aoa no O mercado norte-americano importa US$ 80 milhões de dólares de tahiti – equivalente a 232 mil toneladas da lima. Fonte: USDA 27/03/2003

14 Indústria

15 Industrialização Março: finalização do processamento
Apesar dos maiores preços (R$3,20-4,50/cx), produtor considera baixo. Mercado de refugo: Pequenas indústrias processaram o limão Suco e óleo Segundo exportadores, pouca procura pelo suco de limão concentrado 27/03/2003

16 Indústria R$/cx. de 40,8 Kg 27/03/2003 Fonte: Cepea

17 Tendências do Mercado no médio prazo
Lima/limão Tendências do Mercado no médio prazo

18 Lima-limão: ingrediente
Pratos culinários Refrigerante/Chá: com limão Bebidas alcoólicas Pepsi/Coca-cola: 2,5% suco (em 350 ml) Estima-se que uma empresa consuma cerca 400 mil caixas processadas em dois anos 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, dos quais 300 milhões de litros de cachaça de alambique. Apenas 1% se destina às exportações.

19 Conclusão geral Criatividade para vencer a saturação de mercado:
Controlar os embarques e de melhor qualidade Mercado interno: Controle da oferta é vital para a melhor remuneração Lima como ingrediente dos alimentos Indústria: Os refrigerantes podem impulsionar o mercado (potencial)

20 Obrigada!

21 Brand share- 2001 Del Valle - 27% Parmalat 10. 1% Izzy 6
Brand share-    2001        Del Valle -     27%     Parmalat    10.1%   Izzy    6.8% Jandaia     05%  Serigy      2.6% Leco        2.5% Tial        2.2%                    Nestle      1.5% Danfresh    1% Own Label   4% Others      37.3% Regular Juice   80% Diet Juice  20%         READY TO DRINK JUICE Market share by flavor                 2000        2001 Orange      %     51%     48.5% Grape       %     8.5%        9% Passion fruit   05%     07%     8.5% Pineapple   %     03%     2.5% Caju        %       03%     03% Mango              %     09% Peach               %     10% Apple               %     4% Others              %        5.5% Source: Trade press and interviews

22 Volume x Receita do tahiti
34,000 17,000 2003


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