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Destino da safra de Tahiti: mercado e indústria Margarete Boteon Pesquisadora – CEPEA/ESALQ 25/03/2004 V Encontro do Limão Tahiti – IAC – Cordeirópolis.

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1 Destino da safra de Tahiti: mercado e indústria Margarete Boteon Pesquisadora – CEPEA/ESALQ 25/03/2004 V Encontro do Limão Tahiti – IAC – Cordeirópolis

2 Pesquisa Econômica Citrícola Fone: 019 – Fax: 429 – /03/2004

3 Mercado x Indústria 1.Safra 2.Destinos Mercado Interno Industria Mercado Externo 3.Tendências Lima/Limão 25/03/2004

4  Volume anual paulista de lima/limão (IEA): 23,5 milhões de cx. e 9 milhões de árvores 23,5 milhões de cx. e 9 milhões de árvores  Safra Principal: Entrada: nov/dezembro; Final: abril/maio Pico: janeiro-fevereiro Pico: janeiro-fevereiro  2º Semestre (safra): Pouca florada por enquanto Previsão de baixo volume em setembro Safra e Entressafra /03/2003

5 Tahiti Fonte: IEA, SECEX, CEPEA Destinos da produção 25/03/2004 4% 89%

6 Mercado Interno Problema de DEMANDA: Oferta maior que a PROCURA Estagnação econômica: dificuldades de vendas Melhorias em preço somente com redução brusca da oferta, deve ocorrer no segundo semestre Diversificação de produtos para ampliar vendas 27/03/2003 Economia Brasileira: sinais menos positivos Projeção: 2,5% - 3,5% Projeção: 2,5% - 3,5% Índice de desemprego recorde: 19,8% Redução das projeções de crescimento Inflação ameaça taxa de juros

7 27/03/2003 1,50-2,50 Fonte: Cepea Preços recebidos pelos produtores – R$/cx. 27 Kg (colhida) -

8 Mercado Externo “qualidade e organização” 27/03/2003

9 Mercado Externo 27/03/2003 Domínio total do Brasil na UE, poucas entradas de outros países, principalmente no porto de Rotterdam; Elevado crescimento: 50% ªª ( ) SATURAÇÃO DO MERCADO: aumento significativo das exportações; Retração nos preços e dificuldades na vendas; Muitas vendas consignadas e frutas encalhadas nos portos

10

11 Fonte: Cepea *caixa de 27 Kg posto no barracão 27/03/2003 Fruta para exportação

12 Principais compradores (2003) Fonte: Secex SAÍDAS: Intensificar as vendas em outros blocos, inclusive EUA;

13 Mercado Externo México: Total produção de “Key Limes” e tahiti é de 1.8 milhões de toneladas (44 milhões de cx). As exportações encontram-se em torno de 335,000 toneladas. Os preços ao produtor variam de R$2,80 – R$ 5,30/cx. de 27Kg – mercado doméstico. Para o mercado externo, R$4,00 – R$17,00/cx. O México abastece 99% do mercado norte-americano de lima tahiti. Também está expandindo principalmente para o Japão e europa. US$ 65 milhões de limão aoa noO mercado japonês importa US$ 65 milhões de limão aoa no US$ 80 milhões de dólaresO mercado norte-americano importa US$ 80 milhões de dólares de tahiti – equivalente a 232 mil toneladas da lima. 27/03/2003 Fonte: USDA

14 Indústria

15 Industrialização Março: finalização do processamento Apesar dos maiores preços (R$3,20-4,50/cx), produtor considera baixo. Mercado de refugo: Pequenas indústrias processaram o limão Suco e óleo Segundo exportadores, pouca procura pelo suco de limão concentrado 27/03/2003

16 Indústria R$/cx. de 40,8 Kg Fonte: Cepea 27/03/2003

17 Lima/limão Tendências do Mercado no médio prazo

18 Lima-limão: ingrediente 2,5% suco Pepsi/Coca-cola: 2,5% suco (em 350 ml) Estima-se que uma empresa consuma cerca 400 mil caixas processadas em dois anos 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, dos quais 300 milhões de litros de cachaça de alambique. Apenas 1% se destina às exportações. Bebidas alcoólicas Pratos culinários Refrigerante/Chá: com limão

19 Conclusão geral Criatividade para vencer a saturação de mercado: Controlar os embarques e de melhor qualidade Mercado interno: Controle da oferta é vital para a melhor remuneração Lima como ingrediente dos alimentos Indústria: Os refrigerantes podem impulsionar o mercado (potencial)

20 Obrigada!

21 READY TO DRINK JUICE Market share by flavor Orange 52% 51% 48.5% Grape 10% 8.5% 9% Passion fruit 05% 07% 8.5% Pineapple 04% 03% 2.5% Caju 03.5% 03% 03% Mango 08% 09% Peach 08% 10% Apple 04% 4% Others 7.5% 5.5% Brand share Del Valle - 27% Parmalat 10.1% Izzy 6.8% Jandaia 05% Serigy 2.6% Leco 2.5% Tial 2.2% Nestle 1.5% Danfresh 1% Own Label 4% Others 37.3% Regular Juice 80% Diet Juice 20% Source: Trade press and interviews

22 Volume x Receita do tahiti ,000 17,000


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