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Organização Realização. COMEÇANDO A CONVERSA: Entre nós existe alguém que: 1.Está tendo o primeiro contato com o ENEAGRAMA? 2. Participou/está participando.

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1 Organização Realização

2 COMEÇANDO A CONVERSA: Entre nós existe alguém que: 1.Está tendo o primeiro contato com o ENEAGRAMA? 2. Participou/está participando de cursos sobre o tema ? 3. Não participou de cursos mas lê sobre o tema, conhecendo a linguagem e sabendo identificar os “tipos”? 4. Utiliza o ENEAGRAMA, dominando a ferramenta, podendo contribuir nessa nossa Oficina?

3 “Tornar-se um líder autêntico não é uma coisa fácil. Primeiro você tem que entender a si mesmo, porque a pessoa mais difícil com quem terá de lidar é você mesmo. Depois que compreender seu genuíno EU, você perceberá que lidar com os outros é muito mais fácil!”. (Bill George, ex- CEO da Medtronic e hoje, professor de Harvard) Organização Realização

4 Organização Realização ENEAGRAMA OS NOVE TIPOS DE PERSONALIDADE

5 Origem do Eneagrama  Conhecimento milenar: cerca de anos. Chegou ao ocidente por Gurdjieff, no início do séc.XX.  Na década de 70, Cláudio Naranjo desenvolveu a Psicologia dos Eneatipos, com divulgação no Brasil, EUA, América Latina. Cláudio Naranjo e Osanete Araujo, da ERGON

6 O Eneagrama possui validação científica e acadêmica, incluindo diversas teses de mestrado e doutorado nos EUA e na Europa. (D. Daniels, M. D. & H. Palmer) Importantes organizações multinacionais já utilizam o Eneagrama: 3M, Motorola, Disney, Sony. No Brasil: VIVO, Souza Cruz, Oi, Banco do Brasil e a FGV, nos MBA´s.

7 Organização Realização

8 Desafiador Entusiasta Observador Mediador Perfeccionista Doador Realizador Romântico Questionador

9 Fonte: O Homem veio do Macaco... e os Tipos também. Organização Realização

10 Tipo 1: "Por favor não me atrapalhe, estou contabilizando a nota fiscal do último carregamento de bananas. Alguém tem que trabalhar nessa selva!"

11 Perfeccionista PONTOS FORTES: Lidera pelo exemplo Busca a perfeição Forma equipes organizadas e focadas Gosta do trabalho tático Consistente, honesto Prático PONTOS DE ATENÇÃO: Muito reativo e critico Defensivo quando criticado Focado nos detalhes Relutância em delegar Controle excessivo Risco do favoritismo Impaciência 1

12 Tipo 2: "Já dei carinho à todos os mamíferos da selva, agora as aves vão ter que me aguentar."

13 Doador 2 PONTOS FORTES: Excelentes relacionamentos Foco na equipe e no cliente Atento ao outro Motivador e apoiador Atribui méritos aos esforços de toda a equipe Empático, agradável, animado Responsável e trabalhador PONTOS DE ATENÇÃO: Dar para receber Não reconhece suas próprias necessidades Ênfase exagerada aos relacionamentos Não sabe falar “não” Sente raiva quando não é apreciado Indireto e manipuladores

14 Tipo 3: "Este retrato é da época em que fui presidente e está na ala VIP do Hall of Fame. Já te contei sobre as condecorações que recebi? "

15 3 Realizador PONTOS FORTES: Orientado para o sucesso Sente-se à vontade no papel de liderança; empreendedor Organiza a equipe em torno de metas, resultados concretos e funções definidas Sabe superar problemas Coloca o cliente em 1º lugar Seus princípios são: eficiência e eficácia PONTOS DE ATENÇÃO: Competitivo Nem sempre disponível Esconde sentimentos profundos Pouco tempo para os relacionamentos Impaciente com os sentimentos dos outros Ou oprime ou cria dependência

16 Tipo 4: "Por que pendurar-se em cipós se você pode caminhar nas estrelas?"

17 Romântico 4 PONTOS FORTES: Gera significados via conexões interpessoais Inspirador, intuitivo e criativo Lidera pela visão comum e irresistível Busca a excelência no que faz Maximiza sua criatividade e a do grupo Expressivo e intenso no que faz PONTOS DE ATENÇÃO: “De lua”, instável nas emoções Entedia-se facilmente Se contrariado, retira-se Quando desilude-se torna-se profundamente crítico Dificuldade de aceitar críticas Exagera na estruturação e organização do trabalho

18 Tipo 5: "Silêncio, por favor, estou formando caminhos neurais."

19 5 Observador PONTOS FORTES: Analítico: discute idéias com alguns da equipe Visão sistêmica Perceptivo, objetivo, faz anotações minuciosas Conhecedor. Planeja de maneira abrangente Excelente em crises PONTOS DE ATENÇÃO: Reservado e teimoso Excessivamente independente Pouca ênfase nos relacionamentos, baixa interação emocional Não compartilhar informações Crítico dos outros Dificuldade de confiar nos prazos dados à equipe

20 Tipo 6: "Ããããhhhh!! Ele está vindo para cá!! Cooooorram!"

21 Questionador 6 PONTOS FORTES: Leal à empresa e à sua equipe Responsável e precavido; costuma antecipar problemas Estratégico. Possui uma mente aguçada Arrisca, mas não gosta de surpresas O trabalho em equipe e a lealdade do grupo são valores Assertivo quando precisa ser Perseverante PONTOS DE ATENÇÃO: Imobilizado pelo excesso de análise Não gosta de ambiguidade Defensivo; preocupado Controla e fiscaliza quem não cumpre compromissos ou esconde problemas Projeta seus próprios pensamentos nos outros

22 Tipo 7: "Lá-rá-lá-rá-lá! Falei que você não me pegava!"

23 7 Entusiasta PONTOS DE ATENÇÃO: Impulsivo e rebelde Reativo a feedback crítico Distrai-se com facilidade. Perde o foco Cansa-se com tarefas rotineiras Dificuldade para executar tudo o que foi idealizado Abre várias frentes ao mesmo tempo. PONTOS FORTES: É um multitarefas Espírito irrequieto, inovador Pergunta: “Por que não?” em vez de perguntar “Por quê?” Pensa rápido. Conecta dados diferentes. Imaginativo e curioso Atrai pessoas talentosas Foca a entrega com qualidade excepcional

24 Tipo 8: "Tá olhando o quê? Vem aqui se for macaco!"

25 8 Desafiador PONTOS DE ATENÇÃO: Controlador Não gosta de ritmo lento Desafia a si e a sua equipe para trabalhar até a exaustão Desdenha das fraquezas Excesso de demandas PONTOS FORTES: Altamente estratégico Estimula-se com situações caóticas que possa pôr sob controle Faro para pessoas capazes e confiáveis O desafio é ir além das expectativas Autoconfiante e assertivo. Direto Protege os membros de sua equipe

26 Tipo 9: "Zzzzzzzzzz......"

27 9 Mediador PONTOS FORTES: Inclusivo e colaborativo Fácil de lidar. Acessível Forma equipes harmônicas, com um propósito comum e metas concretas Relacionamentos duradouros e estáveis Gosta de processos previsíveis Atento aos detalhes PONTOS DE ATENÇÃO: Evita conflitos Esquece prioridades. Adia Pouco assertivo; prolixo Perder tempo com detalhes Baixa energia para comandar Agressivo-passivo quando exigido Indeciso Não quer desagradar

28 Ginger Lapid-Bogda; Ed. Cultrix – SP Liderança e o Eneagrama Organização Realização

29 Organização Realização Edina Bom Sucesso (31)


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