A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios com Flexsim Passo a Passo www.concurso.flexsimsoft.com.br 20111015 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios com Flexsim Passo a Passo www.concurso.flexsimsoft.com.br 20111015 1."— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios com Flexsim Passo a Passo

2 Exercício 1: Em uma manufatura duas peças A e B são produzidos e chegam a cada 5 e 10 minutos com distribuição exponencial, respectivamente na mesma fila. Um atributo “tipo” diferencia as peças.

3 A peça A vai para o torno e seu tempo de processamento dura uma normal(5,1) minutos. O disco B passa pela serra e seu tempo de processamento dura uma distribuição uniforme(6,2) minutos. As 2 peças passam pela fila de inspeção e 1/5 destas são inspecionadas com um tempo Normal(6,2) minutos e as demais são despachadas diretamente. Após a inspeção, 30 % das peças voltam para a fila inicial.

4 Em uma simulação de uma semana de trabalho (40 horas), determinar qual o: – A) Número de discos produzidos? – B) Número de discos inspecionados? – C) Número de discos remanufaturados?

5 Passo 0 – Definir as unidades do modelo Tempo, distância e unidade de fluídos(se necessário) – São as unidades para Chegada/Processamento.

6 Passo 1: Arrastar os objetos para a superfície de simulação e posicioná-los conforme layout abaixo

7 Como criar uma esteira com seções curvas e retas como a abaixo?

8 Dê um duplo clique sobre a esteira (conveyor) e acesse a guia “Layout”. Como criar uma esteira com seções curvas e retas como a abaixo?

9

10 Dica de como criar objetos – Opções Tela demonstrativa da Opção 2:

11 Passo 2 – Nomear os objetos conforme abaixo.

12 Dica de como nomear os objetos

13 Dica de como editar os objetos

14 Passo 3 – Conectar os objetos conforme imagem abaixo

15 Dica de como conectar objetos

16

17 Passo 4 - Input dos Dados (Chegada das peças A) Dê um duplo clique no Source (Chegada de Peças A) para fazer o input dos dados conforme abaixo.

18 Passo 4 - Input dos Dados (Chegada das peças B) Dê um duplo clique no Source (Chegada de Peças A) para fazer o input dos dados conforme abaixo.

19 Passo 4 - Input dos Dados (Fila Inicial) A peça A (itemtype=1) vai para o torno e a peça B (itemtype=2) vai para a serra. Dê um duplo clique na Fila Inicial (fila antes do torno e da serra) e acesse a aba “Flow” conforme figura abaixo.

20 Passo 4 - Input dos Dados (Fila Inicial) A peça A (itemtype=1) vai para o torno (porta de saída da fila inicial de número 1) e a peça B (itemtype=2) vai para a serra (porta de saída da fila inicial de número 2).

21 Verificação do número das portas da Fila Inicial Como eu sei que a porta de saída de número 1 da Fila Inicial está conectado no Torno e a porta de saída de número 2 da Fila Inicial está conectado na Serra? Duplo clique na Fila Inicial e abra a guia “General”, conforme abaixo.

22 Passo 4 - Input dos Dados (Torno e Serra) Dê um duplo clique sobre o Torno e acesse a guia “Processor” conforme abaixo. Selecione a distribuição conforme o enunciado e repita o mesmo procedimento para a Serra selecionando a distribuição Uniforme (6,2) para o tempo de processamento da Serra.

23 Passo 4 - Input dos Dados (Fila da Inspeção) As 2 peças passam pela fila de inspeção e 1/5 destas é inspecionada (4/5 não é inspecionada e é diretamente despachada, ou seja enviada diretamente para o Sink que é a saída do modelo). Dê um duplo clique na fila de inspeção para abrir as propriedades e definir este fluxo na guia “Flow”.

24 Input dos Dados (Fila da Inspeção)

25 Passo 4 - Input dos Dados (inspeção) Após a inspeção, 30% das peças voltam para a Fila Inicial e logicamente as demais (70%), são despachadas e enviadas para a Saída. Em nosso caso, os 30% das peças que voltam para a Fila Inicial, voltam pela esteira, portanto, existe uma conexão da Inspeção com a esteira e da esteira com a Fila Inicial.

26 Itens adicionais – Colocar um operador para processar a inspeção Coloque um operador próximo ao equipamento de inspeção e nomeie-o como Operador para Inspeção. Conecte o operador ao equipamento usando a tecla “S” e dê um duplo clique no equipamento de inspeção. Acesse a guia “Processor”.

27 Itens adicionais – Configurar as peças por tipo e cor das entidades Duplo clique no Source “Chegada das pecas A” e entre na guia “Triggers”. Vá em “OnCreation” (Criação das entidades) e selecione a opção “Set Object Color” (Definir a cor do objeto).

28 Veja na tela abaixo, como foi definido a cor vermelha para as peças A. Faça o mesmo para as peças B e defina como a cor azul. Itens adicionais – Configurar as peças por tipo e cor das entidades (Vermelho e Azul)

29 Passo 5 - Definição do tempo de simulação e execução Clique na seta em preto localizado na barra principal entre “Run Time” e “Run Speed” para aparecer a Tela abaixo. Selecione a opção “Specify Stop Time” e digite 960 minutos (40 horas) de simulação.

30 Passo 6 - Resultados A) Número de discos produzidos? – Na Tela “Quick Properties” selecione a opção “Show Names and Stats” e veja o número em “Input” abaixo da Saída, conforme tela abaixo.

31 B) Número de discos inspecionados? – Neste caso, selecione o equipamento “Inspeção” e veja o resultado na tela “Quick Properties”. O output deste equipamento é o número de peças inspecionados. Passo 6 - Resultados

32 C) Número de peças remanufaturadas? – As peças remanufaturados são enviadas para a Fila Inicial pela esteira (conveyor). Portanto, a quantidade de peças que entraram na esteira será a quantidade de peças remanufaturados. Passo 6 - Resultados

33 Exercício 2: Em um drive-in com 01 atendente, 10 carros chegam por hora. Assumindo que o tempo médio de serviço por cliente é de 4 minutos e, tanto o tempo entre as chegadas e o tempo de atendimento são exponenciais. Simule para 20 horas (480 minutos) de operação. Determine: – A) Qual a probabilidade do servidor estar vazio? – B) Qual o número médio de carros na fila esperando atendimento (carro em atendimento não está na fila)? – C) Qual o tempo médio gasto por um carro no sistema? – D) Na média quantos clientes são atendidos por hora?

34 Passo 0 – Definir as unidades do modelo Tempo, distância e unidade de fluídos(se necessário) – São as unidades para Chegada/Processamento. Deixe em minutos e metros.

35 Passo 1: Arrastar os objetos para a superfície de simulação e posicioná-los conforme layout abaixo

36 Dica de como criar objetos – Opções Tela demonstrativa da Opção 2:

37 Passo 2 – Nomear os objetos conforme abaixo.

38 Dica de como nomear os objetos

39 Dica de como editar os objetos

40 Passo 3 – Conectar os objetos conforme imagem abaixo

41 Dica de como conectar objetos

42 Passo 4 – Configuração da Chegada de Carros Dê um duplo clique no Source “Chegada de Carros” e como chegam 10 carros por hora, em um minuto, chegarão carros/minuto de acordo com uma distribuição exponencial.

43 Passo 4 – Configuração do tempo médio de serviço do atendente Assume-se que o tempo médio de serviço por cliente é de 4 minutos de acordo com uma distribuição exponencial. Dê um duplo clique sobre o “Processor” e defina o tempo de processamento como 4 minutos.

44 Passo 5 – Definir o tempo de simulação

45 Passo 6 – Resultados e Relatórios

46

47 Tempo Médio de Carros no Sistema 1)Arraste a opção “Average Staytime” em formato de T para a área do Dashboard. 2)Nomeie como “Tempo Medio dos carros no sistema”. 3)Clique no + (em verde) para adicionar os objetos que você quer analisar. 4)Selecione “Fila de Carros” e “Atendimento Drivein”, clique em “Select” na parte inferior.

48 5) Os objetos selecionados irão aparecer conforme tela ao lado; 6) Clique no botão de combinar no lado direito superior da tela e clique em “Apply” e OK. 7) No campo “Name” coloque “Tempo Medio no Sistema” e clique em “Combine”. 8) Escolha a opção “Combine Statistics into Averages”. Tempo Médio de Carros no Sistema

49 Clientes atendidos por hora na média 1)Arraste a opção “Output per Hour” localizado em “Throughput” para a área do Dashboard. 2) Nomeie como “Clientes Atendidos por Hora (Média). 3) Selecione o “Atendimento Drivein”. 4) Clique em “Select”.

50 Tamanho Médio da Fila de Carros

51 Obrigado!


Carregar ppt "Exercícios com Flexsim Passo a Passo www.concurso.flexsimsoft.com.br 20111015 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google