A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIO Laboratório Galp Lubrificantes Métodos de Ensaio para Controlo de Qualidade de Lubrificantes Maio 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIO Laboratório Galp Lubrificantes Métodos de Ensaio para Controlo de Qualidade de Lubrificantes Maio 2009."— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIO Laboratório Galp Lubrificantes Métodos de Ensaio para Controlo de Qualidade de Lubrificantes Maio 2009

2 Pesquisa e identificação em Sistema IHS ou outras alternativas de Métodos de Ensaio Normalizados Equivalentes aos actualmente utilizados no Laboratório Galp Lubrificantes. Desafio

3 Objectivo do Trabalho Com este trabalho pretendemos que o grupo analise a lista de métodos actualmente realizados no Laboratório Galp Lubrificantes e faça uma pesquisa, de forma a apresentar alternativas por recurso a métodos normalizados (ASTM, ISO EN, DIN, IP, outros) que possibilitem a redução nos tempos de resposta do Laboratório Galp, a redução de ocupação do tempo do Analista, a redução nos custos de funcionamento ou outras vantagens que possam ter impacto na produtividade do Laboratório.

4 O Laboratório Galp Lubrificantes é um Laboratório Acreditado de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 e tem como âmbito de actividade o desenvolvimento de novas formulações de lubrificantes, o controlo de recepção de matérias-primas tais como aditivos e óleos base e o controlo de produção. Está localizado no perímetro industrial da Refinaria de Matosinhos junto à Fabrica de Lubrificantes (geralmente conhecida como Blending de Lubrificantes). O Laboratório está integrado na área Desenvolvimento e Laboratório de Lubrificantes e tem um responsável, um Técnico de Ambiente, Qualidade e Segurança e 4 Analistas de Lubrificantes. São realizados neste Laboratório 50 métodos de ensaio, a maioria dos quais são métodos ASTM. Enquadramento:

5 Este Laboratório realiza anualmente cerca de ensaios. Dado que é um Laboratório com uma vertente de apoio à produção, a rapidez de realização dos ensaios é fundamental. Só após validação da conformidade é que se procede ao enchimento do produto nas diversas embalagens ou expedição do produto a granel pelo que, o tempo para a realização dos ensaios, é um tempo de paragem na produção dos lubrificantes. O actual tempo médio útil de resposta é de cerca de 4,5 horas. Ao longo dos anos, a equipa Galp tem investido na aquisição de equipamentos mais rápidos e automatizados e procurado alternativas aos métodos que realiza. Por exemplo, recentemente adquirimos um equipamento Stabinger e nalgumas situações alterámos o método para a determinação da Viscosidade Cinemática do ASTM D 445 para o ASTM D A realização do ensaio demorava cerca de 1 hora e passou a demorar cerca e 10 minutos. Outro exemplo: para a determinação do Ponto de Gota em Massas Lubrificantes adquirimos um novo equipamento que determina com vantagens na produtividade esta mesma característica. Dispomos agora de dois métodos para a determinação desta mesma característica : o ASTM D 566 e o ASTM D Enquadramento:

6 Apoio Disponibilizado pela Galp: Realização de uma visita ao Laboratório para conhecimento da actividade, dos equipamentos e métodos; Contacto Telefónico para apoio (Responsável do Laboratório e Técnico AQS e Responsável pela Área Desenvolvimento e Laboratório de Produtos); Responsável do Laboratório: Dr. João Pedro Carvalho Técnico ASQ: Eng. Rita Pinto – Ext Responsável Desenvolvimento/Laboratório de Produtos: Drª Helena Oliveira Utilização do software IHS. Caso não disponham desta ferramenta na FEUP, disponibilizamos uma sala com um terminal de computador para a realização das consultas durante o horário de trabalho do Laboratório. Lista de Fornecedores de equipamento Laboratorial.

7 Sugestão de Apresentação do Trabalho: Relatório sucinto e objectivo sobre a actividade realizada; Não são necessários descrições teóricas de técnicas; Elaboração de Tabela com eventual equivalência de métodos; Apresentação e descrição de vantagens de equipamentos alternativos; Todos os contributos serão bem recebidos!!!!

8 Anexo: Lista de Métodos realizados actualmente no Laboratório: Nota: os métodos assinalados a cinzento são considerados os mais relevantes para a actividade do Laboratório.

9


Carregar ppt "DESAFIO Laboratório Galp Lubrificantes Métodos de Ensaio para Controlo de Qualidade de Lubrificantes Maio 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google