A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Onde reina o amor fraterno amor! Onde reina o amor: Deus aí está!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Onde reina o amor fraterno amor! Onde reina o amor: Deus aí está!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Onde reina o amor fraterno amor! Onde reina o amor: Deus aí está!

3

4

5 1º Degrau: Leitura: Mateus 4, O que diz o texto?

6 Leia, com calma e atenção, o texto bíblico. Se for preciso, leia quantas vezes forem necessárias. Então procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que você leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho traz!

7 Leitura O chamado dos discípulos ao seguimento é intencional e mostra o valor importante da comunidade de Jesus e convida-os a associarem- se à sua maneira de ser, de falar e de agir. Jesus toma em suas mãos o futuro dos que o acompanham: junto dele, vão adquirindo nova identidade. A atividade itinerante de Jesus mostrando os nomes da região e o tipo de atividade, indicam uma presença no meio do povo, caminhando;

8

9 2º Degrau: Meditação: O que o texto diz para mim, para nós hoje?

10 É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, é preciso concentrar-se.

11 Meditar a Palavra Observando o sentido dos verbos no texto: caminhar, seguir, percorrer, lançar, deixar – indicam movimento; O verbo viu repetido duas vezes – sinal de um olhar que se deixa atrair, que escolhe entre as coisas que se vêem, é um concentrar- se sobre alguém, distinguindo-o dos demais, é um gesto personalizado, um diálogo que começa com os olhos...

12 Jesus viu que estavam trabalhando. Ele os vê como homens que se entregam ao labor, com seriedade e competência. Retoma o valor da experiência deles para dela fazer um novo uso, para uma tarefa ainda misteriosa,porem com palavras que lhe eram familiar, acrescidas de uma força simbólica que se esclarecerá aos poucos (rede, peixe, barco). O chamado os leva a primeiro ficar com ele, escutar o que ele diz, seguir, ser discípulo.

13

14 3º Degrau: Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?

15 Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve, se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e da esperança.

16

17 4º Degrau: Contemplação: O que o texto me impulsiona a fazer?

18 Viva este momento diante de Deus. O silêncio, a contemplação. O saborear o que foi experimentado. Se Ele o conduzir à contemplação, louvado seja Deus! Se Ele lhe der apenas tranqüilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você for um momento de esforço de querer estar na presença de Deus, louvado seja Deus! Se nesta hora você conseguir sentir o impulso para uma atitude concreta, louve a Deus!

19

20 Rezar a Palavra Lado A: Jesus, tu és a lua de Deus que resplandece nas trevas de nossas desilusões e tragédias. Lado B: Tu convidas a esperar a libertação também àqueles que já não sabem o que significa libertação e dignidade. Todos: Faze que saibamos apreciar esta tua confiança, este dom de tua luz, e comecemos a ver as coisas de outro modo, novo e confiante.

21 Lado A: Jesus, quiseste anunciar o Reino dos céus justamente num território marginal e desprezado. Lado B: Anunciaste em meio a uma população havia séculos considerada incapaz de manter a fé na aliança dos antepassados. Todos: Faze que também nós nos libertemos dos preconceitos de raça e de lugar, de cultura e de mentalidade social e nos abramos a toda cultura e tradição religiosa.

22 Lado A: Jesus, quiseste envolver pessoas simples no serviço ao Evangelho do Reino: acreditaste nelas, confiaste-lhes a grande tarefa de pescar homens, de fazê-los emergir das águas do desanimo, do mal, do medo, da divisão. Lado B: Torna-nos capazes de dar testemunho da salvação de todos. Todos: Torna-nos também dispostos a deixar tudo para seguir-te imediatamente, aonde quer que nos conduzas.

23 Lado A: Jesus, desde o início demonstraste que o Reino dos céus é libertação e fraternidade, é luz e vida nova, é conversão e cura. Lado B: No entanto, nós cristãos, estamos tão divididos! Não encontramos um jeito de formar uma só família em teu nome. Todos: Perdoa nossas divisões, nossos fantasmas religiosos, nossas doenças interiores e as atrofias institucionais. Torna-nos capazes de novas formas de unidade, novos caminhos de comunhão, novas curas interiores.

24 LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! BOM DIA!!!


Carregar ppt "Onde reina o amor fraterno amor! Onde reina o amor: Deus aí está!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google