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Administradora de Cartões Sicredi Projeto 1682 – Novo Modelo de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Negócio de Adquirência Agosto 2012.

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Apresentação em tema: "Administradora de Cartões Sicredi Projeto 1682 – Novo Modelo de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Negócio de Adquirência Agosto 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Administradora de Cartões Sicredi Projeto 1682 – Novo Modelo de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Negócio de Adquirência Agosto 2012

2 Adequar o SGE (Sistema de Gestão de Estabelecimentos) ao novo modelo de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) estabelecido pela CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), que é a entidade responsável pela centralização do registro, processamento e transmissão de informações relativas à Trava. Objetivo Geral Atualmente, as solicitações de Trava são realizadas através das Instituições Financeiras, que solicitam a Trava de Domicílio às Credenciadoras. Estas, por sua vez, encaminham a solicitação à CIP, que faz a validação da requisição de trava e retorna às Credenciadoras. No novo modelo de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava), estas solicitações continuarão sendo originadas pelas instituições financeiras, porém, enviadas diretamente para a CIP.

3 Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Premissas da Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Principais Mudanças e Melhorias Passo a passo para solicitação de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Agenda

4 Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Premissas da Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Principais Mudanças e Melhorias Passo a passo para solicitação de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Agenda

5 Observe as melhorias para a utilização da Trava... Criação de uma aplicação única, denominada “Manutenção de Domicílio Bancário (Trava)”, para solicitação de Trava, Destrava e Consulta, não havendo mais separação por Credenciadora Redecard ou Cielo Retorno online para as solicitações de Trava, Destrava e Consulta, possibilitando a liberação dos valores no mesmo instante da contratação. Principais mudanças e melhorias Novidade

6 Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Premissas da Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Principais Mudanças e Melhorias Passo a passo para solicitação de Domicílio Bancário (Trava) Agenda

7 O que é a Manutenção de Domicílio Bancário? Também conhecida como “trava de domicílio”, a manutenção de domicílio bancário é a forma pela qual se garante que as vendas realizadas com cartões sejam obrigatoriamente repassadas ao Banco detentor do Domicílio Bancário, escolhido pelo Estabelecimento Comercial, durante o prazo de vigência definido por contrato. Relembrando...

8 Benefícios da Manutenção de Domicílio Bancário para... Obs.: Argumentos de venda disponíveis de acordo com estratégia de venda da Cooperativa... o Estabelecimento Produtos de crédito de baixo custo Acesso a novos produtos Investimentos com melhores taxas Ofertas diferenciadas de convênios Acesso a linhas de crédito de valores maiores Descontos em pacotes de relacionamento na conta-corrente

9 Obs.: Argumentos de venda disponíveis de acordo com estratégia de venda da Cooperativa... a Cooperativa Garantia do recebimento de valores antecipados aos Estabelecimentos Comerciais Menor risco nas operações de crédito Venda de outros produtos do SICREDI Fidelização do cliente Benefícios da Manutenção de Domicílio Bancário para...

10 Prioridades Preparação para abordagem comercial Estabelecimentos associados ao Sicredi Estabelecimentos comerciais com linha de crédito tomada Possui vínculo com o Sicredi, ou seja, produtos de crédito contratados = REDUÇÃO DO RISCO Estabelecimentos comerciais com alto volume de liquidação no Sicredi Liquidez na cooperativa = apoio na fidelização e retenção do associado.

11 Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Premissas da Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Principais Mudanças e Melhorias Passo a passo para solicitação de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Agenda

12 Apesar das credenciadoras (Redecard e Cielo) aceitarem inúmeros cartões em suas máquinas, somente as bandeiras Visa e MasterCard podem ter seus valores provenientes das vendas antecipados A trava é feita por bandeira (Visa e/ou MasterCard) e não por Credenciadora (Redecard e/ou Cielo) Trava-se por CPF / CNPJ completo ou CNPJ raiz Trava-se por prazo (até no máximo 36 meses) e não por valor a ser antecipado Premissas para Manutenção de Domicílio Fique atento, existem algumas premissas para realizar a trava... Novidade * * Detalhes sobre esta novidade nos slides do passo a passo para solicitação da Trava

13 Impressão de contrato através do SGE, assinatura do associado e do Gerente responsável na Unidade de Atendimento. Arquivamento do contrato impresso e assinado na U.A. Caso o contrato seja solicitado pela Administradora de Cartões, enviar via cópia digitalizada em 1 dia útil e uma cópia física, via malote para “Cartões Adquirência”, em 2 dias úteis. Considerações Jurídicas para a Manutenção de Domicílio Relembrando...

14 Quais bandeiras são liquidadas nos Domicílios? REDECARD Crédito MasterCard, Visa, Hipercard, Diners Club, Aura, discover, Cabal, Sorocred, Sicredi Cartões, Cooper, Union Pay, Avista. Débito MasterCard Débito, Visa Electron, Cabal Débito, Sicredi Cartões. CIELO Crédito MasterCard, Visa, Diners Club, Elo. Débito MasterCard Débito, Visa Electron, Cabal Débito. Relembrando...

15 Bandeiras de benefícios não possuem Manutenção de Domicílio BENEFÍCIOS Importante: o volume dos cartões de benefício das respectivas bandeiras NÃO estão contemplados para a Trava.

16 Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Premissas da Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Principais Mudanças e Melhorias Passo a passo para solicitação de Manutenção de Domicílio Bancário (Trava) Agenda

17 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Acesse o Sistemas de Cartões no link: 2 – Clique em SGE – Sistema de Gestão de Estabelecimento

18 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Faça o seu login.

19 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Na página do SGE, selecione opção Manutenção de Domicílio

20 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Clique no menu “Manutenção Domicílio (Trava)” Solicitação da funcionalidade

21 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Informe, obrigatoriamente, o CNPJ ou a Conta Corrente para consultar a situação do EC referente à Trava 2 – Se desejar refinar a consulta, informe a Bandeira e o período de trava e o Status (Travado, Liberado, Todos) 3 – Clique em “Buscar”

22 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá a lista de Trava de Domicílio, informando CNPJ, Razão Social, Bandeira, Situação, Observação e Período de Trava, referente ao Estabelecimento consultado Confira no próximo slide a descrição das situações “Liberado” e “Travado”.

23 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE poderá exibir os status “Liberado” e “Travado”, que se referem à situação da trava no Sicredi: Liberado: significa que o Estabelecimento não possui Trava de Domicílio no Sicredi Travado: significa que o Estabelecimento já está travado no Sicredi. IMPORTANTE: o status “Liberado” reflete a situação do Estabelecimento no Sicredi, porém, existe a possibilidade dele estar com trava em alguma outra Instituição Financeira. Novidade

24 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Para solicitar a Manutenção de Domicílio Bancário (Trava): 1 – Selecione o Associado desejado 2 – Clique em “Travar” Será exibida uma nova tela para selecionar o tipo de Trava que o usuário deseja realizar, conforme slide a seguir. IMPORTANTE: Caso a Cooperativa queira travar mais de uma bandeira, será necessário fazer duas solicitações de trava, ou seja, uma solicitação para cada bandeira.

25 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário 1 – Selecione o Tipo de Trava que deseja realizar: Raiz de CNPJ (Ex.: ) ou CNPJ Completo (Ex: / ) Novidade

26 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário TRAVA DO TIPO CNPJ COMPLETO: Ao selecionar este tipo de trava, o sistema fará uma requisição à CIP, exclusivamente para o CNPJ informado. Uma vez aceita a trava, todos os recebíveis daquela bandeira serão direcionados para a cooperativa e conta do estabelecimento associado, independente de onde ocorrer a transação de cartão. Exemplo: CNPJ / da Cooperativa 0222, Conta , Bandeira Visa, travado com sucesso na conta A partir deste momento, todas as vendas que o EC do CNPJ / realizar para a bandeira Visa cairão na Cooperativa 0222, Conta

27 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário TRAVA DO TIPO RAIZ DE CNPJ: Ao selecionar este tipo de trava, o sistema fará uma requisição à CIP, para a raiz de CNPJ informada. Uma vez aprovada a requisição, todos os estabelecimentos pertencentes àquela mesma raiz de CNPJ automaticamente estarão travados na conta informada no instante da solicitação. Exemplo: CNPJ / da Cooperativa 0123, Conta , Bandeira Visa > CNPJ raiz travado com sucesso na conta Caso tenham outros ECs com a mesma raiz de CNPJ... CNPJ / , Conta CNPJ / , Conta Enquanto a raiz de CNPJ estiver travada, todos os novos estabelecimentos que venham a ser credenciados no mercado com esta mesma raiz de CNPJ, os recebíveis destes Ecs também serão apontados para a conta travada, sem que haja intervenção manual. Importante: A CIP só aceitará uma solicitação de trava por raiz de CNPJ, desde que nenhum EC esteja com trava ativa realizada por tipo completo....os recebíveis serão direcionados para a Conta

28 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Caso o usuário escolha realizar a Trava por Raiz de CNPJ (Ex.: ): 1 – Informe a Data Final desejada para a Trava 2 – Clique em “Enviar” IMPORTANTE: Ao solicitar uma trava do tipo raiz, todos os estabelecimentos deste raiz estarão travados na conta informada.

29 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Automaticamente, será exibida uma mensagem com a opção de abrir ou salvar um arquivo em pdf, com o contrato de trava que precisa ser impresso e assinado pela U.A. e Associado em questão 1 – Abra o documento e clique no ícone “Impressora” para realizar a impressão.

30 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Caso o usuário escolha realizar a Trava por CNPJ Completo (Ex.: / ): O SGE buscará na base de dados o CNPJ informado, independente da situação (Liberado ou Travado) 1 – Informe a Data Final desejada para a Trava 2 – Clique em “Enviar”

31 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Automaticamente, será exibida uma mensagem com a opção de abrir ou salvar um arquivo em pdf, com o contrato de trava que precisa ser impresso e assinado pela U.A. e Associado em questão 2 – Abra o documento e clique no ícone “Impressora” para realizar a impressão.

32 IMPORTANTE: Caso o usuário escolha Travar um Estabelecimento que esteja domiciliado em outra Instituição Financeira, porém, sem Trava de Domicílio, será possível realizar automaticamente a Alteração de Domicílio e a Trava. Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Novidade

33 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Solicitação de Destrava 1 – Clique no menu “Manutenção de Domicílio” 2 – Digite o CNPJ ou a Conta Corrente do Estabelecimento que deseja destravar 3 – Clique em “Buscar”

34 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá a lista de Trava de Domicílio, com as informações referentes ao Estabelecimento consultado 1 – Selecione os Estabelecimentos (CNPJs) que deseja destravar,de acordo com a bandeira 2 – Clique em “Destravar”

35 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá uma nova tela com os dados do Estabelecimento 1 – Informe a justificativa para a requisição de destrava 2 – Clique em “Enviar”

36 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE perguntará se o usuário confirma a solicitação de Destrava Trava e Impressão do contrato 1 – Clique em “Sim”

37 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Automaticamente, será exibida uma mensagem com a opção de abrir ou salvar um arquivo em pdf, com o documento de destrava que precisa ser impresso e assinado pela U.A. e Associado em questão 2 – Abra o documento e clique no ícone “Impressora” para realizar a impressão.

38 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Renovação do prazo de vigência da trava O usuário poderá alterar o prazo de vigência da trava 1 – Clique no menu “Manutenção de Domicílio” 2 – Digite o CNPJ ou a Conta Corrente do Estabelecimento que deseja alterar o prazo de vigência da Trava 3 – Clique em “Buscar”

39 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá a lista de Trava de Domicílio, informando CNPJ, Razão Social, Bandeira, Situação, Observação e Período de Trava, referente ao Estabelecimento consultado 1 – Selecione os Estabelecimentos (CNPJs) que deseja solicitar a Trava, com situação “Liberado” 2 – Clique em “Renovar”

40 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá uma nova tela com os dados do Estabelecimento 1 – Informe a nova data final para a Trava Importante: Neste momento é possível reduzir o período atual da trava, desde que nesta última data informada o EC não tenha operações de crédito ainda vigentes. Exemplo: Caso a trava atual do EC seja de 01/08/2012 a 01/08/2014, poderá ser realizada uma renovação da trava, alterando a data final para 01/08/ – Clique em “Enviar”

41 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE perguntará se o usuário confirma a solicitação de Renovação da Trava e Impressão do contrato 1 – Clique em “Sim”

42 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Automaticamente, será exibida uma mensagem com a opção de abrir ou salvar um arquivo em pdf, com o contrato de trava que precisa ser impresso e assinado pela U.A. e Associado em questão 2 – Abra o documento e clique no ícone “Impressora” para realizar a impressão.

43 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Reimpressão do Contrato de Trava O usuário poderá reimprimir o Contrato de Trava : 1 – Clique no menu “Manutenção de Domicílio” 2 – Digite o CNPJ ou a Conta Corrente do Estabelecimento que o usuário deseja reimprimir o contrato de Trava 3 – Clique em “Buscar”

44 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá a lista de Trava de Domicílio, informando CNPJ, Razão Social, Bandeira, Situação, Observação e Período de Trava, referente ao Estabelecimento consultado 1 – Selecione o Estabelecimento que deseja solicitar a reimpressão do contrato de Trava 2 – Clique em “Reimprimir”

45 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário O SGE exibirá uma nova tela com os dados do Estabelecimento 1 – Clique em “Imprimir”

46 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Automaticamente, será exibida uma mensagem com a opção de abrir ou salvar um arquivo em pdf, com o contrato de trava que precisa ser impresso e assinado pela U.A. e Associado em questão 1 – Abra o documento e clique no ícone “Impressora” para realizar a impressão.

47 Passo a passo para a Manutenção de Domicílio Bancário Consulta do status da trava na CIP O usuário poderá consultar a situação da trava na CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) : 1 – Clique no menu “Consulta CIP” 2 – Digite o CNPJ que deseja consultar (em caso de CNPJ poderá ser informado apenas o raiz) 3 – Informe o tipo de consulta: CNPJ Completo ou Raíz CNPJ 4 – Clique em Buscar Importante: o SGE requisitará a informação para a CIP daquele associado e exibirá as informações de retorno. Caso seja exibida a mensagem “Tempo limite atingido, servidor não retornou resposta para a consulta”, aguarde alguns instantes e faça a consulta novamente.

48 Solicitação de Destrava em outros Bancos Este procedimento deve ser seguido somente na seguinte situação: Caso o Estabelecimento informe que a operação de manutenção de domicílio (trava) vigente com a outra instituição não foi demandada formalmente pelo próprio EC (documento assinado), e que este não possui nenhuma operação de crédito vigente com a respectiva instituição financeira e ao solicitar a destrava a instituição financeira não efetive a destrava. Procedimento a ser seguido nesta situação: 1.Abrir um incidente direcionado a Administradora de Cartões informando o nome do Banco, para que seja formalizada a demanda de destrava ao Banco detentor da Trava. 2. Após esta solicitação, a Instituição Financeira deverá comprovar a existência de operação de crédito com o cliente, de forma que fique justificada a manutenção do domicílio bancário. A comprovação deverá ser um termo ou “de acordo” em documento especifico assinado pelo associado em questão; 4. O Prazo do banco para apresentar tal documento é até 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data da solicitação da Administradora de Cartões ao Banco detentor da Trava; 5. No caso de tais documentos / comprovantes não serem apresentados pelo banco no prazo, a Administradora de Cartões poderá comandar então, a partir do 6º dia útil, a destrava do CNPJ em referência junto a CIP, a qual repassará esse registro às demais credenciadoras participantes do sistema.

49 Fluxo para solução de incidentes Cooperativa UA Conta Corrente Nº do EC CNPJ Bandeira que está sendo travada Período de trava (com data de início e fim) Descrição do problema (ex: solicitação de trava negada) Abrir incidente no Suporte à Cooperativa (8000, contendo as seguintes informações:


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