A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solução Completa de Pagamento Eletrônico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solução Completa de Pagamento Eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação

2 SCOPE Conciliação Definição
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Definição O módulo de conciliação atua no sentido de confrontar as informações e realizar o acerto eletrônico financeiro, bem como emitir relatórios e consultar resultados. OBSERVAÇÃO: Vale ressaltar que o lote de arquivos para conciliação podem ser obtidos através de contato com um representante da rede autorizadora.

3 Scope Conciliação Acessando o Scope Transf
O Scope Transf é um aplicativo com o objetivo de copiar as transações de um determinado período do banco de dados de TEF para o banco de dados de conciliação. Ao executar o Scope Transf, será incluído um novo ícone na barra de tarefas do Windows. Para abrir a interface do Scope Transf, clique no ícone e selecione a opção Abrir Configurador.

4 Scope Conciliação Para configurar o TRF basta clicar em configura e sempre deixar marcado o box ( transferir configurações)

5 Scope Conciliação Os campos devem ser configurados conforme o ambiente em que roda o banco produção e o conciliação. Testar as conexões dos dois bancos.

6 Scope Conciliação Clique em executar para fazer a transferencia do periodo desejado

7 Scope Conciliação Após a transferencia verificar se a conexão do ScopeCon esta ok. Caso não esteja configurar. Entrar com o mesmo usuario e senha utilizado no scope produção

8 SCOPE Conciliação O Menu "Arquivos"
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação O Menu "Arquivos" Na opção "Arquivos" encontramos funções relacionadas a impressão, exportação de dados e alteração de usuário corrente.As opções aqui apresentadas trabalham similarmente as suas opções correspondentes no módulo administrador.

9 SCOPE Conciliação O Menu "Manutenção"
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação O Menu "Manutenção" No menu "Manutenção" encontramos as opções referentes ao processo de conciliação propriamente dita, como o processo de importação de arquivos enviados pelas redes e alguns cadastros referentes ao batimento. O menu é composta das seguintes opções:

10 SCOPE Conciliação Selecionar o arquivo a ser conçiliado. Marcar todas as opções

11 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Após selecionar o arquivo a ser importado, o processo pode ser iniciado. Uma tela de status de conciliação será exibida para acompanhamento do usuário.

12 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Após o término da importação, o processo de conciliação automática está concluído, restando o processo de conciliação manual, abordada posteriormente. O processo relatado acima é o primeiro passo no processo de conciliação.

13 Cadastro de Resumo (POS)
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Cadastro de Resumo (POS) O cadastro de resumo permite o cadastramento do resumo de vendas dos equipamentos que geram transações fora do ambiente SCOPE, como por exemplo as máquinas chamadas "POS", utilizadas em estabelecimentos que não possuem sistemas de TEF centralizada.

14 Cadastro de Resumo (POS)
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Cadastro de Resumo (POS) Neste caso, se o cliente possuir, além do sistema centralizado este tipo de equipamento, pode utilizar a conciliação para realizar o trabalho de batimento também destas transações.

15 Cadastro de Resumo (POS)
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Cadastro de Resumo (POS) O cadastro mostra a visualização dos resumos de venda não enviados pela rede referentes ao POS ou máquina manual.

16 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Para cadastrar um resumo, clicar em "Incluir" e preencher os dados acima O número da maquineta deve estar previamente cadastrado através da opção "Cadastro de Maquinetas". As demais informações são inseridas manualmente

17 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação

18 SCOPE Conciliação Concilia Resumo(POS)
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Concilia Resumo(POS) A opção "Imprime Resultado" permite a impressão do relatório de conciliação na tela e posteriormente na impressora, através do Crystal

19 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Cadastro de Maquinetas Esta opção disponibiliza o meio de cadastramento para as maquinetas do tipo POS ou manual, utilizadas nos estabelecimentos. É através deste cadastro que o sistema disponibiliza a conciliação das transações realizadas pelo sistema de POS ou manual.

20 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Cadastro de Maquinetas É indispensável a inclusão das maquinetas utilizadas fora do sistema de TEF centralizada nesta opção, para que a base de cadastro esteja disponível para o batimento. A figura a seguir ilustra o cadastro em questão.

21 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Para incluir uma maquineta, selecionar o controle "Incluir" na barra de controle e preencher os dados do equipamento no formulário "Detalhe", que possui as informações mostradas na figura abaixo

22 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Os dados sobre as tarifas podem ser alterados, bastando para isso clicar em "Detalhe" e alterar o dados desejado, como mostra a figura a seguir. Cadastro de Tarifas Esta opção permite o cadastramento das tarifas cobradas por cada rede, afim de facilitar o batimento das cobranças realizadas por cada bandeira. A ilustração do cadastro é mostrada a seguir.

23 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação O Menu "Consulta“ O menu "Consultas" permite verificar o status das diversas transações existentes, sejam elas conciliadas ou não. O processo de filtragem é similar ao encontrado no módulo ScopeADM e tem como objetivo mostrar o resultado dos processos de conciliação eletrônica ocorridos durante a fase de entrada de arquivos. Este menu possui duas opções, como mostra a figura abaixo.

24 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Transações A opção "Transações" permite visualizar e acompanhar o status das diversas transações existentes na base de dados. As grades de transação agrupam as transações existentes por status, ou seja, as conciliadas, não conciliadas, conciliadas manualmente, os resumos e ajustes realizados.

25 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Transações Todos estes agrupamento podem ser exibidos de acordo com a montagem do filtro, que trabalha de maneira similar ao ScopeADM. A seguir ilustraremos a tela principal de consulta e suas opções de filtro. O filtro "Critério de Pesquisa" permite selecionar as transações por filial, PDV, rede, bandeira ou número do cartão. O box localizado a direita dá a opção de seleção por status de transação. Por default, todas as opção ficam marcadas. É possível também, filtrar as transações pela data de crédito, processamento ou pela data do arquivo importado das redes. As opções "TEF" e "POS" permitem que sejam selecionadas também as transações efetuadas fora do sistema centralizado, mas que foram enviadas nos arquivos das redes. Por último, temos disponível também a opção por intervalo entre datas, indicado no canto direto do filtro principal.

26 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Após aplicar o filtro, as transações devem ser exibidas nos respectivos grids. O grid de transações conciliadas exibe as informações das transações que obtiveram sucesso no cruzamento das informações entre o banco de dados Scope e os arquivos importados. Apresenta informações gerais sobre cada transação, como a data, NSU, número do cartão, status da conciliação, etc.

27 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Ao clicar na transação selecionada no grid, o aplicativo exibirá o detalhe sobre a transação, como mostra a ilustração abaixo. Na parte inferior temos a possibilidade de alterar o status da transação, inserir comentários sobre a alteração e confirmar. Na parte superior encontramos as informações gerais da transação, bem como o histórico do seu status.

28 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação A opção de transações não conciliadas exibe o resultado como a ilustração abaixo. Neste caso, constam as transações que divergem com o arquivo importado.

29 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Estas transações podem ser resolvidas, seguindo o mesmo procedimento descrito na exibição das transações conciliadas, isto é, clicando-se na transação desejada, mudando seu status , inserindo os comentários necessários e confirmando a transação, para que a mesma passe a fazer parte do grid das transações conciliadas. As transações resolvidas dessa forma passarão a fazer parte também do grid de transações conciliadas manualmente,conforme figura abaixo.

30 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação A consulta de resumos de venda diz respeito aos resumos de transações emitidos pelo sistema, no caso do Scope emitido através de uma função do ScopeClient, que disponibiliza este resumo e, no caso do POS, emitido pelo próprio equipamento durante o período de venda. O resumo é um apanhado das transações realizadas em um período. O grid classifica as transações segundo o resumo pertencente, isto é, podemos ter várias transações contidas em um único resumo. Estes resumos aparecerão no grid conforme a figura abaixo.

31 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação O grid de ajuste permite visualizar as transações que foram absorvidas durante o processo de conciliação eletrônica como compensações entre operações indevidas entre o estabelecimento e a rede, como uma transação OK que não foi creditada, uma tarifa debitada com valores imprecisos ou uma transação que foi cancelada pelo estabelecimento mas creditada pela autorizadora. Neste caso, a rede envia no lote estas informações para que sejam abatidos os devidos valores. Neste grid temos as informações das transações que foram envolvidas neste processo.

32 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação O grid de antecipações refere-se ao lançamento futuro de transações a serem creditadas e pode ser ilustrada na figura abaixo. Estes valores são mostrados quando uma antecipação de crédito é solicitada pelo estabelecimento para a autorizadora.

33 SCOPE Conciliação O Menu "Relatórios"
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação O Menu "Relatórios" Esta opção disponibiliza a tela de seleção de critérios para emissão de relatórios. Temos neste menu as opções ilustradas abaixo.

34 SCOPE Conciliação Créditos por Filial
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Créditos por Filial Esta opção permite, através da seleção de critérios pelo filtro mostrado na figura abaixo, emitir um relatório classificado por filial das transações que possuem as características informadas no filtro "Tipos de Informação a considerar", "Forma de Captura" e "Opções de Data".

35 Solução Completa de Pagamento Eletrônico
SCOPE Conciliação Se algum resultado for produzido um relatório similar ao ilustrado abaixo será exibido.

36 Resumo de Créditos Filial/Bandeira
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Resumo de Créditos Filial/Bandeira Esta opção utiliza o mesmo layout do filtro de critério anterior para gerar um relatório classificado por filial e bandeira.

37 Resumo de Créditos por Data/Bandeira
Solução Completa de Pagamento Eletrônico T153 SCOPE Conciliação Resumo de Créditos por Data/Bandeira Esta opção utiliza o mesmo layout do filtro de critério anterior para gerar um relatório classificado por data e bandeira. 


Carregar ppt "Solução Completa de Pagamento Eletrônico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google