A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu."— Transcrição da apresentação:

1 Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu

2 Toda Matéria emite um Campo, que é Energia. Essa Energia se manifesta com uma Força, que pelo seu deslocamento é capaz de produzir Trabalho. Biofísica Básica, 2005, pag.13 Objetos, corpo, alimentos – caracterizado pela massa. Energia : Pelo calor, luz, som,trabalho físico É uma ação, produto da massa pela aceleração Pode produzir Energia; Principal atividade do ser vivo. Contração muscular, síntese de proteínas

3 Além de fornecer a energia necessária à manutenção da vida, os nutrientes orgânicos fornecem matéria prima para a célula produzir novas moléculas. Amabis/Martho, 2010 Metabolismo: metabole (grego). O metabolismo é geralmente dividido em anabolismo e catabolismo.

4 ANABOLISMO (Reação de condensação ou síntese) Produção de novas substâncias a partir de substâncias mais simples. Quase todas as enzimas envolvidas na transferência de elétrons dos processos anabólicos têm como coenzima para transporte de elétrons o fosfato de dinucleótido de nicotinamida-adenina (NADP+).

5

6 Os polirribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Ex. eritroblasto – síntese de hemoglobina; eritroblasto – síntese de hemoglobina; cianoblasto – produtora de hemocianina cianoblasto – produtora de hemocianina embrionárias e as de tumor; embrionárias e as de tumor; Caliciformes (intestino) Caliciformes (intestino) fibroblastos (MEC) fibroblastos (MEC) plasmócitos (anticorpos) plasmócitos (anticorpos)

7 Como a biossíntese resulta em tamanho e complexidade de estrutura aumentados, ela requer fornecimento de energia livre e isto é realizado pela quebra de ATP em ADP e fosfato. De todos os alimentos que comemos os Lipídeos fornecem a fonte de energia mais concentrada. Por grama eles produzem 9Kcal comparados com 4Kcal de carboidratos e proteínas; A via catabólica que libera esta energia é chamada de Ciclo dos ácidos graxos.

8 CATABOLISMO (Reação de decomposição ou análise) Reações em que há degradação de substâncias complexas em outras mais simples. O principal transportador citosólico de elétrons nos processos catabólicos é o dinucleótido de nicotinamida-adenina (NAD+).

9

10 A energia de que os microrganismos necessitam para sustentar os processos anabólicos do crescimento microbiano ( biosíntese de macromoléculas para duplicação dos constituintes celulares durante o crescimento), para manutenção das estruturas e da homeostase celulares ( regulação do pH do citosol), e para o movimento é obtida por reações catabólicas

11 As células operam a temperatura constante torna- se necessário o uso de reações químicas como forma de transferência e armazenamento de energia. Neste sentido as células utilizam o acoplamento de reações para que a energia de uma reação espontânea possa ser utilizada no favorecimento de reações não espontâneas.

12 Moléculas orgânicas nutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas provenientes do meio ambiente ou dos reservatórios de nutrientes da própria célula são degradados por reações consecutivas em produtos finais menores e mais simples. O catabolismo é acompanhado pela liberação da energia livre inerente à estrutura complexa das grandes moléculas orgânicas


Carregar ppt "Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google