A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geral Multigrid É um sistema expansível, constituído por células independentes, de espaço limitado, que cria uma barreira contra a erosão e estruturas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geral Multigrid É um sistema expansível, constituído por células independentes, de espaço limitado, que cria uma barreira contra a erosão e estruturas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Geral Multigrid É um sistema expansível, constituído por células independentes, de espaço limitado, que cria uma barreira contra a erosão e estruturas de fundação. O sistema Multigrid é usado na: –Estabilização de estradas. –Barreiras contra a erosão em declives de pendente acentuada. –Estrutura de paredes de retenção. Multigrid tem uma durabilidade garantida por um período mínimo de 25 anos quando aplicado em solos naturais com 4<pH<9 e com temperaturas de solo ambiente ate aos 60º centigrados. O fabricante cumpre com ISO 9001:2000. Multigrid está certificado pelo Departamento de Obras Públicos de Israel, Polónia, Rússia e Lesoto

3

4 Background “Cellular Confinement Systems” (sistema de células limitadas) foi inicialmente desenvolvido pelo exercito dos Estados Unidos em 1970 para a construção, de estradas, pistas para aviões, etc., em terreno mole e debaixo de condições climáticas muito húmidas e de grandes chuvas. Foi comprovado que a utilização de uma camada fina, de células cheias com areia, sobre uma base mole, ofereceria uma significativa maior capacidade de suportar cargas, quando comparado com pisos de terra compactada. O polietileno de alta densidade (HDPE) oferecia uma solução ideal em termos de robustez, durabilidade, facilidade de manuseio e economia. O sistema Multigrid pode ser usado com uma variedade de materiais de enchimento - terra, agregados, cimento, etc. – em função da sua utilização. Como limita o movimento do material de enchimento, ao mesmo tempo que permite a passagem livre de água através da camada que cria, o sistema pode ser usado na construção de estradas de gravilha, repavimentação de estradas, protecção de encosta assim como na construção de canal aberto.

5 O princípio de Multigrid Distribuição de cargas

6 O princípio de Multigrid

7 Características e tipos Multigrid é caracterizado pela sua aparência de colmeia de abelha, na qual as dimensões individuais da célula poderão variar conforme o tipo de terra e aplicação. A sua fabricação utiliza um Polietileno de alta densidade (H.D.P.E) ALTURA DA CÉLULA: 50, 75, 100, 125, 150, 200 MM DENSIDADE DA CÉLULA: 10, 15, 20, 25, 30, 35, 45 CÉLULAS por M2 CORES DISPONÍVEIS: Preto, castanho claro, verde

8 Aplicações Aterro lateral Protecção de encostas Protecção de Canais de corrente Muros de protecção Estradas

9 Erosão A erosão ocorre quando as forças provocadas pela água, ou vento, deslocam e transportam partículas de terra. O grau de erosão depende de: –Da força da água e vento. –Das dimensões da encosta (altura, comprimento e pendente). –Do tipo de terra. As células do sistema Multigrid podem ser preenchidas com terra, areia, pedras, cimento, etc. O material de enchimento é protegido pela célula, prevenindo assim a sua remoção pelas forças da erosão. Cada célula funciona como que se fosse uma pequena barragem permitindo que água ou vento passem sobre a camada de cima sem remover o material de enchimento. No caso de ser usado o cimento como material de enchimento da célula, o sistema protegerá da erosão da água e do vento, toda a camada de terra inferior.

10 Terra e gravilha Estradas de gravilha e “in –situ” estradas de terra, poderão ser construídas com Multigrid sem grande despesa A capacidade destas células, de suportar e distribuir cargas, permite que estas estradas possam ser construídas com uma preparação mínima (nivelação apenas). Uma poupança considerável será obtida usando terra local como material de enchimento assim eliminando os custos provenientes da importação de material de enchimento necessário para a construção. Células de 100 mm enchidas com areia, equivale, pelo menos, a 300mm cascalho arenoso ou 250mm de pedra moída Adicionalmente, os custos de manutenção serão reduzidos a um mínimo, devido ao facto da eliminação de regos. Se for necessário, Multigrid pode ser retirado do local logo que a estrada deixar de ser utilizada, voltando esta superfície á sua condição original.

11

12

13

14

15

16 Multigrid No Contexto Africano Devido á capacidade do produto reduzir dramaticamente a erosão e o desgaste no uso da estrada, Multigrid reduz a necessidade do seguinte: –Importação de material de enchimento –Redução nos custos de terraplenagem –Água de construção importada –Perito especializado na construção de estradas –Envolvimento da Comunidade Local Multigrid pode ser instalado e mantido apenas por pessoas das aldeias sem qualificação técnica necessária, assim como evita o uso de equipamentos, nomeadamente de terraplanagem.

17

18

19

20 Muros de suporte Um muro de suporte de gravidade Multigrid é construída adicionando as células terra local e/ ou agregado. Um dos benefícios extras, é que a parte de fora das células pode ser plantada com vegetação, dando assim um aspecto agradável e compatível com o meio ambiente. A capacidade de expansão dos painéis, aumenta também a grossura efectiva do muro de retenção. Por este motivo as paredes podem atingir uma altura considerável sem ser necessário o uso de elementos de reforço adicionais.

21

22

23 Protecção de Canais e ribeiros Multigrid pode ser usado na prevenção de erosão dos canais e o leito dos ribeiros. –Quando existem possibilidades de fortes correntes, cimento deve ser usado para a prevenção de erosão. –A utilização de células geológicas permite a redução de grandes quantidades de cimento, principalmente no caso de diques íngremes, devido ao facto de o cimento estar contido dentro das células, não se verificarão deslizamentos.

24

25 Reservatórios de água e de esgotos Multigrid pode ser usado como suporte de carga na base e nas paredes laterais dos reservatórios de água ou esgoto. Os custos de construção consequentemente serão reduzidos. Alem disso, as membranas de terra de menor grossura podem ser usadas para selar o reservatório, contribuindo para uma maior poupança sem pôr em risco a qualidade do projecto.

26

27 Instalação da Multigrid Para estrada de gravilha 1.A camada superior da estrada é retirada e armazenada paralelamente ao lado da estrada, numa fiada uniforme, como formando uma barreira contra o vento. 2.A compactação “in-situ” não será necessária 3.Multigrid aplicada na área da Estrada 4.As células preenchidas com material “in-situ” 5.Compactação da camada de desgaste

28

29 Transporte e manuseamento de Multigrid 2km (10.000 m2) podem ser transportados em contentores de navegação de 20pés. Reduzindo os custos de entrega no local de construção. O material é empacotado de maneira a ser carregado e descarregado á mão.

30

31 Multigrid no Lesoto Em 2008, no Lesoto, foi instalada uma tira de 0.5Km’s numa secção de estrada de grande pendente e bastante afectada pela erosão. Depois de um tráfego continuo e chuva, ate hoje, a superfície permanece sem ter sido necessário uma manutenção extra e a erosão na faixa de rodagem tem sido dramaticamente reduzida. A Instalação foi feita á mão com o mínimo de utilização de equipamento.

32 Estrada do Lesoto antes e depois do Multigrid Antes Depois

33 Multigrid Na Tanzânia. Uma instalação 12 Km na região costeira de Mtwara foi executada utilizando apenas areia de praia com apenas uma granulometria. Camiões de 35 toneladas, utilizados na exploração petrolífera, utilizaram essa estrada no transporte de equipamento pesado, sem que a mesma tenha tido necessidade de manutenção. Para a instalação não foi necessário usar água ou pré compactação.

34 Multigrid NA TANZANIA

35 Multigrid Na Uganda Em 2008 uma instalação de 15 KM foi realizada na região de Lake Albert na Uganda em terrenos com uma percentagem alta de argila. O tráfego permanente de camiões de carga com equipamento pesado na estrada de gravilha, não provocou necessidade de manutenção ou de interrupção. Pós compactação foi realizada depois da instalação.

36 Multigrid NO UGANDA

37 Multigrid - um produto para todas as necessidades da sua estrada: Estradas Taludes Valas de drenagem

38 OBRIGADO

39

40

41

42

43 Contactos GRANT ALDRIDGE – Director grant@Multigridafrica.com Tel: (+27) 82 377 3715 Skype: grant.aldridge11 Fax : +27(0) 86599 1738 BROOKE BUSSELL – Director brooke@Multigridafrica.com Tel: (+23) 0737 8005 Skype: brooke.bussell1 Fax: +27(0) 86599 1738


Carregar ppt "Geral Multigrid É um sistema expansível, constituído por células independentes, de espaço limitado, que cria uma barreira contra a erosão e estruturas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google