A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zonas de vertente São constituídas essencialmente por materiais rochosos; Apresentam um declive acentuado; Pode possuir vegetação; Estão sujeita à acção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zonas de vertente São constituídas essencialmente por materiais rochosos; Apresentam um declive acentuado; Pode possuir vegetação; Estão sujeita à acção."— Transcrição da apresentação:

1

2 Zonas de vertente São constituídas essencialmente por materiais rochosos; Apresentam um declive acentuado; Pode possuir vegetação; Estão sujeita à acção de processos de erosão.

3 Fig1: Grand Canyon (USA) Fig2: zona de vertente

4 Grande preocupação: movimento de massas. Um terreno sem suportes fica facilmente desamparado sujeito a movimentos de massas. Estes são movimentos de grandes quantidades de matéria rochosa, normalmente de forma brusca e inesperada, ao longo de uma vertente.

5 Fig3, 4,5: exemplos de movimentos de massa Fig3: Fig5: Fig4:

6 O que o provoca? Factores como a erosão, nomeadamente a água, e os seres vivos (homem), contribuem para a degradação dos terrenos; O tipo de solo; Grau de declive da vertente; Sismos; Presença ou não de vegetação; Mau ordenamento do território;

7 Que soluções para a prevenção de movimentos de massa? A construção de obras humanas exige um cuidado especial na consolidação das vertentes, face à implementação de certas estruturas numa determinada região. Na maioria das vezes, o descuido na estabilização das vertentes pode ter consequências muito graves, como por exemplo: A perda de bens; A perda de infra-estruturas (que ficam inutilizadas ou inactivas por longos períodos de tempo); …

8 Fig6: ex. de perda de infra-estruturas Fig7: ex. de infra-estruturas inutilizadas

9 As soluções a adoptar para ter um vertente estável podem ser conseguidas através de: a) Construção de muros de suporte com sistemas de drenagem: -Evitam que a água acumulada no solo provoque o movimento das partículas que o constituem e o empurrem para as vias de comunicação.

10 b) Reforços com arbustos ou outras espécies vegetais de crescimento rápido: - as raízes das arvores provocam o efeito de ancoragem nos solos. c) Implementação de redes metálicas: - Vai evitar o desabamento de blocos rochosos nas vias de comunicação. Fig8 e 9: muros com redes metálicas

11 Glossário: Zonas de vertente: são locais de constituição rochosa d forte inclinação. Movimento de massas: movimentos de grandes quantidades de matéria rochosa, normalmente de forma brusca e inesperada

12 Bibliografia: Livros: -Gramaxo, Fernanda e outros, Terra, Universo de Vida, páginas 23 à 28, 2ª Parte, Geologia, Porto Editora, Portugal, 2007; Sítios na web: evertente/;

13 Trabalho realizado por: Daniel Barata nº5 11ºC Fábio Duarte nº 9 11ºC Bruno Borges nº 3 11ºC


Carregar ppt "Zonas de vertente São constituídas essencialmente por materiais rochosos; Apresentam um declive acentuado; Pode possuir vegetação; Estão sujeita à acção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google