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IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O estudo das Doutrinas Bíblicas.

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Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O estudo das Doutrinas Bíblicas."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O estudo das Doutrinas Bíblicas

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O termo Soteriologia está alicerçado sobre a palavra grega sotería, que significa livramento, salvação.  Nesta unidade, vamos analisar como Deus planejou a salvação do homem antes da fundação do mundo, a questão da eleição do homem para a salvação, a discussão teológica acerca da predestinação e do livre-arbítrio, a aplicação da salvação no homem e processo prático da salvação.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Deus conhecendo por antecipação a queda moral e espiritual do homem, planejou sua salvação com base no seu amor e misericórdia.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 –A história da salvação planejada por antecipação  As Escrituras revelam que muito antes de Deus pensar em criar o universo, Ele previu alguns acontecimentos que sucederiam a sua criação. ▪ 1.1.1 - A Previsão da queda dos seres criados antes da fundação do mundo ▪ 1.1.2 – A previsão da redenção do homem antes da fundação do mundo ▪ 1.1.3 – A previsão da eleição dos homens para a salvação antes da fundação do mundo ▪ 1.1.4 – A previsão da predestinação do homem para a salvação antes da fundação do mundo

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – A salvação como expressão da graça de Deus  A verdade fundamental a respeito da salvação é que o Deus soberano e de amor, sem nenhuma razão aparente, escolheu manifestar a sua bondade aos homens, perdoando os seus pecados.  1.3 – A salvação como manifestação da graça de Deus  A manifestação da graça de Deus na história do homem fica evidente quando logo após a queda do homem, e depois julgá-lo, Deus não o executa imediatamente, mas permite que ele continue vivendo e adia a execução da punição pelos pecados para o futuro. ▪ 1.3.1 - A graça comum ▪ 1.3.2 - Graça salvadora ou especial ▪ 1.3.3 – A graça previniente ▪ 1.3.4 – A graça eficaz ▪ 1.3.5 – A graça irresistível ▪ 1.3.6 – A graça suficiente

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A doutrina da eleição é uma das doutrinas bíblicas mais discutidas pelos teólogos ao longo da história.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.1 – A base da doutrina da eleição  A eleição é o ato soberano de Deus em graça, pelo qual ele escolheu Jesus Cristo para a salvação de todos aqueles que de antemão o aceitariam como salvador.  2.2 – Tipos de eleição  A eleição divina do homem para a salvação pode ser analisada de acordo com duas correntes teológicas mais tradicionais: a calvinista e a arminianista ▪ 2.2.1 – A eleição incondicional ▪ 2.2.2 – A eleição condicional ▪ 2.2.3- Supralapsarismo – A eleição ocorrida antes da queda ▪ 2.2.4- Inflapsarismo – A eleição ocorrida depois da queda

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Uma outra questão doutrinária que tem gerado muita discussão entre os teólogos quando se trata da doutrina da salvação é a questão da predestinação e do livre-arbítrio.  Neste capítulo, definiremos o que é predestinação e também a questão do livre- arbítrio, analisando a sua abrangência dentro da teologia.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.1 - A doutrina da predestinação  A doutrina da predestinação é um instrumento bíblico revelado por Deus ao apóstolo Paulo (60 d.C) e está presente em várias de suas epístolas. ▪ 3.1.1 – Definição de predestinação ▪ 3.1.2 – Predestinação baseada na soberania de Deus ▪ 3.1.3 – Predestinação baseada na presciência de Deus ▪ 3.1.4 – Predestinação de atos ▪ 3.1.5 – Predestinação de pessoas ▪ 3.1.6 – Dupla predestinação ▪ 3.1.7 – Predestinação e fatalismo

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 - A doutrina do livre-arbítrio  A discussão a respeito do livre-arbítrio humano começou no início do séc.V, com a chamada controvérsia pelagiana, uma série de discussões ligada à natureza humana, ao pecado e à graça de Deus.  3.3 - Os cincos pontos da teologia arminianista da salvação  A teologia arminianista da salvação foi adotada por várias igrejas ao longo da história, dentre elas a assembléia de Deus. ▪ 3.3.1 – O livre-arbítrio do homem ▪ 3.3.2 – A eleição condicional ▪ 3.3.3 – A expiação ilimitada ▪ 3.3.4 – A graça resistível ▪ 3.3.5 – A perda da salvação

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.4 – Os cinco pontos da teologia calvinista da salvação  Calvino foi um dos maiores expositores da Bíblia na época da reforma e um dos mais ardorosos defensores da soberania de Deus na salvação do homem. ▪ 3.4.1 – Depravação total e perda do livre-arbítrio ▪ 3.4.2 – A eleição incondicional ▪ 3.4.3 – A expiação limitada ▪ 3.4.4 – a graça irresistível ▪ 3.4.5 – A perseverança dos santos

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A salvação é uma experiência individual a que todo homem tem acesso no momento que entende o projeto elaborado por Deus desde a eternidade.  Por isso, neste capítulo, vamos analisar a questão da explicação dos pecados, a conversão e os conceitos.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.1 – A experiência da conversão  A palavra conversão literalmente significa ´ virar- se para a direção oposta ´. Na Bíblia, essa palavra é usada para descrever a mudança total que ocorre na vida da pessoa que abandona o pecado e vem a Cristo (I Tess. 1.9). ▪ 4.1.1 – O arrependimento ▪ 4.1.2 – A fé

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – A aplicação da expiação  Com a queda, o homem quebrou uma lei divina e se tornou passível de condenação.  4.3 – A extensão da expiação  A obra expiatória de Jesus teve o propósito de redimir o homem dos seus pecados, mas a maior discussão entre alguns teólogos é a respeito da extensão e dos efeitos da expiação. ▪ 4.3.1 – A expiação ilimitada ▪ 4.3.2 – A expiação limitada ▪ 4.3.3 – A expiação universal

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.4 – O conceito sinergista  A palavra sinergista vem do termo grego composto que significa “trabalhar junto com”.  4.5 - O conceito monergista  O conceito monergista é radicalmente oposto ao sinergismo.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.6 – O ensino calvinista  João Calvino ensinava que Deus de antemão já havia escolhido e predestinado o homem para a salvação.  4.7 – O ensino arminianista  Jacó Armínio ensinava que, baseado em sua presciência, Deus escolheu e predestinou para a salvação todos os que creriam em Cristo.

17 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A salvação não é uma experiência estanque, mas dinâmica.  Neste capítulo, abordaremos a experiência da justificação, adoção, regeneração, santificação e glorificação.

18 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.1 – A justificação  Justificação é o ato pelo qual Deus declara justo o pecador que violou sua lei divina. ▪ 5.1.1 – Justo e justificador ▪ 5.1.2 – A justificação mais que perdão ▪ 5.1.3 – Obtenção e manutenção da justificação ▪ 5.1.4 – Justificação pela fé ou pelos obras ▪ 5.1.5 – Justificação pela fé

19 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – A regeneração  A regeneração é a obra sobrenatural e instantânea de Deus que concede nova vida ao pecador que aceita a Cristo como salvador. ▪ 5.2.1 – A necessidade da regeneração ▪ 5.2.2 – O meio da regeneração ▪ 5.2.3 – O milagre da regeneração ▪ 5.2.4 – A luta entre a carne e o espírito ▪ 5.2.5 – A evidência da regeneração

20 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.3 – A adoção  A adoção é um processo legal pelo qual o homem pecador se torna filho de Deus. ▪ 5.3.1 – Predestinados para filhos de adoção ▪ 5.3.2 – A condição do crente e de Jesus como filhos de Deus ▪ 5.3.3 – Resultados da adoção ▪ 5.3.4 – O crente como irmão de Jesus

21 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.4 – A santificação  A santificação é o processo pelo qual o crente é transformando progressivamente e moralmente na imagem de Cristo, tornando-se cada vez mais parecido com Deus. ▪ 5.4.1 – Santificação progressiva  5.5 – A glorificação  A glorificação é um ato culminante da obra redentora de Deus no homem.

22 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Conclusão  Esta série de estudos nos permite concluir que a fé do cristão deve estar fundamentada em]m uma doutrina bíblica, profunda e sadia para que possa crescer e amadurecer diante de Deus.


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