A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos)"— Transcrição da apresentação:

1 A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos)
A escolha da profissão é um processo difícil na vida de qualquer jovem, mas no Brasil essa dificuldade é acentuada pela falta de orientação vocacional e informação profissional nas escolas.

2 ... a orientação profissional e vocacional não constam no currículo!
Embora o Art.1º § 2º da Lei nº 9.394/96 diga que o Ensino Médio deve garantir a preparação e orientação básica do aluno para a sua integração ao mundo do trabalho... ... a orientação profissional e vocacional não constam no currículo!

3 No Brasil, a maioria dos estudantes tem que tomar uma decisão muito cedo, sem qualquer tipo de orientação vocacional. Escolhem determinadas carreiras, muitas vezes, influenciados por moda, pelos pais, por amigos ou parentes bem ou mal sucedidos em suas escolhas, por ilusão de segurança e retorno financeiro, sucesso e/ou status… o superior comple É UMA DECISÃO MUITO IMPORTANTE, QUE NÃO DEVE SER TOMADA NO ESCURO! Muitas vezes, não escolhem outras carreiras por medo de não dar conta ou desconhecimento do leque de possibilidades profissionais que estas áreas têm a oferecer.

4 INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO
E uma carreira bem-sucedida, na realidade, envolve muitas questões. Envolve talento, vocação, dedicação e investimento. Por isso, você precisa planejar com calma e pensar passo a passo no seu futuro profissional. São três os pontos fundamentais que devem ser considerados com muito cuidado: AUTOCONHECIMENTO MERCADO DE TRABALHO INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

5 AUTOCONHECIMENTO A busca de autoconhecimento pode ser feita de várias formas. Converse com parentes e amigos. Eles podem ter opiniões interessantes a seu respeito e fazer sugestões pertinentes... OU NÃO!!! Procure a ajuda de especialistas em orientação vocacional, e psicologia aplicada. Estes profissionais aplicam testes, fazem entrevistas e promovem dinâmicas de grupo com pessoas em situação semelhante à sua.

6 Portanto, leve em conta o que você gosta!
Um grupo de psicólogos americanos fez um grande estudo e concluiu que decisões de carreira devem ser baseadas não só na aptidão, mas nos interesses mais profundos. Portanto, leve em conta o que você gosta!

7 Responder a estas perguntas com atenção é um primeiro passo!
Procure também refletir - e escrever - sobre si mesmo. Quais são meus desejos, talentos e interesses? Quais são minhas qualidades e minhas limitações? Quais as minhas principais características pessoais? Como posso pagar meus estudos e projetos? Responder a estas perguntas com atenção é um primeiro passo!

8 Procure ajuda! CIEE http://www.ciee.org.br/portal/apoio/oip/index.asp
Centro de Psicologia Aplicada - CEPA Instituto de Psicologia – SPA UFF Serviço de Psicologia Aplicada – SPA / PUC Rio Divisão de Psicologia Aplicada – UFRJ Serviço de Psicologia Aplicada - SPA/ UERJ Fundação Mudes Procure ajuda! Esses serviços especializados, especialmente os oferecidos pelas universidades, costumam ter custo simbólico ou serem até gratuitos!

9 MERCADO DE TRABALHO No Brasil, poucos jovens escolhem carreiras científicas. 1% dos ingressantes nas universidades faz opção por ciências exatas 1,5% opta por ciências da vida. (INEP/MEC, 2008) A desinformação é um dos fatores da baixa procura pelas carreiras em ciência.

10 POUCA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
POR QUE POUCOS JOVENS ESCOLHEM CARREIRAS CIENTÍFICAS? Pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência Unesco/Museu da Vida/Fiocruz/Labjor/MCTI, 2010 ● 2016 entrevistados em todo o país ● Maiores de 16 anos, sendo 25% dos 25 aos 34 anos ● Todos os níveis de escolaridade, sendo 30% com EM completo e ES incompleto ● 65% com renda entre 1 e 5 salários mínimos. POUCA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 36,7% dos entrevistados dão como razão de sua falta de interesse em ciência e tecnologia o fato de NÃO ENTENDER. 91,7% nunca foram a um museu ou centro de ciências. 78% nunca foram a um jardim zoológico ou jardim botânico. Apenas 17,9% souberam citar alguma instituição que se dedique a fazer pesquisa científica no Brasil. Apenas 12,2% souberam citar um cientista brasileiro importante.

11 Hoje existe uma consciência de que os países ricos
são ricos porque investiram em ciência e tecnologia, e não o contrário. Para se tornar mais competitivo, o Brasil precisa investir cada vez mais em ciência, tecnologia e inovação. Precisamos entender de uma vez por todas que esse é o caminho para o crescimento.

12 Precisa-se de profissionais bem preparados.
No Brasil, são muitos os desafios. Precisamos construir conhecimento e propostas de uso sustentável para a biodiversidade da Amazônia e dos outros biomas brasileiros. Temos áreas com enorme potencial petrolífero, hidrelétrico e para energias alternativas - eólica e solar,por exemplo. Precisa-se de profissionais bem preparados.

13 Precisamos nos preparar para enfrentar as mudanças climáticas, aumentar a produção agrícola para alimentar mais pessoas, desenvolver novos fármacos a partir da nossa imensa biodiversidade, transformar a educação básica para termos melhores universitários... Enfim, é URGENTE despertar o interesse dos jovens para áreas estratégicas.

14 é o número de professores de Física que faltavam no país em 2008.
70 mil é o número de professores de Física que faltavam no país em 2008. (Capes, 2008) Você sabia que... 200 mil a um milhão é o número de engenheiros que o Brasil precisará até 2022 (dependendo da taxa de crescimento do país) (IPEA, 2010) Segundo o Ministério da Educação, precisamos formar 20 mil doutores até Para tanto, em 2015 deveriam entrar no doutorado 25 mil candidatos. Em 2011 entraram oito mil; precisaríamos então triplicar o número em quatro anos.

15 No entanto, as escolhas de curso superior dos jovens brasileiros não priorizam as áreas que o país mais precisa para se desenvolver... E que, portanto, oferecem mais e melhores oportunidades de trabalho. CURSO MATRÍCULAS Administração Direito Engenharia Medicina 97.994 Biologia 83.212 Química 26.795 Matemática 13.472 Física 12.626 O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial, mas em 47º no ranking de inovação. Para avançar, precisa de recursos humanos qualificados, especialmente em engenharia, ciências exatas e da vida. (FINEP, 2011) (Sinopse da Educação Superior, INEP/MEC, 2009) Engenharia: Ciências da Vida: Ciências Exatas: Total de matrículas:

16 Para contribuir para mudar esse quadro, é preciso mudar a forma como temas científicos são apresentados na educação básica. Do contrário, corremos o risco de perder vários ‘Pelés’ da ciência!!

17 FORMAR BONS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Uma pesquisa mundial sobre a relevância do ensino de ciências, chamado Projeto ROSE, que envolve mais de 45 países e investiga o que jovens concluintes do ensino médio consideram importante no aprendizado de C&T, apresentou alguns resultados interessantes. Dentre eles, descobriram que professores influenciam mais que a família ou os amigos na escolha do curso superior. Então, é importante: FORMAR BONS PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA DESPERTAR MAIS VOCAÇÕES CIENTÍFICAS E ATRAIR MAIS JOVENS PARA ESSAS CARREIRAS!

18 No nível do ensino superior, temos outro problema
No nível do ensino superior, temos outro problema. Cerca de 40% dos alunos matriculados nas universidades públicas, que são as mais disputadas, abandonam o curso antes do fim, segundo dados do INEP/MEC de A isto chamamos evasão. Vejam o exemplo da engenharia na Escola Politécnica da USP: Em 2010, a Poli-USP ofereceu 180 mil vagas. Apenas 150 mil foram preenchidas. Saíram formados neste ano apenas 35 mil (20%) Segundo o diretor, apenas um em cada quatro formados tem realmente uma boa qualificação.

19 No entanto, nossa sociedade consome ciência e, portanto,
é um bom lugar para cientistas. Vivemos num tempo em que ciência e a tecnologia estão em absolutamente tudo. Toda melhoria social que vivenciamos vem da ciência: os medicamentos, a comunicação, a educação, o conforto, o alimento, a economia, o transporte...

20 Por trás de tudo isso, tem um cientista
Por trás de tudo isso, tem um cientista. Ou melhor, vários - com interesses diferentes e metodologias de trabalho diversas, mas com algo em comum: a vontade de contribuir para construir um mundo melhor.

21 INFORMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES
Os jovens precisam ganhar consciência sobre os assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Para ser um cidadão hoje, é preciso ter opinião sobre vários temas ligados à ciência, pois se você não participar das decisões, alguém vai tomá-las por você...

22 Será que atitudes individuais podem contribuir para minimizar os efeitos das mudanças climáticas? Como? E as pesquisas com células-tronco, você apoia? Por quê? Você é contra ou a favor do uso de energia nuclear? Por quê?

23 É por isso que lançamos o site ProfiCiência:
para mostrar aos jovens brasileiros as possibilidades de carreira existentes nas diversas áreas da ciência.

24 Procuramos informar e estimular:
» aqueles jovens que ainda não sabem no que querem trabalhar » os que já têm alguma ideia, mas não conhecem bem as opções » os que já estão na faculdade, mas ainda não conhecem as possibilidades em pesquisa » os pais e professores interessados em ajudar os jovens nesse processo

25 Então agora... Vamos navegar!!!!


Carregar ppt "A ESCOLHA DA CARREIRA (a partir de 13 anos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google