A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais Prof.ª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais Prof.ª"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho

2 Software Legado O que é Software Legado? Sistemas de software legado (...) foram desenvolvidos décadas atrás e têm sido continuamente modificados para satisfazer a mudanças nos requisitos do negócio e nas plataformas de computação. [DAY99] É preciso descartar todo sistema legado? Como lidar com as eminentes evoluções?

3 Software Legado Quando ocorrem evoluções um sistema legado precisa ser reengenheirado de modo que permaneça viável no futuro. O objetivo da engenharia de software moderna é conceber metodologias que sejam fundamentadas na noção de evolução, ou seja, a noção de que sistemas de software modificam-se continuamente, novos sistemas são construídos a partir dos antigos e... Todos precisam interoperar e cooperar uns com os outros [DAY99]

4 Evolução do Software Lei da Modificação Contínua (1974) Lei da Complexidade Crescente (1974) Lei da Auto-Regulação (1974) Lei a Conservação da Estabilidade Organizacional (1980) Lei da Conservação da Familiaridade (1980)

5 Projeto de Software Quando, como e por que se começa um projeto de software? Necessidade de corrigir um defeito em uma aplicação existente? Necessidade de adaptar um sistema legado para mudar o ambiente do negócio? Necessidade de estender as funções e características de uma aplicação existente? Necessidade de se criar um novo produto, serviço ou sistema? Um projeto de software sempre iniciará de uma necessidade!

6 Questões 1. O que você entendeu por Lei das Conseqüências não Pretendidas? Dê alguns exemplos. 2. Dê exemplos (tanto positivos como negativos) que indicam o impacto do software na nossa sociedade. 3. Responda com suas próprias palavras: a. Por que leva tanto tempo para concluir um software? b. Por que os custos de desenvolvimento são tão altos? c. Por que não podemos achar todos os erros antes de entregar o software aos clientes? d. Por que gastamos tanto tempo e esforço mantendo programas existentes? 4. Quais as diferenças entre site e software? 5. Muitas aplicações modernas modificam-se freqüentemente. Sugira alguns modos para se construir software que não se deteriore com as modificações. 6. Considere as 7 categorias de software apresentadas nessa aula. Pode a mesma abordagem de engenharia de software ser aplicada a cada uma delas? Justifique sua resposta.

7 Questões 7. À medida que o software torna-se mais difundido, os riscos para o público (por causa de programas errados) tornam-se uma preocupação crescente e significativa. Desenvolva um cenário catastrófico e realístico (diferente do erro do ano 2000) em que a falha de um programa de computador pode provocar grande prejuízo econômico ou humano.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais Prof.ª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google