A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho

2 Software Legado O que é Software Legado?
Sistemas de software legado (...) foram desenvolvidos décadas atrás e têm sido continuamente modificados para satisfazer a mudanças nos requisitos do negócio e nas plataformas de computação. [DAY99] É preciso descartar todo sistema legado? Como lidar com as eminentes evoluções?

3 Software Legado Quando ocorrem evoluções um sistema legado precisa ser “reengenheirado” de modo que permaneça viável no futuro. O objetivo da engenharia de software moderna é “conceber metodologias que sejam fundamentadas na noção de evolução”, ou seja, a noção de que “sistemas de software modificam-se continuamente, novos sistemas são construídos a partir dos antigos e ... Todos precisam interoperar e cooperar uns com os outros” [DAY99]

4 Evolução do Software Lei da Modificação Contínua (1974)
Lei da Complexidade Crescente (1974) Lei da Auto-Regulação (1974) Lei a Conservação da Estabilidade Organizacional (1980) Lei da Conservação da Familiaridade (1980)

5 Projeto de Software Quando, como e por que se começa um projeto de software? Necessidade de corrigir um defeito em uma aplicação existente? Necessidade de adaptar um sistema legado para mudar o ambiente do negócio? Necessidade de estender as funções e características de uma aplicação existente? Necessidade de se criar um novo produto, serviço ou sistema? Um projeto de software sempre iniciará de uma necessidade!

6 Questões O que você entendeu por Lei das Conseqüências não Pretendidas? Dê alguns exemplos. Dê exemplos (tanto positivos como negativos) que indicam o impacto do software na nossa sociedade. Responda com suas próprias palavras: Por que leva tanto tempo para concluir um software? Por que os custos de desenvolvimento são tão altos? Por que não podemos achar todos os erros antes de entregar o software aos clientes? Por que gastamos tanto tempo e esforço mantendo programas existentes? Quais as diferenças entre site e software? Muitas aplicações modernas modificam-se freqüentemente. Sugira alguns modos para se construir software que não se deteriore com as modificações. Considere as 7 categorias de software apresentadas nessa aula. Pode a mesma abordagem de engenharia de software ser aplicada a cada uma delas? Justifique sua resposta.

7 Questões 7. À medida que o software torna-se mais difundido, os riscos para o público (por causa de programas errados) tornam-se uma preocupação crescente e significativa. Desenvolva um cenário catastrófico e realístico (diferente do erro do ano 2000) em que a falha de um programa de computador pode provocar grande prejuízo econômico ou humano.


Carregar ppt "Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google