A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Logomarca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Logomarca."— Transcrição da apresentação:

1 A Logomarca

2 Definida sistematicamente como a representação gráfica oficial de uma organização ou de uma marca, a logomarca nãos e restringe ao universo comercial, pois algumas instituições como a Cruz Vermelha, o Exército de Salvação, Ongs, etc, dotaram-se de logomarcas, como também fizeram países, cidades e regiões. Aplicada a um conjunto bastante vasto de suportes de comunicação, sua primeira função é assegurar o reconhecimento da organização emissora por seus diferentes públicos. Sob esse aspecto, é considerada como o elemento identitário mais representativo e globalizante de uma organização ou de uma marca, “como o componente essencial de todos os seus programas de identidade visual” Enquanto símbolo, a logomarca é portanto um vetor de transmissão cuja função essencial é “representar” outra coisa que não ela mesma (uma organização, uma marca, etc) Assim ela não tem valor em si, mas deve sua razão de ser apenas a seu poder de repsentação. Ela é figura da organização, sua carteira de identidade, isto é, um conjunto de signo a não anódicos cuja missão essencial é figurar a identidade de uma organização ou de uma marca.

3 A logomarca como modo de representação
-como símbolo emblemático: signos heráldicos (o selo, o emblema, o timbre do escudo) Antropológicos ( a máscara, o totem) Jurídicos ( a assinatura) Artísticos ( o retrato, o auto-retrato) etc. -Como figura simbólica Analogia Como rememoração Como objeto totêmico e relacional

4 Quais as funções da Logomarca dentro do campo da comunicação?
-Função fática -Função expressiva -Função referencial Função impressiva Função poética Função metalinguística Primeiramente deve ser feito um estudo de reconhecimento, no qual se avalia em qual medida a logomarca é percebida como específica e diferente das outras logomarcas do setor. Os estudos de atribuição verificam se os indivíduos ao visualizarem a logo ocultada de nomes de organização ou marca são capazes de atribuir de maneira correta à instância emissora A memorização focaliza a forma espontânea dos indivíduos localizarem traços identitários da logomarca (cores, símbolo)

5 Código Marca/Organização Função expressiva Função metalinguística Função impressiva Logomaca consumidor Função fática Função referencial Canal Produto

6 Função Fática: busca estabelecer e manter um contato com os públicos da organização. É o contato entre o destinador e o destinatário. Esse papel é tanto melhor desempenhado pela logomarca quando esta é constituída de signos fortes, marcantes e capazes de serem aceitos e reconhecidos como signos de identificação da referida organização. Função Expressiva: destina-se a informar o público sobre a identidade e a personalidade da organização que emite o signo. Depende de como a organização se percebe e do tipo de modelo de organização que utilizou para perceber-se ; são as metáforas da organização. Função referencial: é a capacidade de fornecer informação sobre o produto ou o serviço que ela chancela: o que a logomarca diz dela mesma ou do produto. Função Impressiva:age sobre o destinatário. Rata-se de fazer que o destinatário pense, ao ver a logomarca: “é a mim que se dirigem”. Função poética: acrescenta um suplemento de emoção. Quando se estrutura de maneira ambígua; chama a atenção do destinatário sobre sua própria forma antes de tudo; erige-se como objeto estético Função Metalinguística: introduz um diferencial; relaciona-se ao código no qual a mensagem é expressa.

7 Os três níveis de elaboração de uma logomarca
COLOCAÇÃO EM SIGNOS: Escolha um código de cor, de uma tipografia, de um slogan COLOCAÇÃO EM CENA: Escolha de uma metáfora organizacional, de uma estética, de um modo de representação COLOCAÇÃO EM INTRIGA: Tipo de registros de valores (competência, performance, missão)


Carregar ppt "A Logomarca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google