A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Design. DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) Missão Design é uma atividade criativa cuja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Design. DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) Missão Design é uma atividade criativa cuja."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Design

2 DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) Missão Design é uma atividade criativa cuja finalidade é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial para o intercâmbio econômico e cultural.

3 DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) Tarefas O design procura identificar e avaliar relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas, visando: - ampliar a sustentabilidade global e a proteção ambiental (ética global); - oferecer benefícios e liberdade para a comunidade humana como um todo, usuários finais individuais e coletivos, protagonistas da indústria e comércio (ética social);

4 DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) - apoiar a diversidade cultural, apesar da globalização do mundo (ética cultural); - dar aos produtos, serviços e sistemas, formas que expressem (semiologia) e sejam coerentes com (estética) sua própria complexidade. O design diz respeito a produtos, serviços e sistemas concebidos a partir de ferramentas, organizações e lógica introduzidos pela industrialização - não apenas quando produzidos por meio de processos seriados.

5 DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) O adjetivo "industrial" associado ao design deve relacionar-se ao termo indústria, ou no seu sentido de setor produtivo, ou em seu sentido mais antigo de "atividade engenhosa, habilidosa". Assim, o design é uma atividade que envolve um amplo espectro de profissões nas quais produtos, serviços, gráfica, interiores e arquitetura, todos participam. Juntas, essas atividades deveriam ampliar ainda mais - de forma integrada com outras profissões relacionadas - o valor da vida. Dessa forma o termo designer se refere a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não simplesmente oferece um negócio ou presta um serviço para as empresas.

6 Design A comunicação necessita ser cada vez mais clara, organizada e direta; Lógica do consumo pela utilidade para a do desejo; Universo simbólico; Como linguagem, a comunicação visual se efetiva quando é adequada ao código do receptor, permitindo a compreensão da mensagem enviada. (...) Quando essas correlações são pouco usuais e apresentadas de maneira incomum, atraem o olhar, estabelecendo a comunicação com mais eficiência.

7 Design Concluiremos que a qualidade do design, além da adequação, está relacionada à sua ação transformadora, por apresentar propostas e novas abordagens para quem recebe a mensagem. Soluções estéticas adotadas além-fronteiras podem confundir em vez de esclarecer, dependendo da familiaridade cultural com os elementos visuais adotados. (...) uma nova linguagem visual com implicações na forma de pensar, escrever, organizar a informação, transmitir e aprender conhecimento.

8 Design Ao realizar o ato de projetar, o indivíduo que o faz não somente projeta uma forma ou um objeto mas necessariamente se projeta naquela forma ou naquele objeto. Quero dizer com isto, muito simplesmente, que a coisa projetada reflete a visão do mundo, a consciência do projetista e, portanto, da sociedade e da cultura às quais o projetista pertence (...). Toda sociedade projeta (investe) na sua cultura material os seus anseios ideológicos e/ou espirituais, e se aceitarmos essa premissa, logo é possível conhecer uma cultura – pelo menos em parte – através do legado de objetos e artefatos que ela produz ou produziu. – Rafael Cardoso Denis

9 Design O design, além dos aspectos estéticos, trabalha com questões objetivas. Trechos extraídos de LEITE, Ricardo. Ver é Compreender - Design como Ferramenta Estratégica de Negócio. Rio DE Janeiro: SENAC Rio Editora.

10 Definições Projetar é ter objetivos, função social. Um projeto que não leve em consideração as realidades circundantes – tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, ecológicas – não é um projeto viável para a sociedade. Claudio Ferlauto

11 Definições Um projeto de design gráfico é um conjunto de elementos visuais – textuais e/ou não textuais – reunidos numa determinada área preponderantemente bidimensional e que resulta exatamente da relação entre estes elementos. Num projeto gráfico, os componentes tipográficos (ou seja, as letras) são tratados com a mesma importância visual que, por exemplo, um desenho ou uma foto. André Villas Boas

12 Definições O designer gráfico escreve documentos verbo-visuais, combinando, dimensionando, enquadrando e editando imagens e textos. As estratégias visuais do design não são absolutos universais: elas geram, exploram e refletem convenções culturais. Jacques Derrida

13 Definições Design é uma atividade, uma práxis que participa da configuração de objetos, sejam eles bidimensionais, tridimensionais ou virtuais. Em outras palavras, o designer dá forma (conforma) algo que antes existia apenas no mundo das idéias, dos desejos, das necessidades; ou trans-forma algo já existente, incorporando novos valores, tecnologias etc. [...]. O importante é considerar que o designer configura artefatos, levando em consideração aspectos de natureza produtiva, social, utilitária, cultural, política, ideológica etc. Esses aspectos formam uma complexa trama de variáveis interdependentes que medeiam a configuração dos objetos e permitem diferentes interpretações sobre ela. Gustavo Amarante Bomfim

14 Definições Projeto - repertório; Refletir sobre a sociedade para o qual é projetado (pesquisar, ver, conhecer, compreender); Busca funcionalidade (pode atuar diretamente na qualidade de vida do indivíduo); Produção industrial ou em série; Informação objetiva; Estética; Solução.


Carregar ppt "Fundamentos do Design. DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) Missão Design é uma atividade criativa cuja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google