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Fundamentos do Design
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DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design)
Missão Design é uma atividade criativa cuja finalidade é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial para o intercâmbio econômico e cultural.
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DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design)
Tarefas O design procura identificar e avaliar relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas, visando: - ampliar a sustentabilidade global e a proteção ambiental (ética global); - oferecer benefícios e liberdade para a comunidade humana como um todo, usuários finais individuais e coletivos, protagonistas da indústria e comércio (ética social);
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DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design)
- apoiar a diversidade cultural, apesar da globalização do mundo (ética cultural); - dar aos produtos, serviços e sistemas, formas que expressem (semiologia) e sejam coerentes com (estética) sua própria complexidade. O design diz respeito a produtos, serviços e sistemas concebidos a partir de ferramentas, organizações e lógica introduzidos pela industrialização - não apenas quando produzidos por meio de processos seriados.
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DEFINIÇÃO DE DESIGN ICSID (International Council of Societies of Industrial Design)
O adjetivo "industrial" associado ao design deve relacionar-se ao termo indústria, ou no seu sentido de setor produtivo, ou em seu sentido mais antigo de "atividade engenhosa, habilidosa". Assim, o design é uma atividade que envolve um amplo espectro de profissões nas quais produtos, serviços, gráfica, interiores e arquitetura, todos participam. Juntas, essas atividades deveriam ampliar ainda mais - de forma integrada com outras profissões relacionadas - o valor da vida. Dessa forma o termo designer se refere a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não simplesmente oferece um negócio ou presta um serviço para as empresas.
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Design “A comunicação necessita ser cada vez mais clara, organizada e direta”; “Lógica do consumo pela utilidade para a do desejo”; “Universo simbólico”; “Como linguagem, a comunicação visual se efetiva quando é adequada ao código do receptor, permitindo a compreensão da mensagem enviada. (...) Quando essas correlações são pouco usuais e apresentadas de maneira incomum, atraem o olhar, estabelecendo a comunicação com mais eficiência.”
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Design “Concluiremos que a qualidade do design, além da adequação, está relacionada à sua ação transformadora, por apresentar propostas e novas abordagens para quem recebe a mensagem.” “Soluções estéticas adotadas além-fronteiras podem confundir em vez de esclarecer, dependendo da familiaridade cultural com os elementos visuais adotados.” “(...) uma nova linguagem visual com implicações na forma de pensar, escrever, organizar a informação, transmitir e aprender conhecimento.”
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Design “Ao realizar o ato de projetar, o indivíduo que o faz não somente projeta uma forma ou um objeto mas necessariamente se projeta naquela forma ou naquele objeto. Quero dizer com isto, muito simplesmente, que a coisa projetada reflete a visão do mundo, a consciência do projetista e, portanto, da sociedade e da cultura às quais o projetista pertence (...). Toda sociedade projeta (investe) na sua cultura material os seus anseios ideológicos e/ou espirituais, e se aceitarmos essa premissa, logo é possível conhecer uma cultura – pelo menos em parte – através do legado de objetos e artefatos que ela produz ou produziu.” – Rafael Cardoso Denis
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Design “O design, além dos aspectos estéticos,
trabalha com questões objetivas.” Trechos extraídos de LEITE, Ricardo. Ver é Compreender - Design como Ferramenta Estratégica de Negócio. Rio DE Janeiro: SENAC Rio Editora.
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Definições “Projetar é ter objetivos, função social. Um projeto que não leve em consideração as realidades circundantes – tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, ecológicas – não é um projeto viável para a sociedade.” Claudio Ferlauto
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Definições “ Um projeto de design gráfico é um conjunto de elementos visuais – textuais e/ou não textuais – reunidos numa determinada área preponderantemente bidimensional e que resulta exatamente da relação entre estes elementos. Num projeto gráfico, os componentes tipográficos (ou seja, as “letras”) são tratados com a mesma importância visual que, por exemplo, um desenho ou uma foto.” André Villas Boas
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Definições “ O designer gráfico escreve documentos verbo-visuais, combinando, dimensionando, enquadrando e editando imagens e textos. As estratégias visuais do design não são absolutos universais: elas geram, exploram e refletem convenções culturais.” Jacques Derrida
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Definições “Design é uma atividade, uma práxis que participa da configuração de objetos, sejam eles bidimensionais, tridimensionais ou virtuais. Em outras palavras, o designer dá forma (conforma) algo que antes existia apenas no mundo das idéias, dos desejos, das necessidades; ou trans-forma algo já existente, incorporando novos valores, tecnologias etc. [...]. O importante é considerar que o designer configura artefatos, levando em consideração aspectos de natureza produtiva, social, utilitária, cultural, política, ideológica etc. Esses aspectos formam uma complexa trama de variáveis interdependentes que medeiam a configuração dos objetos e permitem diferentes interpretações sobre ela. “ Gustavo Amarante Bomfim
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Definições Projeto - repertório;
Refletir sobre a sociedade para o qual é projetado (pesquisar, ver, conhecer, compreender); Busca “funcionalidade” (pode atuar diretamente na qualidade de vida do indivíduo); Produção industrial ou em série; Informação objetiva; Estética; Solução.
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