A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Educação

2 Educação A educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses. É o processo pelo qual a sociedade atua constantemente sobre o desenvolvimento do ser humano no intuito de integrá-lo no modo de ser social vigente e de conduzi-lo a aceitar e buscar os fins coletivos.

3 A educação é um fato histórico
É o processo que ocorre no decorrer da formação do homem. É um processo histórico em duplo sentido: primeiro, no sentido de que representa a própria história individual de cada ser humano (ontogênese); segundo, no sentido de que está vinculada à fase vivida pela espécie humana, em sua contínua evolução (filogênese).

4 A educação é um fato histórico

5 A educação é um fato existencial
Refere-se ao modo como o homem se faz homem. O homem se faz homem através de suas próprias ações, de suas relações com outros homens e com a natureza. A educação é o processo, pelo qual, o homem adquire sua essência.

6 A educação é um fato social
É o procedimento pelo qual a sociedade se reproduz a si mesma ao longo de sua história. Contudo, neste processo de auto-reprodução está contida, desde logo, uma contradição: a sociedade desejaria fazer-se no tempo futuro o mais igual possível a si mesma; porém, a dinâmica da educação atua em sentido oposto, engendra necessariamente o progresso social, isto é, a diferenciação do futuro em relação ao presente. Daí deriva o duplo aspecto do fato social da educação: incorporação dos indivíduos ao estado existente (a intenção de perpetuidade, de conservação, de invariabilidade, inércia pedagógica, estabilidade educacional) e progresso, isto é, necessidade de ruptura do equilíbrio presente, de adiantamento, de criação do novo.

7 A educação é um fenômeno cultural
A educação é transmissão cultural. É transmissão não somente dos conhecimentos, experiências, usos, crenças, valores, etc., mas também dos métodos utilizados pela totalidade social para exercer sua ação educativa. O método pedagógico é parte da cultura existente. O saber é o conjunto dos dados da cultura incorporado pelo conjunto da sociedade e que podem ser expressos pela linguagem.

8 Sociedades iletradas Nas sociedades iletradas não existe saber graficamente conservado pela escrita e, contudo, há transmissão do saber pela prática social, pela via oral e, portanto, há educação.

9 Nas sociedades altamente desenvolvidas
Nas sociedades com divisões internas em classes opostas, a educação não pode consistir na formação uniforme de todos os seus membros, porque se busca manter a desigualdade social presente. Por isso, em tais sociedades, a educação pelo saber letrado, pelo saber socialmente produzido é sempre privilégio de um grupo ou classe.

10 A educação se desenvolve sobre o fundamento do processo econômico da sociedade
Porque é ele que: determina as possibilidades e as condições de cada fase cultural; determina a distribuição das probabilidades educacionais na sociedade, em virtude do papel que atribui a cada indivíduo dentro da sociedade; proporciona os meios materiais para a execução do trabalho educacional, sua extensão e sua profundidade; dita os fins gerais da educação, que determina se: em uma dada comunidade serão formados indivíduos de níveis culturais distintos, de acordo com sua posição no trabalho comum (na sociedade fechada, dividida) ou se todos devem ter as mesmas oportunidades e possibilidades de aprender (sociedades democráticas).

11 A educação é uma atividade teleológica
A formação do indivíduo sempre visa a um fim. Está sempre "dirigida para". No sentido geral esse fim é a conversão do educando em membro participante da sociedade. No sentido restrito, formal é galgar os vários níveis da escolarização em função da carreira e/ou do emprego. O que determina os fins da educação são os interesses do grupo que detêm o comando social.

12 A educação é uma modalidade de trabalho social
Trata de formar os membros da sociedade para o desempenho de uma função de trabalho no âmbito da atividade total.

13 A educação é um fato de ordem consciente
É determinada pelo grau de desenvolvimento alcançado pela sociedade. Seu objetivo é suscitar no educando a consciência de si e do mundo e a formação da autoconsciência social em todos os indivíduos. Para atingir um certo estágio de consciência a educação passa, num primeiro momento pela inconsciência cultural (educação primitiva, iletrada) e atravessa múltiplas etapas de consciência crescente de si e da realidade objetiva (mediante o saber adquirido, a cultura, a ciência, etc.) até chegar à plena autoconsciência. Esta será a etapa em que todos os indivíduos alcançam igualmente o máximo de consciência crítica de si e de seu mundo permitida pelo estado de adiantamento do processo da realidade (máxima consciência historicamente possível).

14 A educação é por essência concreta
É concebida em função das condições concretas existentes. Sua realização depende das situações históricas objetivas, das forças sociais presentes, de seu conflito, dos interesses em jogo, da extensão das massas privadas de conhecimento, etc.

15 A educação é por natureza contraditória
Implica simultaneamente conservação (dos dados do saber adquirido) e transformação, ou seja, crítica, negação e transformação do saber existente.

16 “O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.” (Dermeval Saviani – Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados – 2003 p. 13)


Carregar ppt "Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google