A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livros Proféticos JONAS. Ao Senhor pertence a salvação (Jn 2:9)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livros Proféticos JONAS. Ao Senhor pertence a salvação (Jn 2:9)"— Transcrição da apresentação:

1 Livros Proféticos JONAS

2 Ao Senhor pertence a salvação (Jn 2:9)

3 Livro: Jonas Tema: A Misericórdia de Deus Tempo: escrito no 8º século antes de Cristo, em torno do ano 765 a.C. Uns 40 anos +- antes do cativeiro de Israel pela Assíria. O Autor: O nome Jonas significa pomba, o que não correspondia ao temperamento intempestivo do profeta

4 Jonas era profeta (2 Rs 14.25) em Israel antes de ser enviado a Nínive. Nasceu em Gate-Hefer, uma pequena aldeia perto de Nazaré, e segundo uma tradição judaica, era o filho da viúva de Sarepta, o qual foi ressuscitado pelo profeta Elias. Era galileu, assim como Jesus.

5 O acontecimento de Jonas ser preservado no ventre da baleia ( ) foi usado por Jesus como profecia da sua própria morte e ressurreição (Mt ); Jonas tipifica Jesus, o Enviado, assim como tipifica nós hoje. E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria (Jn 1:15)

6 Não é só maravilhoso que Jonas foi engolido por um peixe (baleia cachalote, tubarão- baleia) mas que ele ficou vivo por três dias e três noites nas entranhas do peixe. Quando se considera o amor e misericórdia de Deus, nada deve ser difícil demais para se acreditar. O próprio Senhor Jesus testificou que o relato é verdadeiro (Mt 12:39)

7 Tudo indica que usar o peixe foi uma estratégia divina, pois o deus dos ninivitas era Hoanes, metade homem, metade peixe; Muitas imagens em pedra apresentando um homem saindo da boca de um peixe têm sido desenterradas nas ruínas de Nínive

8 Jonas era um profeta de Deus e deixou para nós um livro inspirado, mas ele era um homem mesmo assim : tardio em obedecer e irado porque Deus usou de misericórdia para com homens impiedosos Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2Co 4:7)

9 O Livro O livro é uma autobiografia de Jonas. O propósito do livro é revelar a compaixão de Deus e o uso da Sua graça também aos pagãos (3.10; 4:11) que é além do entendimento do homem. Viu Deus o que fizeram, como se arrependeram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez (Jn 3:10)

10 Esquema do Livro 1)Jonas é comissionado, mas desobedece; 2)Deus não desiste e move para recolocar Jonas no ministério; 3)Oração de Jonas e libertação; 4)Segunda comissão de Jonas e obediência; 5)Pecadores ouvem e se arrependem; 6)Por último, uma lição objetiva de Deus a Jonas, a respeito de compaixão e misericórdia, usando uma planta, um verme e um vento oriental

11 Visão Panorâmica do Livro O livro traz três grandes doutrinas cristãs: 1)Ressurreição 2)Arrependimento genuíno; 3)Benignidade de Deus

12 Nínive Nínive localizava-se às margens do rio Tigre, a quase 1000 km de Israel. Cidade antiga, construída por Ninrode, tinha mais de habitantes na época de Jonas. Chegou a ter cerca de antes disso. Cidade toda murada (96 km de extensão, 30m de altura e largura que comportava 3 carroças lado a lado). Tinha ainda 50 torres de 60m de altura

13 Nínive

14

15 O Palácio de Nínive

16 Nínive Os ninivitas eram cruéis. Nas batalhas, traziam as cabeças dos seus inimigos e as amontoavam para que o povo visse e se gloriasse. As relações entre a Assíria/Nínive e Israel/Sama- ria eram péssimas, e pioraram mais ainda quando, em 722 a.C. (40 anos +- depois de Jonas), o Reino do Norte foi derrotado por Sena- queribe, e as 10 tribos miscigenadas aos ímpios.

17 A Mensagem de Jonas A mensagem era curta, simples e poderosa: Ainda quarenta dias e Nínive será subvertida (Jn 3:4). Jonas não usou palavras como Misericórdia, arrependimento, perdão e nem mesmo o nome do Senhor e ainda assim conseguiu o que famosos pregadores raramente conseguem em toda a sua vida de pregação.

18 Arrependimento A mensagem de Jonas produziu nos ninivitas o efeito esperado por Deus e aborreceu o profeta. O povo, inclusive o rei, se arrepende, proclamam um jejum coletivo (até os animais) e Deus retira a sentença.

19 Arrependimento A mensagem de Deus aos pecadores sempre foi uma conjugação de arrependimento e juízo. A misericórdia precede ao juízo. Havendo arrependimento, há perdão. A misericórdia atua. Caso contrário, atua o juízo.

20 Rebeldia de Israel Israel desviou-se de Deus inúmeras vezes e o Senhor levantou profetas para chamar o Seu povo de volta, mas freqüentemente esse povo se mostrava rebelde; Quarenta anos depois da pregação de Jonas, (e outros profetas, como Amós, Oséias, Isaías, Miquéias) os próprios ninivitas se levantam e castigam Israel, sob permissão do Senhor.

21 Ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas (Mt 12:41)

22 Mensagem de hoje O poder de convencimento está é na mensagem e não no mensageiro; O Evangelho é o poder de Deus para salva- ção de todo aquele que crer, seja quem for; Depois da sua morte e ressurreição Cristo entregou sua comissão aos discípulos para que fossem aos gentios do mundo todo anunciando O Evangelho:

23 Nossa Missão, hoje Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado (Mc 16:15,16)

24 O que é O Evangelho? Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (1Co 15:3,4) Simples, direto e poderoso!

25 Mensagem de hoje

26 Download disponível no site:

27 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO!


Carregar ppt "Livros Proféticos JONAS. Ao Senhor pertence a salvação (Jn 2:9)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google