A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Dra. Gladys Amelia Vélez Benito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Dra. Gladys Amelia Vélez Benito"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Dra. Gladys Amelia Vélez Benito

2 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
É UMA FORMA DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM QUE OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS/TRABALHADORES FORMULAM ESSA MUDANÇA E A IMPLEMENTAM A PARTIR DE POLÍTICAS IMPLANTADAS A NÍVEL FEDERAL, ESTADUAL E/OU MUNICIPAL. Médicos: - se considerarmos o tempo e freqüência em que se expõem a situações de morte, está em situação privilegiada - é aquele que mais detém a responsabilidade do sucesso ou insucesso - a chamada “cura”. Chefia de Enfermagem: - a organização do trabalho é mais voltada para o compromisso com os aspectos de orientação e os burocráticos da instituição - também gera frustrações. Enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem: - maior tempo com paciente moribundo - está mais exposto exposto as fases do paciente terminal.

3 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
VIVÊNCIAS DOLOROSAS Kübler-Ross CARACTERÍSTICAS Focaliza a organização como um todo Utiliza processos grupais Orientação sistêmica e abrangente Utiliza agentes de mudança da organização Proporciona retroação imediata dos dados Pesquisas realizadas apontam algumas dificuldades apresentadas para profissionais de saúde, que evidenciam vivências mais ou menos dolorosas.

4 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
CARACTERÍSTICAS Enfatiza a solução de problemas Estimula a aprendizagem grupal Acelera o desenvolvimento de equipes de trabalho Focaliza as relações interativas e sociais da instituição

5 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL
SOCIALIZAÇÃO Reduz incertezas Reduz Custos Economiza tempo Ajusta as Expectativas PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO

6 Conceitos É a organização dos serviços em níveis de complexidade
crescente,dispostos numa área Geográfica delimitada, com Definição da População a ser atendida. REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO

7 Estratégia prevista pela Legislação de Saúde para organizar
E legitimar a gestão e o financiamento da rede de serviços ambulatoriais, Assistenciais, de referência e contra referência. REGIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SÁUDE

8 de saúde que se caracterizam
Conceitos É a administração de um órgão ou unidade de saúde que se caracterizam Como prestadores do sistema. GERÊNCIA

9 saúde, exercendo funções de coordenação, articulação,
Atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde, exercendo funções de coordenação, articulação, planejamento, controle e avaliação das ações de saúde desenvolvidas no âmbito municipal. GESTÃO

10 GESTORES São as Entidades encarregadas de fazer com que o SUS seja
implantado e funcione adequadamente dentro dos princípios doutrinários e operacionais estabelecidos. GESTORES

11 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS
Entidades encarregadas de fazer com que o SUS seja implantado e funcione adequadamente dentro das diretrizes doutrinárias, da lógica organizacional e dos princípios organizativos do SUS. Gestores do SUS

12 INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
CONDIÇÕES DE GESTÃO ESTADO MUNICÍPIO Gestão plena da atenção básica do sistema municipal Gestão avançada Gestão plena do sistema estadual INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS

13 ESTRUTURA DA GESTÃO 1. A gestão deverá ser participativa envolvendo governo, usuários e prestadores de serviço; 2. A participação deve implicar um efetivo poder de controle das ações e serviços prestados; 3. Os níveis de organização e hierarquização terão um Conselho de Administração integrado por dirigentes e funcionários; 4. Os recursos para financiamento das ações será oriundo dos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde; 5. A gestão será partilhada e terá uma administração colegiada envolvendo representantes eleitos para os Conselhos de saúde. Médicos: - se considerarmos o tempo e freqüência em que se expõem a situações de morte, está em situação privilegiada - é aquele que mais detém a responsabilidade do sucesso ou insucesso - a chamada “cura”. Chefia de Enfermagem: - a organização do trabalho é mais voltada para o compromisso com os aspectos de orientação e os burocráticos da instituição - também gera frustrações. Enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem: - maior tempo com paciente moribundo - está mais exposto exposto as fases do paciente terminal.

14 ESTILOS DE GESTÃO BUROCRÁTICOS SITUACIONAIS As características das
práticas administrativas variam em função das tarefas e objetivos. Práticas administrativas detalhadas, formais, diretivas e com controles centralizados e abrangentes. O ESTILO DE GERÊNCIA MUDA CONFORME A ORGANIZAÇÃO, SUAS TAREFAS E AS PESSOAS QUE A REALIZAM

15 PADRÕES DE QUALIDADE PARA A ASSISTÊNCIA
Assistência Mínima Assistência Adequada Assistência Ótima A quantidade de atenção e tratamento abrange esfera maior e é de qualidade superior, concentrando-se não apenas no completo restabelecimento do paciente, mas também em seu preparo psicológico para a vida após a convalescença A menor quantidade de atenção e tratamentos necessários à manutenção do conforto, segurança e condição física do pcte. Uma quantidade de atenção e tratamento suficientes para fazer cessarem os sintomas e promover o restabelecimento da saúde. FUNDAMENTAL PARA ALOCAR RECURSOS

16 GERENCIAMENTO Gerenciar com competência implica integrar-se aos novos tempos e métodos, ou seja, tornar-se audacioso, útil, sutil e usar de muita emoção, inteligência e desenvolvimento. È mudar os paradigmas de um perfil profissional. Gerenciar bem em Enfermagem é antecipar e antecipar fatos é gerenciar bem nossas competências, conhecimentos e relacionamentos. Não significa apenas ocupar espaços e possuir poder; mas expressar à humanidade todo o nosso potencial. O desafio do Século XXI é a Gestão do conhecimento para todos os profissionais independente da área de atuação. Esta pretende desenvolver capacidades e explorar pontos intangíveis da mente humana que possibilitem avaliações abstratas como a criatividade, intuição, experiência, etc. e ser instrumento para mensurar; dirigir e socializar elementos subjetivos.

17 GERENCIAMENTO Os gerentes passam uma média de 20% do seu tempo lidando com conflitos; Os gerentes sentem que sua habilidade de negociar tornou-se importante nos últimos 10 anos; O gerenciamento de conflitos é considerado tão ou mais importante que o planejamento, comunicação, motivação ou tomada de decisão. Os profissionais da saúde precisam ser confiáveis, bem-intencionados, bem preparados e comprometidos com o bem-estar da população.

18 HABILIDADES GERENCIAIS: Habilidades Conceituais
O GERENTE HABILIDADES GERENCIAIS: Habilidades Técnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais

19 Papéis Informacionais
Papeis Gerenciais: Papéis Interpessoais Papéis Informacionais Papéis Decisórios Símbolo Líder Elemento de ligação Coletor Disseminador Porta-voz Solucionador de problemas Alocador de recursos Negociador Empreendedor

20 O GERENTE 1. Ele é um “tomador de decisões”, preocupado com objetivos, metas e programas, mais do que com procedimentos, normas e meios. 2. Ele usa adequadamente o tempo. O tempo é o recurso mais importante do Administrador “tomador de decisões” e ele não o desperdiça em ações desnecessárias. Ele programa o uso de seu tempo e não permite que as ações e os outros o façam.

21 O GERENTE 3 . Ele tem consciência de ser o Executivo da organização. O administrador não se questiona a respeito das atividades que a organização lhe atribui, mas a respeito das suas responsabilidades perante ela. Ao invés de perguntar o que deve fazer para a organização, ele procura saber qual é a contribuição que ele, como Administrador, deve dar à mesma.

22 O GERENTE 4. Ele se preocupa em cumprir BEM poucas mas importantes e decisivas responsabilidades e atividades. Ele se concentra em poucos itens; naquele que, de fato, são representativos e que farão diferença no seu desempenho e tem a coragem de eliminar os outros, por mais urgentes que possam ser.

23 O GERENTE 5. Ele estabelece objetivos e metas e prevê resultados. Ele não administra a organização por ensaios e não desempenha atividades por impulsos momentâneos. Alem de saber quem ele é, ele sabe onde deve chegar para que sua empresa não só sobreviva, mas também se desenvolva. Em função dos objetivos e metas ele ainda prevê avaliações periódicas que funcionam como garantia de acordo e como corretoras de possíveis desvios na rota traçada. 6. Concebe a administração como Ciência Social Aplicada, priorizando o humano sobre o mecânico, para obter resultados a que se propôs.

24 O GERENTE 7. Ele concebe a organização como um sistema aberto. O Administrador não isola a empresa mas garante sua permanente interação com o meio ambiente, sobre o qual exerce influência e pelo qual é influenciado. 8. O Administrador lidera programas. Atento para a identificação das necessidades do meio ambiente e descobrindo-as, o Administrador as transforma em programas que ele mesmo lidera e defende. 9. O administrador dá ênfase à essência e não à forma. O Administrador distingue, portanto, o fundamental, a essência, do secundário, no exercício de sua função.

25 UMA DAS TAREFAS IMPORTANTES DA PRÁTICA
DE GERENCIAR EM SÁUDE É TORNAR REALIDADE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ADQUIRIDO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA AUTÊNTICA E VERDADEIRA, ONDE O QUE DEVE SER FEITO SEMPRE PERPASSA PELOS VALORES ÉTICOS EM VIRTUDE DE UMA PRÁTICA COM QUALIDADE QUE SÓ VISA A ASSISTÊNCIA À CLIENTELA.

26 MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Dra. Gladys Amelia Vélez Benito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google