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Mestrado em Administração Alexandre Amaral

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Apresentação em tema: "Mestrado em Administração Alexandre Amaral"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Administração Alexandre Amaral
Tecnologias Alexandre Amaral

2 Mestrado em Administração
Nova dinâmica competitiva Década de 90: a distância entre os melhores e os piores de um setor foi acentuada . Mercados mais concentrados, onde a máxima do vencedor leva tudo ganha força. Aumenta a rotatividade de clientes entre rivais de um mesmo setor. Aumento da quantidade e da qualidade dos investimentos em TI Internet e softwares empresariais

3 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) É uma classe de sistemas que ataca um problema comum a sistemas de informação que é a fragmentação da informação. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio (áreas funcionais). Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.

4 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) Principais problemas da fragmentação da informação: Dificuldade de obtenção de informações consolidadas Possibilidade de inconsistência de informações armazenadas em mais de um sistema.

5 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) O ERP possibilita a criação de sistema de informações integrado para gestão empresarial. Ele é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos.

6 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) IMPLANTAÇÃO Contabilidade Manutenção Finanças Faturamento Folha de Pagamento Produção

7 Mestrado em Administração
Pós-Implantação Pós-Implantação É na fase de pós- implantação que ocorre a materialização dos benefícios identificados na pré-implantação e que justificaram todo o trabalho de implantação.

8 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos.

9 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) Vantagens de um ERP Padronização dos Fluxos de Trabalho da Organização Integração das Informações Consistência Facilidade de Interoperabilidade com Outras Organizações Reutilização de Soluções já Validadas

10 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) Desvantagens da Solução ERP Soluções Gerais Alto Custo Inicial Dificuldade de Customização Dependência do Fornecedor

11 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) CAUSAS DA SUB-UTILIZAÇÃO DO ERP Turn over de funcionários. Auditoria, em sistemas, inexistente ou pouco atuante. Falta de um modelo formal de transição da implantação para a pós- implantação. Equipe de suporte não estruturada para atendimento do ERP. Falta de visão sistêmica (forte concentração na visão local e visão global restrita). Foco no operacional, subutilizando as ferramentas gerenciais. Inexistência de métodos efetivos e formais para o treinamento continuado dos usuários no sistema. Utilização do ERP não enraizada na cultura da empresa. Resistência e desinteresse no sistema.

12 Mestrado em Administração
Enterprise Resource Planning (ERP) CONSEQUÊNCIAS DA SUB-UTILIZAÇÃO DO ERP Utilização de ferramentas não integradas e redundantes. Dificuldades em extrair informações gerenciais essenciais e fidedignas para a tomada de decisão. Comprometimento da base de dados do ERP. Gastos com a re-implantação e re-treinamento dos usuários.

13 Mestrado em Administração
CADEIA DE VALOR Gestão Estratégica MACROPROCESSO MEIO OU DE SUPORTE ESTRATÉGICO Assistência à Saúde Controladoria Operações Tecnologia de Informação Recursos Humanos Suprimentos Apoio à Gestão FIM

14 Mestrado em Administração
CADEIA DE VALOR ASSISTÊNCIA À EMPRESA ATENDIMENTO ... AGENDAMENTO Atividades possuem Normas (Regras) e Procedimentos (Tarefas)

15 Mestrado em Administração
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

16 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management O CRM é uma estratégia para se aproximar do cliente; um marketing específico para esse relacionamento. A idéia central do CRM é desviar o foco do produto para focar no relacionamento com o cliente, de modo a aumentar a rentabilidade por cliente.

17 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management CRM é a integração e padronização de diversas ferramentas como: ferramentas das áreas de vendas, serviços e marketing; Telemarketing, televendas; Serviço de atendimento e suporte ao cliente; Automação de marketing; Ferramentas para informações gerenciais; Web e comércio eletrônico.

18 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management O CRM é uma estratégia de negócio voltada ao atendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais, que envolve a captura dos dados dos clientes ao longo de toda a empresa, a consolidação em um banco de dados central, a análise e distribuição dos resultados da análise para todos os pontos de contato e a utilização das informações ao interagir com os clientes através de qualquer ponto de contato com a empresa.

19 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management Idéia Básica do CRM Fazer com que, a partir das análises das informações geradas nos contatos, as transações com o cliente se transformem em relacionamentos duradouros, tornando-o fiel a determinado produto e/ou serviço.

20 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management Softwares de CRM É a automatização do modelo de CRM através de aplicativos prontos. Os aplicativos de CRM podem ser customizados a fim de conseguirem atender necessidades específicas das diversas organizaçõ.

21 Mestrado em Administração
CRM - Customer Relationship Management Pontos a Serem Observados sobre o CRM: Pode provocar um impacto cultural devido ao compartilhamento de informações; Requer um grau significativo em revisão de processos já estabelecidos; Precisade uma boa infra-estrutura de hardware e software; É necessário o compromisso da alta gerência na implementação; Requer constante monitoração da qualidade de dados.

22 Mestrado em Administração
CRM x ERP CRM - Front Office ERP - Back Office

23 Mestrado em Administração
CRM x ERP CRM são soluções que integram técnicas relacionadas aos clientes. É uma estratégia que pode ser aplicada ao call center, ao marketing, ao data warehouse, às solu ções de front office.

24 Mestrado em Administração
CRM x ERP Os ERPs, são soluções de gestão empresarial, que visam organizar os processos internos da companhia, automatizando processos transacionais, não tendo nada a ver diretamente com marketing de relacionamento, às vezes são confundidas com CRM.

25 Mestrado em Administração
CRM x ERP As ERPs estão inseridas no back office - área financeira, contabilidade, administração de recursos, planejamento e gestão da produção, estoque, recursos humanos etc. Não são ferramentas orientadas para o usuário final, nem foram projetadas para efetuar análises.

26 Mestrado em Administração
SCM - Supply Chain Management - Gestão da Cadeia de Suprimentos Deve-se considerar: Os relacionamentos existentes na cadeia de comercialização como complexos relacionamentos que tornam esta cadeia mais competitiva e com menores custos para cada um dos elementos da mesma. A necessidade de que todos os elementos da cadeia precisam obter lucros.

27 Mestrado em Administração
SCM - Supply Chain Management - Gestão da Cadeia de Suprimentos Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM): É um conceito administrativo que integra o gerenciamento de processos da cadeia de suprimento.

28 Mestrado em Administração
SCM - Supply Chain Management - Gestão da Cadeia de Suprimentos Objetivos Levar o produto certo no lugar certo pelo menor custo; Manter o estoque mais baixo possível e ainda oferecer atendimento superior ao cliente; Reduzir os tempos de ciclo: simplificar e acelerar as operações referentes ao modo como os pedidos dos clientes são processados, atendidos, bem como o modo como as matérias-primas são adquiridas e entregues para os processos de manufatura.

29 Automação da Cadeia de Compra de uma empresa
Mestrado em Administração Automação da Cadeia de Compra de uma empresa

30 Mestrado em Administração
Cadeia de suprimentos no setor de saúde Agências Controladoras HOSPITAL Fonte: BABIERI, J. Carlos. Logística Hospitalar.

31 Mestrado em Administração
Cadeia de suprimentos no setor de saúde Indútria Fabricante Distribuidor Empresa Fluxo de Informações

32 Mestrado em Administração
Cadeia de suprimentos Indútria Fabricante GS1 128 Fonte: GS1 Brasil. Disponível em

33 Mestrado em Administração
Cadeia de suprimentos no setor de saúde Distribuidor GTIN-13

34 Mestrado em Administração
Cadeia de suprimentos no setor de saúde Hospital RSS-CCA

35 Mestrado em Administração
Logística dos Medicamentos e dos Materiais médico-hospitalares Padronização: o quê comprar? Fornecedores: cadastro Previsão: qdo. comprar? para qto. tempo?... Compra Análise do estoque e da flutuação (curva ABC, Pareto...) Aquisição (recebimento do produto) Armazenamento Fluxo de distribuição interno Inventário Fonte: SANTOS, G.A.A. Gestão de Farmácia Hospitalar (adaptado).

36 Mestrado em Administração
Rastreabilidade GSRN Número global de relação de serviço – Identifica o procedimento, médicos, assistentes, e outros colaboradores. GLN Número global de localização – identifica locais como armários, prateleiras, leitos, departamentos. GTIN Número global de item comercial – identifica todos produtos: medicamentos e materiais. GSRN -> quem // GLN -> onde // GTIN -> o que Fonte: GS1 Brasil. Disponível em

37 Mestrado em Administração
Rastreabilidade Inventário

38 Mestrado em Administração
Futuro Identificação de prestadores / colaboradores

39 Código de Barras e o RFID
Mestrado em Administração Código de Barras e o RFID Para distinguirmos um produto ou uma pessoa “A” de outra “B” temos que identificá-las, ou seja, dar-lhes um nome, ou então, um código. Esta é uma das funções dos identificadores como, por exemplo, o Código de Barras e o RFID;

40 Mestrado em Administração
Código de Barras Esta tecnologia de identificação possui uma característica que a torna de grande importância para o nosso atual mercado, que é a identificação única de cada produto, insumo, pallet ou caixa. Devemos considerar que, com a diversidade de produtos ofertada atualmente pela indústria, faz-se necessário identificar os produtos individualmente para compreendermos, por exemplo, quem e quando o consomem, tornando possível também rastreá-lo ao longo da cadeia, além de inúmeras operações de automação.

41 Estrutura do Código de Barras
Mestrado em Administração Estrutura do Código de Barras

42 Mestrado em Administração
Código de Barras O código de barras na realidade não carrega em seu símbolo informação, sendo necessário que os dados do produto sejam obtidos a partir de um banco de dados no qual estejam cadastradas as características do produto ou serviço. Após a obtenção do número do código de barras pelo leitor óptico, o sistema extrai todos os dados solicitados, referentes ao produto. Em um supermercado, por exemplo, ao passar o produto pelo check-out obtém-se seu preço.

43 Mestrado em Administração
Código de Barras Banco de dados Preço, nome, etc

44 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) O RFID possui capacidade de armazenar informações em um chip instalado em sua estrutura. Esta, na realidade, é uma das diferenças entre a RFID e o código de barras, em sua modalidade como identificador.

45 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) O acesso às informações de uma RFID é feito aproximando a etiqueta a uma antena de rádio freqüência, ocorrendo então a leitura das informações inseridas no chip. Os leitores energizam a etiqueta que responde transmitindo a identificação ou ID e os dados contidos em seu chip.

46 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) As etiquetas inteligentes podem ser implantadas em diversas situações como, por exemplo, em pallets provenientes de uma manufatura. Na etiqueta podem estar contidas informações como datas de validade, origem, destino, tipos de produtos e quantidades consolidadas no pallet. Como a leitura é imediata, e com erros próximos de zero, há um incremento na velocidade dos processos de recebimento, podendo minimizar etapas na inserção no estoque, reduzindo custos e aumentando a agilidade.

47 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) O pallet passa entre dois leitores, tendo as etiquetas das caixas e do próprio pallet energizadas, refletindo as informações para o sistema de recebimento do armazém. Não será necessário, para a leitura, de interação humana, tendo o fluxo de entrada no centro de distribuição contínuo, otimizando o tempo de registro e de entrada no estoque.

48 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) Em uma cadeia de suprimentos integrada, as notas fiscais são enviadas por meio eletrônico para sejam conferidas no recebimento da carga, além de estarem pré-cadastradas no sistema de estoque. Com o uso deste tipo de etiquetas inteligentes a conferência será automatizada, minimizando ainda mais tempos e processos.

49 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) Dificuldades: Alto custo, ocasionado, principalmente, pela baixa escala de utilização no mundo, tornando inviável sua adoção imediata. Adequação dos sistemas das diversas cadeias de suprimentos, necessária para a leitura e manipulação desta tecnologia.

50 RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas)
Mestrado em Administração RFID – Radio Frequency IDentification (etiquetas eletrônicas) Vantagens sobre o código de barras: Eficiência na Leitura Entre 99,5% e 100% Entre 95% a 98% Leitura – contato visual Não requer Requer Informação contida Alta Baixa Taxa de erro humano Custo Alto Baixo

51 Mestrado em Administração
Business Intelligence O Business Intelligence pode ser descrito como um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas que são utilizadas para a tomada estratégia de decisões por parte da alta gerência da empresa, permitindo a aquisição e manutenção do seu market- share. 51 51

52 Mestrado em Administração
O desafio Existe um elevado grau de insatisfação em relação ao nível de informações disponíveis para a tomada de decisões. A maior parte destas informações está “dormindo” no Banco de Dados, ou em uma planilha, ou mesmo na gaveta de alguém. Apenas 10% dos dados disponíveis são utilizados para auxiliar o processo de tomada de decisões. 52 52

53 Mestrado em Administração
Principais vantagens de um sistema de BI Mestrado em Administração Mestrado em Administração Antecipar mudanças no mercado e ações dos competidores Aprender com os sucessos e as falhas dos outros Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio Conhecer sobre política, legislação ou mudanças regulamentais que possam afetar o seu negócio 53 53

54 Mestrado em Administração
Exemplos de informações valiosas que podem ser obtidas Identificação sistemática dos clientes mais rentáveis. Identificação de correlação de vendas entre os diferentes produtos Identificar diferentes elasticidades de preços nos diferentes produtos, diferentes lojas ou regiões e para diferentes consumidores. 54 54

55 Mestrado em Administração
Caso: Wal-Mart O seu sistema de Business Intelligence identificou uma relação entre o consumo de fraldas descartáveis e o consumo de cerveja. Analisando a informação, verificou-se que quando os maridos iam ao supermercado à noite para comprar fraldas aproveitavam e compravam algumas cervejas. Constatado o fato, elaborou-se uma estratégia de vendas onde as fraldas ficam próximas às cervejas, induzindo os maridos a comprarem as cervejas. O resultado foi o aumento de vendas das cervejas. Fonte: GUROVITZ, Hélio; O que cerveja tem a ver com fraldas? Exame, 09 abr 55 55

56 Mestrado em Administração
Caso: rede de farmácias Outra rede varejista descobriu que a venda de colírios aumentava na véspera dos feriados. Passou a preparar seus estoques e promoções do produto com base nesse cenário. Fonte: GUROVITZ, Hélio; O que cerveja tem a ver com fraldas? Exame, 09 abr 56 56

57 Mestrado em Administração
Caso: Golden Cross A empresa guarda a ficha médica de cada paciente ao longo do tempo. Também são armazenados detalhes sobre médicos e hospitais. Descobriu-se, por exemplo, que as pessoas que mais cancelavam o seguro de saúde eram as que menos o usavam. Iniciou-se, então, uma campanha para manter esses clientes, afinal conquistar um novo cliente pode custar sete vezes mais que manter um cliente antigo. 57 57

58 Mestrado em Administração Alexandre Amaral
INTERNET Alexandre Amaral

59 Mestrado em Administração
e-Commerce X e-Business Um dos primeiros a utilizar o termo e-business foi a IBM em Até então, o termo ecommerce era a palavra da moda pois vender era a única experiência que as pessoas podiam reproduzir na Web. O E-commerce é apenas um aspecto de e-business; significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on line. E-business é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. 59 59

60 Mestrado em Administração
Vantagens do E-business Permite a expansão da base de clientes e da linha de produtos. Permite relacionamento mais próximo. Os produtos podem ser testados na Web de forma rápida, fácil e sem custos, As empresas podem reduzir custos. Reduz o número de mudanças de meios de comunicação necessárias para transportar a informação Diminui o tempo para comercialização Promove a lealdade dos clientes 60 60

61 Mestrado em Administração
Problemas na Internet Pode ocorrer um conflito de canais Problemas de passar da competição local para a competição mundial Problemas com direitos autorais – facilidade de cópia Dificuldade de aceitação do cliente Não existe uma estrutura legal para a Internet A Internet é menos pessoal (não há lealdade a um vendedor) Permite comparar preços Falhas de segurança 61 61

62 Nova economia ou exuberância irracional?
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Nova economia ou exuberância irracional? 62 62

63 Mestrado em Administração
O bolso é sensível! Custo da Transação Bancária Valor em Reais Agência R$3,50 Caixa eletrônico automático R$0,70 Internet R$0,13 63

64 Mestrado em Administração
Os efeitos… Democratização da informação digital Grande redução de custos A informação agora é ONIPRESENTE e ACESSÍVEL GLOBALMENTE. O próximo passo é se ter a rede ONIPRESENTE… 64 64

65 Mestrado em Administração
Mercados B2B Conceito: comunidade de empresas compradoras e empresas fornecedoras realizando transações comerciais suportadas por uma infra-estrutura de serviços de e-business. 65 65

66 Efeitos principais de um mercado B2B
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Efeitos principais de um mercado B2B Menores custos Menor necessidade de estoques Maior transparência Eliminações de barreiras geográficas e temporais Remoção de intermediários que não agregam valor 66 66

67 Mestrado em Administração
Modelos B2B 1) Um para Um 2) Um para Muitos 3) Alguns para Muitos 4) Muitos para Muitos 5) Muitos para Alguns 6) Muitos para Um 67 67

68 Mestrado em Administração
1) Um para Um Definição clássica: troca de arquivos entre aplicativos que rodam em computadores de parceiros de negócios usando um formato padronizado Também chamado de Electronic Data Interchange (EDI) 68 68

69 1) Um para Um: Electronic Data Interchange (EDI)
Mestrado em Administração Mestrado em Administração 1) Um para Um: Electronic Data Interchange (EDI) Empresa A ERP Flat File Tradutor Mensagem Rede Empresa B ERP Flat File Tradutor Mensagem 69 69

70 Mestrado em Administração
2) Um para Muitos Também chamados de portais corporativos de venda ou catálogos online. Estes sites hospedam um único fornecedor, que exibe o seu catálogo de produtos e respectivos preços, geralmente fixos. Exemplos clássicos: Sell Side 70 70

71 Mestrado em Administração
2) Um para Muitos Sell Side É um canal complementar ou exclusivo para as vendas dos fornecedores Os compradores utilizam múltiplos web sites de fornecedores Características principais: marca forte, especificação dos produtos, fornecimento de logística Um Fornecedor Muitos Compradores 71 Fonte: Mercado Eletrônico

72 Mestrado em Administração
3) Alguns para Muitos São também chamados de “Shoppings B2B” ou Atacadistas Eletrônicos Estes portais agregam diversos catálogos de diversos fornecedores de forma a atrair uma maior audiência, utilizando um único formato. Sell Side Ex. Handy Hardware (http://www.handyhardware.com/) 72 72

73 Mestrado em Administração
4) Muitos para Muitos Alguns portais criam uma ampla rede de compradores e vendedores. Nestes portais, tanto pode-se vender quanto comprar. Normalmente, os esquemas de preço são dinâmicos (baseados em leilões) e-Marketplaces 73 73

74 Mestrado em Administração
5) Muitos para Alguns Mestrado em Administração e-procurement Portais como o Covisint (formados por GM, Ford DaimlerChrysler, Renault, Nissan, Peugeot) ou o Agrega (Souza Cruz e Ambev) são formados por gigantes industriais que criam catálogos conjuntos de compra. Muitos Fornecedores Alguns Compradores 74 74

75 Mestrado em Administração
e-procurement 6) Muitos para Um Estes portais de compras atraem diversos fornecedores, para produtos ou serviços especializados, para um único comprador, de grande porte. Muitos Fornecedores Um Comprador 75

76 Mestrado em Administração
B2C Algumas regiões apresentam um número expressivo de vendas sendo realizadas para o interior dos estados, em comparação com as capitais. 76 76 76 76

77 Sistemas de pagamento normalmente utilizados
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Sistemas de pagamento normalmente utilizados Cartões de Crédito Transferência Eletrônica de Fundos Carteira eletrônica Invenções tipicamente brasileiras: Boleto bancário eletrônico, Depósito em conta, Cartão Pré-pago, Dinheiro, Cheque, Tíquete alimentação, Tíquete refeição, etc. 77 77

78 Mestrado em Administração
Questões importantes Comércio eletrônico Wireless Soluções colaborativas Integração total 78 78

79 Mestrado em Administração
Comércio C2C–Consumer to Consumer-Consumidor-Consumidor Forma de comércio eletrônico que envolve a transação entre consumidores finais. Exemplos de Serviços oferecidos Leilões on-line 79 79

80 Mestrado em Administração
Exemplo C2C: ebay.com 80 80

81 Mestrado em Administração
Exemplo C2C: mercadolivre.com.br 81 81

82 Mestrado em Administração
Exemplo B2G: Bolsa Eletrônica de Compras 82 82

83 Mestrado em Administração
Exemplo C2G: Imposto de Renda 83 83

84 Mestrado em Administração
Ferramentas de Comércio Eletrônico Existem ferramentas de comércio eletrônico para empresas que desejam comprar produtos ou serviços, e ferramentas para empresas que desejam vendê-los. E-Procurement ferramentas utilizadas por companhias que necessitam adquirir uma mercadoria ou um serviço E-Sales ferramentas utilizadas por companhias que têm a intenção de vender mercadorias ou serviços 84 84

85 Mestrado em Administração
WEB 2.0 É a segunda geração da internet, que envolve intensa colaboração e compartilhamento de informações e dados on-line. 85 85

86 Mestrado em Administração
Pilares Tecnologia e Arquitetura; Formação de comunidades e o lado social; Business aliado aos processos. 86 86

87 Mestrado em Administração
Tecnologia e Arquitetura Consiste na infra-estrutura e no conceito de plataformas da web. Formação de comunidades e o lado social Um olhar sobre a dinâmica das redes sociais, comunidades e qualquer outra forma pessoal de troca de conteúdo, como os wikis e outros modelos colaborativos. O foco é na arquitetura de participação. Business aliado aos processos Os modelos de web services e a combinação de conteúdo de diferentes fontes está na sua base. 87 87

88 Mestrado em Administração
WEB 2.0 A web 2.0 pressupõe um ambiente no qual muitos componentes se intercruzam e se relacionam de uma nova forma 88 88

89 Mestrado em Administração
Busca Google, Yahoo, Aonde e outros ainda possuem buscas em estado primitivo; O aperfeiçoamento será a obtenção de resultados mais relevantes, a partir daquilo que realmente é procurado pelo usuário; Uma possibilidade é por meio de formas colaborativas nas quais os usuários fazem o ordenamento da informação. Outra é a interrelação entre endereços na qual um link pode ser encarado como uma forma mais ativa e significativa do que um endereço em si. 89 89

90 Mestrado em Administração
Novos Conceitos Com essa maior interrelação, um site e um endereço, vê e consome a informação do outro; Os websites e seus conteúdos, por sua vez, passam a não ser mais estanques ou unidirecionais; O bidirecionalismo, na qual o usuário não apenas vê mas também faz o conteúdo é a base para o novo momento. Ex: Orkut, You Tube, blogs, etc. 90 90

91 Mestrado em Administração
Novos Conceitos O centro do poder se deslocou, de quem apenas faz conteúdo e produtos para quem consome; A revista americana Newsweek considerou o internauta como a personalidade do ano de 2006; Os consumidores (usuários) estão no poder e passam a ter um caráter único; É considerada a geração C(conteúdo, colaboração e conexão), são as pessoas que agora passam a ser produtoras e consumidoras. 91 91

92 Mestrado em Administração
Novos Conceitos O conteúdo da internet vai estar em qualquer lugar (Bill Gates); Essa nova geração já vive dentro deste parâmetro. 92 92

93 Mestrado em Administração
Novos Conceitos Mestrado em Administração Mestrado em Administração Muda-se a forma como as pessoas se relacionam entre si e com os sites que visitam; Passa a não ser predominante o uso de , como existe hoje, aumentando outras formas de comunicação, mensagens instantâneas, uso de blogs, torpedos, etc; 93 93

94 Mestrado em Administração
WEB 2.0 e a Corporação A migração das corporações para esses novos ambientes passa pela mudança no próprio negócio; Por outro lado, as corporações ainda tem certo receio em interagir tão abertamente com seus clientes O desenvolvimento de produtos e soluções, no ambiente colaborativo interno, ou com vias externas, ligadas aos clientes também resultam em maiores possibilidades de vendas e lucros. 94 94

95 Mestrado em Administração
SaaS Software as a Service: Software como um serviço Tecnologia desruptiva – muda o “jogo” nos próximos anos. É uma das forças motrizes da indústria de tecnologia no curto prazo (junto com outsourcing, offshore, wireless, open source) 95 95

96 Características de uma “concessionária de serviços públicos”
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Características de uma “concessionária de serviços públicos” Medida Serviço Rede Aplicações Accesso Litros kwh Frequência Bits Água Eletricidade Transmissão Informação Canos Cabos Torres Rede IP Chuveiro Luzes Notícias Pesquisa compras, comunicação Torneira Lampada TV/radio PC/fone/TV 96 96

97 Esta concessionária será:
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Esta concessionária será: Onipresente Confiável Acessível 97 97

98 Outsourcing agora é a regra!
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Outsourcing agora é a regra! Ao invés de se investir pesadamente em infraestrutura de TI, porque não simplesmente contratar mais capacidade? Não é assim que fazemos em nossos escritórios quando precisamos de mais eletricidade ou mais água? 98 98

99 Fatores que estimulam o outsourcing
Mestrado em Administração Mestrado em Administração Fatores que estimulam o outsourcing Redução de custos Foco no negócio Uso mais “nobre” da equipe interna Melhoria nos serviços de TI Maior velocidade na implantação de serviços Maior controle Menor dependência de processos intensivos em mão de obra não especializada 99 99


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