A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ocupação do Japão por grupos humanos remonta ao Paleolítico, portanto, a data oficialmente mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ocupação do Japão por grupos humanos remonta ao Paleolítico, portanto, a data oficialmente mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago."— Transcrição da apresentação:

1

2 A ocupação do Japão por grupos humanos remonta ao Paleolítico, portanto, a data oficialmente mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago é de a.C.., quando povos caçadores-coletores chegaram às ilhas vindos do continente através de istmos. As primeiras ferramentas japonesas de pedra lascada datam de a.C.. As primeiras ferramentas japonesas de pedra polida datam de a.C., as mais antigas do mundo. A primeira cultura cerâmica e civilização a se desenvolver no Japão foi o povo nômade Jomon que não desenvolveu a agricultura ou a criação de animais. Entre 250 a.C.e 250, a cultura nômade Yayoi a substituiu vinda de Kyushu trazendo o cultivo do arroz, as ferramentas de metal e a confecção de roupas.

3 As principais religiões no Japão são o Xintoísmo e o Budismo. O Xintoísmo é a religião politeísta nativa do Japão. Passou por um processo sincrético com as religiões vindas do exterior: o Taoísmo, o Confucionismo e o Budismo. Este foi introduzido no país no século VI e logo se espalhou entre as classes guerreiras. O Budismo introduziu o cultivo de arroz, as cerimônias, a cozinha, a escrita, etc. Após séculos de isolamento, desde meados do século 20 o Japão se abriu para a influência da cultura ocidental, sendo hoje em dia um país com muitas características ocidentais.

4 Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

5 Existem várias opiniões do que é fundamental à culinária japonesa. Muitos pensam no sushi ou nas refeições formais elegantemente estilizadas kaiseki que são originárias como parte da cerimônia do chá japonesa. Muitos japoneses pensam na comida do dia-a-dia, em especial nas existentes desde antes do final do Período Meiji ( ), ou desde antes da Segunda Guerra Mundial

6

7 Sumo (sumo em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular ( dohyo) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyo perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumo é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

8 Aikido ou aiquidô (em japonês, transl. aikidō), é uma arte marcial criada no Japâo na década de 1920 pelo mestre Morihei Ueshiba ( ), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô- Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe). Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito- ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o keniutso(técnica da espada) e o jojutso(técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomolo-kyo, no Japão. Seus sucessores principais no Aikido foram kishomaru Ueshiba ( ) e Moriteru Ueshiba (1951). O termo aikido é composto por três caracteres Kanil: Ai : harmonia Ki : energia Dô : caminho Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias". Se inspira no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira). No combate o aikido tem por costume nunca recuar. Se o adversário puxa o aikidoca, este o empura e logo o gira. Se o adversário avança, o aikidoca o gira e tão logo o puxa. Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios. Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).

9 Shintaido significa "o novo caminho do corpo", embora no Brasil tem recebido o apelido de "uma arte de Paz" É uma arte (Budô) completamente moderna, resultado da evolução das artes tradicionais do Japão. Mais que um exercício simples para a saúde, é um tipo de arte, como caligrafía com pincel, executada com o corpo inteiro. Inclui uma amplia gama de movimentos, desde formas mais rápidas e enérgicas, aos mais lentos e meditativos: * Shintaido básico de mãos abertas * Bojutsu (bastão) * Kenjutsu (espada de madeira) * Shintaido Karatê (derivado do Shotokai Karatê de Shigeru Egami) * Práticas de meditação e concientização da energia * Relaxamento e exercicios para a saúde.

10 Uma arte marcial antes praticada secretamente na Ilha de Okinawa (sul do Japão) por pessoas comuns que estavam proibidas de portar armas, e por isso se defendiam de mãos vazias, fazendo uso destas, dos cotovelos, joelhos e pés.

11 As origens do kendo No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.

12 Judô PB ou Judo PE ( Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

13

14


Carregar ppt "A ocupação do Japão por grupos humanos remonta ao Paleolítico, portanto, a data oficialmente mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google