A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA CARLA MENEZES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA CARLA MENEZES"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA CARLA MENEZES
CAPÍTULO 10_ REGIÃO SUDESTE: OCUPAÇÃO E ORGANIZAÇÃOES DO ESPAÇO ECONÔMICO 1-A CONSTRUÇAÕ DOS ESPAÇOS AGROPECUÁRIOS DO SUDESTE 2- DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA INDÚSTRIA DO SUDESTE * SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO - MINAS GERAIS- ESPÍRITO SANTO PROFESSORA CARLA MENEZES

2 1- ATUAL REGIÃO SUDESTE É a principal região econômica do Brasil, possui o maior parque industrial sul-americano, com agropecuária moderna. Também apresenta os maiores problemas sociais e ambientais.

3 A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS AGROPECUÁRIOS DO SUDESTE
SEC. XVIII - o Rio de Janeiro tornou-se capital do Brasil e principal porto por onde era escoado o ouro de Minas Gerais para a Metrópole portuguesa. SEC. XIX – o café se expandiu pelo sul de Minas, com a ajuda do porto do Rio novamente. O Rio cresceu e passou a solicitar alimentos e matérias-primas ao espaço de Minas Gerais, contribuindo para surgir importantes áreas agropecuaristas em Minas.

4 O Espírito Santo também se organizou como centros agropecuaristas: Colatina e Cachoeira do Itapemirim e centros portuários: Vitória e centros balneários: Vila Velha e Guarapari. SEC. XIX o café expandiu para os terrenos férteis do interior paulista, uma grande área monocultora. Porto de Santos, hoje, faz o escoamento do café paulista e trouxe desenvolvimento para a Baixada Santista e concentração de pessoas. Aconteceu também o estímulo a uma próspera área policultora no oeste do estado, tomando o lugar da monocultura.

5 O CAFÉ E A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS
GEOGRÁFICOS A Coroa Portuguesa buscou um produto que pudesse reerguer a economia de sua colônia, e introduziu o café no Pará em 1727, trazido pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta da Guiana Francesa. A princípio não trouxe resultados; somente a partir de 1816 começaram a crescer as exportações de grãos de café, e em 1822 , o Brasil conquistou sua independência política.

6 DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA INDÚSTRIA DO SUDESTE. SÃO PAULO
O ACÚMULO DE RIQUEZAS VINDO DA CAFEICULTURA AJUDOU NO INÍCIO DA INDUSTRIALIZAÇÃO. COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL, IMPLANTADA PELO GOVERNO COMO INDÚSTRIA DE BASE EM VOLTA REDONDA ENTRE RIO E SÃO PAULO. CRIAÇÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, GARANTINDO A MATÉRIA-PRIMA DO FERRO. POTENCIAL DOS RIOS DO SUDESTE COM SUAS QUEDAS D’ÁGUA AJUDAM NA GERAÇÃO DE ENERGIA. FORAM FORMADAS ZONAS INDUSTRIAIS COMO O ABCDM PAULISTA. SÃO PAULO É O MAIS IMPORTANTE CENTRO INDUSTRIAL, COMERCIAL, FINANCEIRO E CULTURAL DO BRASIL, COM GRANDE INFLU- ÊNCIA EM TODO O PAÍS.

7 Outras cidades importantes
de São Paulo Cubatão Destaque para o polo petroquímico e siderúrgico. Funciona a Refinaria de Petróleo Presidente Bernardes e a COPISA São José dos Campos Devido à localização do Vale do Paraíba tornou-se um dos mais importantes polos industriais do estado, como a fabricação de aviões de porte médio e o ITA, favorecendo o desenvolvimento científico e tecnológico.

8 Inúmeras indústrias em... E as cidades da Depressão
Além do turismo em Aparecida do Norte E as cidades da Depressão Paulista

9 A partir da década de 30, a agricultura se diversificou...
Cana-de-açúcar em PIRACICABA e PORTO FELIZ- SP Cultivo de algodão em ARARAS e LEME. Cultivo da laranja em LIMEIRA e MOGI-GUAÇU. A cultura da uva em SÃO ROQUE e JUNDIAÍ; além das frutas de clima temperado, como o morango e o pêssego.

10 Explosão de policultura...
... na mais extensa e importante região agrícola do interior do estado, um planalto de terrenos férteis conhecido como OESTE PAULISTA. Presidente Prudente se destaca em como centro de comercialização de produtos agropecuários, como o ALGODÃO, o AMENDOIM, a SOJA e principalmente a CARNE BOVINA. Bauru e Marília , são produtores de CAFÉ, AMENDOIM e GADO DE CORTE. Ribeirão Preto é o centro de comando de uma próspera área econômica apelidada de “Califórnia brasileira”, devido ao seu desenvolvimento agroindustrial.

11 RIO DE JANEIRO SEU CRESCIMENTO INICIOU-SE EM 1808, COM A TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL. COM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E A CONDIÇAÕ DE CAPITAL DO IMPÉRIO, PASSOU A CONCENTRAR AS DECISÕES POLÍTICOS-ADMINISTRATIVAS. A INDÚSTRIA FOI ESTIMULADA POR GETÚLIO VARGAS, MAS O PARQUE INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO É O SEGUNDO DO PAÍS, COM DESTAQUE PARA OS ESTALEIROS DA CONSTRUÇÃO NAVAL E AS REFINARIAS DE PETRÓLEO, ALÉM DOS SETORES FARMACÊUTICO E TÊXTIL. ALGUMAS EMPRESAS ESTATAIS CONTINUAM SEDIADAS NO RIO, ALÉM DA SUA TRADIÇAÕ DE NÚCLEO CULTURAL E A DE MOVIMENTADO CENTRO PORTUÁRIO.

12 Outras cidades importantes do estado
do Rio de Janeiro Por causa do turismo: ANGRA DOS REIS, além de Parati e Cabo Frio , na faixa litorânea. PETRÓPOLIS, além de Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana.

13 Duas áreas sem ligação com o turismo: Vale do Rio Paraíba do Sul:
O norte do estado: CAMPOS: ligada à cultura da cana-de-açúcar, usinas de produção de açúcar e destilaria, além de inúmeras plataformas de petróleo. Vale do Rio Paraíba do Sul: Possui uma grande bacia leiteira e uma área industrial expressiva, pois em Volta Redonda funciona a maior usina de aço do país- CSN.

14 Minas Gerais: OURO PRETO FOI A CAPITAL DE MINAS GERAIS ATÉ O SEC.XIX, POR CAUSA DAS FAZENDAS DE CAFÉ E A PECUÁRIA BOVINA. DEVIDO À LIMITAÇÃO PELAS MONTANHAS, FOI CONSTRUÍDA A NOVA CAPITAL DE MELHOR LOCALIZAÇÃO: BELO HORIZONTE. BH EM POUCO MAIS DE UM SÉCULO DE EXISTÊNCIA, TORNOU-SE UMA DAS TRÊS MAIS IMPORTANTES METRÓPOLES DO PAÍS. O NÚCLEO INICIAL DO SEU POVOAMENTO, A ÁREA CENTRAL DO ESTADO CONCENTRA A MAIORIA DAS CIDADES HISTÓRICAS. A EXPLORAÇÃO DE OURO FOI O PONTO DE PARTIDA DESSA OCUPAÇÃO; HOJE, CIDADES PRESERVAM RELÍQUIAS DO PASSADO E UM GRANDE POTENCIAL TURÍSTICO.

15 JUIZ DE FORA, BARBACENA E POÇOS DE CALDAS SÃO AS TRÊS MAIS IMPORTANTES CIDADES DO SUL DE MINAS
O TURISMO RELACIONA-SE COM AS ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS, COMO POÇOS DE CALDAS, SÃO LOURENÇO, CAXAMBU, CAMBUQUIRA E LAMBARI. NO TRIÂNGULO MINEIRO, A PECUÁRIA GEROU RIQUEZA EM UBERABA ,UBERLÂNDIA E ARAGUARI. ESSA ÁREA CORRESPONDE NO MAPA A UMA SALIÊNCIA A OESTE, LIMITADAS PELOS RIOS PARANAÍBA E GRANDE, COM CONFIGURAÇÃO TRIANGULAR E RICA EM PASTAGENS NATURAIS.

16 ESPÍRITO SANTO MOVIMENTADOS BALNEÁRIOS, COMO, VILA VELHA, MARATAÍZES E GUARAPARI EM ÉPOCA DE VERANEIO ESPÍRITO SANTO COLOCA SEU MAR A DISPOSIÇÃO DOS MINEIROS E SEU ESPAÇO TERRITORIAL UMA ÁREA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA COMERCIALIZAM CARNE, LEITE E SEUS DERIVADOS, ALÉM DA MADEIRA, GRANITO, MÁRMORE E HORTIFRUTIGRANJEIROS PARA O ESTADO VIZINHO.

17 TRÊS ÁREAS GEOECONÔMICAS DO ES.
NORTE: POLARIZADO PELA CIDADE DE COLATINA, MANTÉM-SE COM A EXPLORAÇÃO DE MADEIRA, A CULTURA DO CAFÉ E A PECUÁRIA DE CORTE, NA ÁREA DE MATA ATLÂNTICA ÁREA CENTRAL SERRANA: FORMADO PELA CAPITAL VITÓRIA, VILA VELHA, SERRA E CARIACICA, A MAIS POPULOSA E DE ECONOMIA MAIS ATIVA POR CAUSA DA FUNÇÃO PORTUÁRIA. SUL DO ESTADO: O SUL DO ESPÍRITO SANTO, DE FORMA MONTANHOSA, É CORTADO PELO VALE DO RIO ITAPEMIRIM E POLARIZADO PELA CIDADE DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM.


Carregar ppt "PROFESSORA CARLA MENEZES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google