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TCC : A Elaboração FAC FUNAM Pirapora/MG Junho - 2010.

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Apresentação em tema: "TCC : A Elaboração FAC FUNAM Pirapora/MG Junho - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 TCC : A Elaboração FAC FUNAM Pirapora/MG Junho

2 Professor: Marcus Vinícius Cotta Drumond 2 Disciplina : Metodologia Científica

3 3 SUMÁRIO 1. INTRODU Ç ÃO O que é ABNT? O que é APA? ESCOLHA DO TEMA Como Escolher o Tema? Assunto que se deseja provar ou desenvolver: Escolha do Tema REVISÃO BIBLIOGR Á FICA Como Trabalhar a Revisão Bibliogr á fica? An á lise de Pesquisas Anteriores Tipos de Revisão Bibliogr á fica Identifica ç ão das fontes Procura de publica ç ões Consulta a especialistas Internet Localiza ç ão das fontes Leitura do material Leitura explorat ó ria Leitura interpretativa Tomada de apontamentos ELABORA Ç ÃO DA MONOGRAFIA Qual é a importância de uma Monografia? A Monografia é : A Monografia não é : As Partes da Monografia Elementos Pr é -Textuais Capa Folha de Rosto Verso da Folha de rosto Folha de aprova ç ão Dedicat ó ria Agradecimentos Resumo na l í ngua nacional Resumo em l í ngua estrangeira Lista de ilustra ç ões Lista de tabelas Lista de abreviaturas Sum á rio Elementos Textuais De que maneira redigir: As Partes da Monografia Introdu ç ão Desenvolvimento Cita ç ões Cita ç ões Diretas Gr á ficos, Figuras, Fotografias e Tabelas Conclusões Elementos P ó s-Textuais Referências Bibliogr á ficas Anexos Esquematiza ç ão da Monografia

4 1. Introdução 4 O trabalho de Monografia, é de grande importância na formação do aluno, uma vez que permitirá ao mesmo alinhar: as atividades de campo (estágio por exemplo); integração entre teoria e prática; bem como exercitar a redação Técnico- científica de forma sistematizada; verificar a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquiridas durante o curso.

5 1.1.O que é ABNT? 5 A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento científico, de pesquisa e tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.

6 1.2. O que é APA? 6 A APA (American Psychological Association), é o padrão internacional de normas técnicas, onde existem diferenças quando comparadas com a ABNT.

7 2. Escolha do Tema 7

8 2.1 Como Escolher o Tema? Responda as perguntas: O que pretendo abordar? De que matéria mais me interessei? O tema é interessante? O que me interessa na vida profissional? O tema é atual? Tenho algum conhecimento sobre o tema? Tenho aptidão sobre o assunto? Conseguirei um orientador para o tema? 8

9 2.2 Assunto que se deseja provar ou desenvolver: dificuldade prática curiosidade científica desafios encontrados na literatura sugestão da entidade responsável 9

10 2.3 Escolha do Tema Original resultado tem potencial para surpreender Importante ligado à questão teórica que merece atenção escolher, dentro da área que possui mais afinidade uma proposta de TCC Comprovação a resultante do trabalho apesar de já ter sido estudada, comprova seus conhecimentos 10

11 3. Revisão Bibliográfica 11

12 3.1 Como Trabalhar a Revisão Bibliográfica? Responda as perguntas: O que já foi publicado sobre o assunto? Quem já escreveu sobre o Tema? Que aspectos já foram abordados? Como localizarei os contornos mais precisos do problema a ser estudado? Quais as lacunas existentes na literatura? 12

13 3.2 Análise de Pesquisas Anteriores Familiarização com o assunto Não duplicação de esforços Não descoberta de idéias já expressas Realce da contribuição da pesquisa Demonstração de contradições Reafirmação de alguma coisa 13

14 3.3 Tipos de Revisão Bibliográfica Tipos: –Consumo do pesquisador –Parte do relatório de pesquisa 14

15 3.4 Identificação das fontes Procura de publicações livros artigos catálogos teses revistas técnicas relatórios de congressos e fóruns toda e qualquer tipo de publicação científica Dr. Aurélio (dicionários) 15

16 3.4.2 Consulta a especialistas técnicos graduados pós-graduados mestres doutores e principalmente seus PROFESSORES 16

17 3.4.3 Internet 17

18 3.4.4 Localização das fontes –Buscas em bibliotecas –Intuição 18

19 3.4.5 Leitura do material –identificar as informações –estabelecer relações com o problema proposto –analisar consistência das informações Dica Importante: Consulte o Índice e Sumário dos Materiais 19

20 Leitura exploratória –Integral –idéias-chave –hierarquização das idéias –síntese das idéias Leitura de todo o material Leitura de partes ou capítulos Organize todo seu material Componha seu material dede já!! 20

21 Leitura interpretativa - Segue a interpretação do pesquisador, perante a escrita do autor. Exemplo: Seguindo Ferreira (2007), o estudo dos quatro elementos: ar, água, terra e fogo, tem quase sempre um objetivo intermediário para se chegar ao conhecimento do Quinto Elemento que consiste na Quintessência alquimista. 21

22 Tomada de apontamentos –Citações diretas Para Ferreira (2007), há sempre uma resposta para todas as buscas e uma solução para todas as aflições humanas. Basta apenas utilizar-se dos meios adequados para tal. 22

23 4. Elaboração da Monografia A Estrutura 23

24 4.1 Qual é a importância de uma Monografia? Iniciar as atividades de campo com a Pesquisa Científica Integrar a teoria e prática E xercitar a redação Técnico-científica de forma sistematizada Verificar a síntese das vivências do aprendizado adquiridas durante o curso Desenvolver o espírito de iniciativa e criatividade 24

25 4.2 A Monografia é: –acúmulo de observações –organização de informações –indagação –metodologia científica –utilização de leituras para comprovação –comunicação de conhecimentos e resultados –contribuição importante para a ciência 25

26 4.3 A Monografia não é: –repetir o que já foi dito por outros –responder questionário –manifestar opiniões pessoais –expor idéias abstratas –manifestar erudição livresca –resumo 26

27 4.4 As Partes da Monografia 4.4 As Partes da Monografia Elementos Pré- Textuais Elementos Textuais Elementos Pós- Textuais 27

28 4.4.1 Elementos Pré- Textuais Elementos Pré-Textuais, são os elementos que antecedem ao trabalho em si (elementos textuais e pós-textuais). Obedecem a ordem a seguir, não se incorporam ao Sumário e a numeração de suas páginas começa depois da Capa e é feita por letras e não números (i,ii,iii,...) 28

29 CAPA Capa é a proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. As informações devem ser transcritas na seguinte ordem: 29

30 cont. a) nome da instituição; b) nome do autor; c) título; d) subtítulo, se houver; e) número de volume (se houver mais de um, deve constar em cada capa a numeração correspondente ao volume); f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; g) ano de depósito (da entrega). 30

31 cont. h) devem ser escrita emTimes New Roman; i)o nome da instituição vem logo abaixo à margem superior, escrito em letra Times New Roman, centralizado, tamanho 17, em negrito e caixa alta; j) o nome do candidato deve estar centralizado, a 3 cm da margem superior, escrito em letra Times New Roman, em negrito, tamanho 17, em letras maiúsculas; 31

32 cont. k) o título da tese deve estar a cerca de 8,5 cm abaixo do nome do candidato, isto é, 9 espaços de 1,5 linhas. Deve ser escrito em Times New Roman, em negrito, tamanho 17, em letras maiúsculas. l) o título deve estar justificado, porém com margem esquerda de 4,5 cm e margem direita de 3,5 cm, de modo que haja centralização do mesmo. Se a última linha do título acabar antes da metade da página, estas margens devem ser aumentadas, equalitariamente, de modo que o mesmo fique centralizado; 32

33 cont. m) na penúltima linha da capa, cerca de 4 cm da margem inferior, deve estar escritoPIRAPORA, em negrito, com letra Times New Roman, tamanho 14. E na última linha, cerca de 3 cm da margem inferior, deve estar escrito o ano, em negrito, com o mesmo tipo e tamanho de letra. 33

34 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 34

35 Folha de Rosto Contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve-se obedecer às especificações a seguir: 35

36 cont. a) nome do autor; b) título principal do trabalho; c) subtítulo (se houver, deve ser colocado após o título principal, precedido de dois pontos); d) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a numeração respectiva ao volume); e) natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros); 36

37 cont. f) objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); g) nome da instituição a que é submetido; h) área de concentração; i) nome do orientador e, se houver, do co- orientador; j) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; k) ano de depósito (da entrega). 37

38 cont. l)a formatação da folha de rosto é semelhante à da capa, acrescentando-se no terço inferior, isto é, a cerca de 19 cm da margem superior, isto é, 8 espaços de 1,5 linhas, deve estar escrito, em letra Times New Roman, em negrito, tamanho 12, em letras maiúsculas, a partir da metade da linha até 2 cm da margem direita da mesma, os seguintes dizeres, segundo o programa do candidato: Monografia apresentada ao curso de tecnologia para obtenção do título de graduação; m) com a mesma letra e tamanho, o campo de conhecimento há um espaço a mais e o nome do orientador, também há um espaço a mais. 38

39 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 39

40 Verso da Folha de rosto Verso da Folha de rosto deve estar de acordo com as especificações a seguir: -Teses e dissertações: devem conter a ficha catalográfica baseada no Código de Catalogação Anglo- Americano vigente. 40

41 cont. Colocada no verso da folha de rosto, centralizada na parte inferior, a ficha catalográfica que informa os dados fundamentais que constam no documento. A impressão da ficha na tese, além de permitir sua identificação imediata, facilita o arquivo do documento em obras de referências ou em bases de dados. 41

42 cont. a) a impressão deverá estar contida em um retângulo de 12,5 x 7,5 cm, que terá localização inferior, no verso da página de rosto, com centralização distando 4,5 cm das margens laterais; b) o tipo de letra utilizado será Times New Roman, com tamanho 10; c) início com 3 espaçamentos superiormente com sobrenome do autor, com somente a letra inicial maiúscula, seguido de 1 espaço e o nome completo com iniciais maiúsculas, seguido de ponto; 42

43 cont. d) em seguida, o título da monografia, seguindo o alinhamento na quarta letra. O título da monografia termina com ponto, seguido de três espaços; e) novamente o nome do autor da monografia agora escrito normalmente, seguida de vírgula e um espaços, ano da defesa; f) na linha seguinte, alinhando na quarta linha, o número de páginas da monografia seguido da letra p, ponto; g) na terceira linha seguinte, alinhando-se na quarta linha, escrever o nome do orientados e Monografia (Grau obtido com a monografia: (Graduação em) - Instituição na qual a Monografia foi apresentada), seguindo de ponto; h) na segunda linha seguinte, alinhando-se na quarta letra, colocar as palavras chave, numerando-as arabicamente, deixando 2 espaços entre cada um. 43

44 cont. i) em seguida e em numeração romana maiúscula de I a III, o sobrenome e nome do orientador, ao título a que se refere a monografia e a qual escola e por último em III, a palavra Título; j) por último na parte inferior e com alinhamento à direita, incluir o CDU ou CDD a ser produzido pela bibliotecária. 44

45 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 45

46 Folha de aprovação Contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho. Deve apresentar as seguintes informações: 46

47 cont. a) nome do autor do trabalho; b) título do trabalho e subtítulo; c) natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração; d) data de aprovação (colocada após a aprovação); e) banca examinadora: nome, titulação e instituições a que pertencem (assinaturas serão colocadas após a aprovação do trabalho). 47

48 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 48

49 Dedicatória É a folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. 49

50 DEDICATÓRIA Digite neste espaço, a DEDICATÓRIA do seu trabalho Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 50

51 Agradecimentos São expressos em folha distinta, onde o autor presta reconhecimentos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. 51

52 AGRADECIMENTOS Digite neste espaço os seus AGRADECIMENTOS Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 52

53 Resumo na língua nacional É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e deverá conter introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, resultados e conclusão em um parágrafo único e justificado. Recomenda-se que resumo tenha até 250 palavras para Trabalhos de monografia ou TCC. Deve ser seguido, logo abaixo de sua apresentação, das palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho. 53

54 cont. Recomenda-se ainda a sua escrita após a conclusão de todo trabalho; A fonte é Times New Roman 12 com o texto justificado com espaço entre linhas simples; O Título RESUMO todo em caixa alta e em negrito logo após a margem superior, justificado; O texto começa após o título com espaçamento após 6 pt. 54

55 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 55

56 Resumo em língua estrangeira É a versão do resumo para idioma de divulgação internacional (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Resume). Deve conter as mesmas características do resumo em língua nacional, traduzido, preferencialmente, para o idioma inglês. Deve ser seguido das palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho Dica Importante: Não use o tradutor de texto do Word 56

57 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 57

58 Lista de ilustrações Consiste na relação das ilustrações, na ordem que se sucedem, acompanhadas do respectivo número da página. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros). A fonte é Times New Roman 12 com o texto justificado com espaço entre linhas 1,5; 58

59 cont. O Título Ilustrações todo em caixa alta e em negrito logo após a margem superior, justificado; O texto começa após o título com espaçamento após 6 pt. 59

60 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1 – Coração Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 60

61 Lista de tabelas Consiste na relação das tabelas, na ordem em que se sucedem, acompanhadas do respectivo número da página. A fonte é Times New Roman 12 com o texto justificado com espaço entre linhas 1,5; O Título Lista de Tabelas todo em caixa alta e em negrito logo após a margem superior, justificado; O texto começa após o título com espaçamento após 6 pt. 61

62 LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Batimentos Cardíacos Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 62

63 Lista de abreviaturas Consiste na relação, em ordem alfabética, das abreviaturas e siglas utilizadas no texto e seu respectivo significado. Recomenda-se a elaboração de lista própria para abreviaturas e outra para siglas. A fonte é Times New Roman 12 com o texto justificado com espaço entre linhas 1,5; O Título Lista de Tabelas todo em caixa alta e em negrito logo após a margem superior, justificado; O texto começa após o título com espaçamento após 6 pt. 63

64 LISTA DE ABREVIATURAS MEC – Ministério da Educação e Cultura Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 64

65 Sumário Consiste na enumeração das principais seções e outros elementos componentes do trabalho, na ordem e grafia em que se sucedem, acompanhadas da respectiva paginação. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho. Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. 65

66 cont. A fonte é Times New Roman 12 com o texto justificado com espaço entre linhas 1,5; O Título Sumário todo em caixa alta e em negrito logo após a margem superior, justificado; O texto começa após o título com espaçamento após 6 pt. Os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e caixa alta. 66

67 cont. Os títulos das subseções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, NÃO negrito, numerados com algarismos arábicos dando-se continuidade à sua sessão (1.1, 1.1.1, 1.1.2, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 e sem caixa alta As seções Referência Bibliográficas, Apêndices e Anexos em caixa alta, negrito, Times New Roman 12 mas sem numeração de seção. 67

68 Folha no formato A4 Fonte Times New Roman tamanho 12 68

69 4.4.2 ELEMENTOS TEXTUAIS São os elementos que compõem todo o trabalho ou pesquisa. 69

70 De que maneira redigir: 1.Os Elementos Textuais assim como o restante da monografia, deve ser escrita em língua portuguesa; 2.Impressas em um só lado de papel branco; 3.Formato A4 (210 mm x 297 mm); 4.Em espaço 1,5; 5.Com letra de tamanho equivalente a Times New Roman 12; 6.Encadernada com espiral capa da frente transparente e contracapa preta; 7.A impressão deve ter nitidez adequada e ser exclusivamente em preto. 70

71 cont. 8. Margens superior e esquerda 3cm; 9. Margens inferior e direita 2cm; 10. O texto justificado (alinhado) nas margens direita e esquerda. 11. Todo o trabalho, de capa a capa, deve conter entre 15 páginas no mínimo e não ultrapassar a 20 páginas. 71

72 cont. Essa é a parte do trabalho onde é exposto o desenvolvimento do trabalho. Os títulos e subtítulos das seções e subseções que compõem o texto devem ser alinhados à esquerda, precedidos de seus indicativos numéricos grafados em algarismos arábicos e separados entre si por um ponto e um espaço de caractere. Os títulos em letra Times New Roman 12 maiúsculas e em negrito. A primeira linha do parágrafo começa na margem esquerda e há tabulação para primeira linha de parágrafo. 72

73 As Partes da Monografia A partir dos Elementos Textuais, as páginas são numeradas a partir do número 1, em algarismos arábicos, no fim da página à direita. O espaço entre linhas do texto continua 1,5. O espaçamento antes e depois entre os títulos e o texto, marque automático na formatação do parágrafo ou então espaço 2. Todas estas regras, servem para formatação de todos os Elementos Textuais 73

74 Introdução Antecedentes do problema Questões atuais Controvérsias Situação-problema, questões, hipóteses Objetivos Delimitação Definição de termos Relevância do estudo Evitar o senso comum e pessoal 74

75 cont. Tem por objetivo fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, bem como focalizar o assunto a ser tratado. A introdução pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema, relação com outros estudos sobre o mesmo assunto, razão para a realização do trabalho, suas limitações e seus objetivos. Nunca deve incluir as conclusões do trabalho; admite-se, inclusive, que a redação da introdução seja feita antes da realização do trabalho. 75

76 Desenvolvimento Explanação Descrição Demonstração Evitar o senso comum e pessoal Divisão em partes –facilidade e clareza 76

77 Citações Referências no corpo do texto (citações): as citações dos trabalhos devem ser indicadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, seguido(s) pelo ano da publicação entre parênteses. Exemplos: FIGUEIREDO (1990) determinou que... FIGUEIREDO et al. (1990) calcularam... ( et al. após o sobrenome, indica mais de um autor 77

78 Citações Diretas No caso de citações diretas (transcrição textual dos autores) indicar o sobrenome(s) do(s) autor(es) seguido do ano de publicação entre parênteses. Transcrever o texto com recuo de 2 cm da margem esquerda, com letra no tamanho equivalente a Times New Roman 10, entre aspas. Exemplos: ÁVILA (2006) afirma que: Ninguém aprende Matemática ouvindo o professor em sala de aula, por mais organizada e claras que sejam suas preleções, por mais que se entenda tudo o que ele explica. Isto ajuda muito, mas é preciso estudar por conta própria logo após as aulas, antes que o benefício delas desapareça com o tempo. 78

79 Gráficos, Figuras, Fotografias e Tabelas Gráficos, figuras, fotografias e tabelas devem ser inseridas no mesmo gabarito das folhas do texto padrão. Não serão aceitos desenhos feitos a lápis ou caneta esferográfica, fotocópias, bem como títulos escritos com máquina de escrever sobre o papel. Estes itens devem ser obrigatoriamente numeradas e citadas no texto. As tabelas devem ser precedidas do seu título. As legendas devem ser posicionadas imediatamente abaixo das mesmas, justificados à esquerda em Times New Roman tamanho 10, indicando a Fonte Completa da Pesquisa. 79

80 4.4.3 Conclusões Resumo da argumentação Relação de idéias desenvolvidas Síntese dos principais resultados Comentários do autor Contribuições 80

81 cont. Após discutir e interpretar os resultados, o autor deve apresentar de forma lógica, clara e concisa as suas conclusões e descobertas. As conclusões, evidentemente, devem ser baseadas somente nos fatos comprovados e já discutidos no capítulo anterior. 81

82 4.4.4 ELEMENTOS PÓS- TEXTUAIS São os elementos que compõem a finalização do trabalho ou pesquisa. 82

83 4.4.5 Referências Bibliográficas São incluídas apenas as obras indicadas efetivamente no corpo do trabalho. As referências são digitadas em espaço simples. Entre uma referência e outra, não se deixam linhas, somente se amplia o espaçamento do parágrafo para 6 pontos. As informações devem ser dadas em ordem alfabética e estar de acordo com o tipo de publicação. 83

84 cont. autor(es) em maiúsculo (primeiro o sobrenome e restante somente a primeira letra do nome), título (itálico). edição ( 1 a, 2 a, etc. ), local, editora, ano da publicação. ABRAHAM, R., MARSDEN, J.E., RATIU, T., Manifolds, Tensor Analysis, and Applications. 2 ed. New York: Springer-Verlag,

85 4.4.6 Anexos Consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. A identificação dos anexos no texto deve ser feita por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A – Termo de consentimento livre e esclarecido 85

86 4.4 7 Esquematização da Monografia 86 Anexos Referências 3 - Conclusões 2-Desenvolvimento 1 - Introdução Sumário Lista de Abreviaturas Lista de Tabelas Lista de Ilustrações Abstract Resumo Agradecimentos Dedicatória Verso da Folha Folha de Aprovação Folha de Rosto Capa Pré-Texto Texto Pós-Texto


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