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Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida.

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1 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida CONTEÚDO 02GESTAÇÃO Recomendações Nutricionais

2 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Cálculo do gasto energético total mais o adicional de 300Kcal GET PG = TMB x FA IdadeTMB ou GEB (Kcal/dia) 10 a 18 anos12,2 x P PG a 30 anos14,6 x P PG a 60 anos8,7 x P PG Natureza da AtividadeFator Atividade Leve1,56 Moderada1,64 Intensa1,82

3 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Determinar o Peso Ideal Pré-Gestacional (IMC); Multiplicar o Peso Ideal por 36 Kcal (RDA, 1989); Adicionar 300 Kcal a partir do Segundo Trimestre. Peso Ideal Pré-Gestacional X 36 Kcal Kcal Determinar o %P/E (Curva de Rosso); Determinar o Peso Ideal (Nomograma de Rosso); Peso Ideal da Semana Gestacional X 36 Kcal

4 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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6 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Determinar o Peso Ideal (Curva de IMC); Peso Ideal da Semana Gestacional X 36 Kcal

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8 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Determinação da EER Pré-Gestacional; Adicionar energia extra para o gasto durante a gestação + energia necessária para depósitos 1o. Trimestre: EERpg o. e 3o. Trimestre: EERpg + 8KcalxIG + 180Kcal EERpg Mulheres de 9 a 18 anos EERpg = 135,3 – (30,8 x I) + CAF x (10,0 x P) + (934 x A) + 25 CAF = 1,00 (Sedentária); 1,16 (Pouco Ativa); 1,31 (Ativa); 1,56 (Muito Ativa) EERpg Mulheres de 19 a 50 anos EERpg = 354 – (6,91 x I) + CAF x (9,36 x P) + (726 x A) CAF = 1,00 (Sedentária); 1,12 (Pouco Ativa); 1,27 (Ativa); 1,45 (Muito Ativa)

9 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida A ingestão de proteína deve ser aumentada durante a gestação; Para uma mulher adulta recomenda-se 50g; Para gestante adiciona-se 10g (NRC, 1989); DRIS: RDA = 71g FAO/OMS (1985) recomenda: 0,75g/kg a 1,0g/kg + 6,0g para gestantes adultas; 1,5g/kg para gestantes adolescentes >15 anos; 1,7g/kg para gestantes <15 anos;

10 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Necessidade igual a de adultos; Próximo a 55% das necessidades energéticas totais; Preferência para carboidratos complexos e ricos em fibras, evitando carboidratos simples; Carboidratos simples devem compor 25% do total calórico de carboidratos;

11 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Calcular com base na diferença entre o total energético e o valor energético destinado a proteínas e carboidratos; Aconselha-se não ultrapassar 30% do total energético; O consumo de colesterol, ácidos graxos trans e gorduras saturadas devem ser a mais baixas possíveis;

12 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Respeitar as recomendações das DRIS; Atenção especial para: Zinco Cobre Magnésio Ferro Ácido Fólico Iodo Cálcio Vitamina A Vitamina C Vitamina D

13 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida Respeitar as recomendações das DRIS; 3,0 litros por dia, considerando água pura, água das bebidas e água dos alimentos; Sugere-se que 2,3 litros devem ser obtidos através do consumo de líquidos; Dar preferência ao consumo de água pura;


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