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Michel Foucault (1926-1984). Curso livre de humanidades Nosso programa: 24/02 - Foucault: uma ontologia do presente, uma arqueologia do saber, uma genealogia.

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1 Michel Foucault ( )

2 Curso livre de humanidades Nosso programa: 24/02 - Foucault: uma ontologia do presente, uma arqueologia do saber, uma genealogia do poder. 03/03 - Loucura e nascimento da clínica 10/03 - Vigiar e punir: uma genealogia do poder 17/03 - A ordem do discurso 24/03 - Sexualidade 31/03 - As palavras e as coisas: os saberes constituídos.

3 UMA ONTOLOGIA DO PRESENTE, UMA ARQUEOLOGIA DO SABER, UMA GENEALOGIA DO PODER Michel Foucault ( )

4 Discursos/práticas discursivas HABITAT HUMANO E SUAS RELAÇÕES Saberes constituídos/episteme

5 ETHOS MODERNO Discurso SABER Poder

6 Devemos ainda nos admirar que a prisão se pareça com as fábricas, com as escolas, com os quartéis, com os hospitais, e todos se pareçam com as prisões? Vigiar e punir

7 Uma genealogia do poder Análise das formas de poder Princípios metodológicos para abordar o poder Serve à escrita da história Estudo de práticas não discursivas/discursivas em termos de estratégias e táticas de poder Situa o saber no âmbito da luta Estuda a formação, ao mesmo tempo, dispersa, descontínua e regular dos discursos É uma perspectiva de análise Apreende práticas discursivas em seu poder de afirmação

8 Faz emergir o poder como criador de domínio de objetos, a partir do qual se poderá dizer que uma proposição é falsa ou verdadeira (o campo do poder é um campo semântico de validação da verdade) Faz emergir discursos acobertados, sua investigação genealógica traça o caminho de uma recuperação de eventos singulares e adormecidos (marginalizados pela crítica), nos quais seja possível ver, por meio da série de acontecimentos, a emersão discursiva.

9 O que se busca? Discursos com o mesmo miolo Práticas discursivas análogas Estruturas materiais Conhecimentos eruditos e memórias locais Hábitos Análises históricas de funcionamento

10 ethos moderno: enclausamento

11 Uma arqueologia do saber Uma prática da história Uma forma de investigação da história que busca o que há de mais profundo numa cultura Busca pelos códigos fundamentais de uma cultura, pela episteme, pelas teorias filosóficas e científicas que indicam uma ordem sólida de constituição das coisas. Descreve os discursos dos saberes sedimentados

12 Saberes constituídos em cada época que criam acontecimentos Saber médico Saber jurídico Saber escolar Saber comum Saber filosófico

13 Uma ontologia do presente Diagnóstico de um ethos Análise da constituição histórica de nossa subjetividade O que está acontecendo agora? Preocupação com o presente em que se encontra inserido, percorre os saberes em busca de uma crítica que subverta os esquemas de saberes e práticas que nos constituem e subjugam.

14 O projeto de Foucault cria dimensões ontológicas do si: constituição de si - Ontologia de nós mesmos em nossas relações com a verdade (sujeitos do conhecimento) - Ontologia histórica de nós mesmos em nossas relações com um campo de poder (o modo como nós sujeitos atuamos sobre os outros) - Ontologia histórica de nós mesmos em relação à moral (o modo como nos constituímos como sujeitos éticos que atua sobre si mesmo).

15 O que somos? Corpos dóceis e úteis

16 Indicação de leitura para a próxima aula: A história da loucura (cap.1)


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