A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular Atividades extra curriculares

3 ESCOLARIZAÇÃO Inclui um conjunto de atividades específicas dirigidas para a obtenção, pelos alunos, de uma série de conhecimentos que se considerem imprescindíveis para o crescimento pessoal e social, e que de outro modo não poderiam ser assimilados

4 ESCOLARIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO SENSO COMUM CONHECIMENTO CIENTÍFICO INSERÇÃO CULTURAL

5 ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Objetivos Dimensões do Conteúdo Metodologias de ensino

6 A- Conhecer a origem cultural e a histórica de cada modalidade esportiva;

7 B- Identificar, reconhecer e respeitar uma atividade enquanto memória e preservação de uma cultura

8 C. Identificar, reconhecer e diferenciar as várias dimensões das práticas esportivas

9 D-Aprender as regras, os mecanismos de organização e administração de cada atividade

10 E-Identificar, descrever, experimentar e demonstrar suas variadas manifestações

11 F. Reconhecer e compreender a relação que a sociedade faz entre gênero e práticas esportivas;

12 G. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

13 H. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

14 I. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

15 J. Discutir as implicações sobre questões de segurança e riscos da modalidade esportiva;

16 DIMENSÕES DO CONTEÚDO FAZER E COMPREENDER Identificar / Descrever /Reconhecer / Compreender Experimentar / Demonstrar SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – habilidade e tática O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE

17 DIMENSÕES DO CONTEÚDO ATITUDES E VALORES Identificar / Descrever / Demonstrar / Experimentar Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade Participação / Resolução de conflitos / Organização / Autonomia À AtividadeA Si mesmo / Outros

18 METODOLOGIAS DE ENSINO INVESTIGAÇÃO E EXPOSIÇÃO - Hemeroteca e painel de notícias - Utilização de vídeos - Internet e mídia impressa - Espaços e materiais fora da quadra - Palestras SÉRIE DE PEQUENOS JOGOS - Inclusão - Situacional – tático TAREFA E CIRCUITO - Diferenças individuais

19 ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES JOGOS ESPORTIVOS ESCOLARES a perspectiva dos alunos OBJETIVOS Analisar qual é a visão dos alunos participantes dos jogos escolares - NAE 5 Verificar como se dá o processo de seleção nas escolas para os alunos participarem das equipes

20 METODOLOGIA Instrumento para coleta de dados Entrevista semi-estruturada Sujeitos 72 crianças (40 meninos e 32 meninas) XIII Torneio Inter Escolar NAE 5 – Capão Redondo Análise dos dados: Técnica de análise de conteúdo

21 RESULTADOS SIGNIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO categorias porcentagem % pratica esportiva 33 competição 18 ascensão social 13 fazer amigos 13 representar a escola 12 aprender mais 11

22 RESULTADOS PROCESSO DE SELEÇÃO categorias porcentagem % melhores desempenhos nas aulas 58 treinamento 28 bom comportamento e notas 07 procura dos alunos 04 jogos inter classes 02 mais altos 01

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS PLANEJAMENTO DO CAMPEONATO Evento esportivo e cultural Evento de cidadania Participação de um número maior de alunos

24 OBRIGADO !

25

26

27 CONSIDERAÇÕES FINAIS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PRÁTICA ESPORTIVA ÓTIMO APRENDIZAGEM PESSOA COMUM POTENCIAL E LIMITAÇÃO PRÁTICA GENERALIDADE PROCESSO DIFUSÃO ESPORTE/RENDIMENTO MÁXIMO COMPETIÇÃO TALENTO POTENCIAL TREINAMENTO ESPECIFICIDADE PRODUTO INOVAÇÃO Objetiva o Visa a Ocupa-se com Preocupa-se com Submete a Orienta-se para Enfatiza Resulta em

28

29

30

31

32 Identificar / Descrever / Experimentar / Demonstrar Reconhecer / Compreender / Discutir O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE

33 Identificar / Descrever / Experimentar/Demonstrar ATITUDES E VALORES Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade / Colaboração Participação / Resolução de conflitos / organização / Autonomia À Atividade A Si mesmo / Outros

34 Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física Situações de aula 1. Escolha de equipes: * Os não habilidosos são expostos * A relação de equilíbrio * Quem ganha, fica? * O tempo de prática de cada aluno 2. Durante o jogo: * Alguém senta pois não recebe a bola * As relações de poder (quem manda no time)

35 Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física 3. Questão de gênero: * Meninos e meninas na mesma atividade * Jogo de menino x jogo de menina 4. Competição * Quem aprende? O vencedor ou o perdedor? * Cooperação 5. Diferenças individuais * Quais os objetivos de cada aluno? * Aluno ensina aluno?

36 Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física 6. Aluno que não faz atividade * Exposição * Vergonha * Falta de experiências anteriores 7. Compartilhar idéias, espaço, material e tempo com os outros

37


Carregar ppt "Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google