A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Educação Espírita: Um Convite À Juventude Grupo Marcos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Educação Espírita: Um Convite À Juventude Grupo Marcos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Educação Espírita: Um Convite À Juventude Grupo Marcos

2 2 Quem somos Somos um grupo de amigos e amigas que se dispõe a colaborar com as tarefas do Cristo no movimento espírita e na sociedade em geral. O nome Marcos é um homenagem a Eurípedes Barsanulfo, o nome se refere a encarnação em que encontrou com Jesus no mundo há mais de dois mil anos. Esse amigo é o diretor espiritual de nosso grupo.

3 3 Nossos Princípios 1. Todos produtos do grupo Marcos (livros, dvds, programas de áudio e de vídeo etc) são colocado gratuitamente à disposição em nosso blog www.grupomarcos.com.br, sendo previamente autorizado imprimir, copiar, divulgar. No caso do livros impressos ou dvds gravados será cobrado o exato valor do custo. 2. As produções (mediúnicas ou não) levam apenas o nome Marcos e dos amigos espirituais, quando for o caso; 3. A filiação ao grupo não tem formalidade ou nem taxa, basta entrar em contato e falar como deseja ajudar; 4. Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec. A Codificação e a Revista Espírita norteiam todas as nossas produções; 5. Nosso compromisso específico é com a formação da Nova Geração, sem excluir ninguém de nossas atividades; 6. Nos propomos a produção de livros, de programas de áudio e de encontros de estudo como nossa principal contribuição ao movimento espírita.

4 4 Encontro 01 Jesus de Nazaré, Educador da Mediunidade

5 5 Objetivo da Aula06 A transfiguração de Jesus07 Quem é Jesus para o Espiritismo08 A Educação Mediúnica de Jesus09 Agora é com você11 Conclusão12 ÍNDICE

6 6 Objetivo da Aula Nosso objetivo é mostrar como o Jovem de Nazaré utilizou de seus poderes espirituais para nos indicar o caminho que leva a Deus. Nele vemos como o Cristo, sempre amoroso e compreensivo, não se curvou aos preconceitos sociais, ao medo do homens e mulheres em conhecer a realidade espiritual, mas, ao contrário, incentivou seus discípulos e seguidores a viverem a mediunidade como forma de espiritualização e de amparo aos que sofrem. Esse curso tem esse objetivo, nos guiar com o auxílio da compreensão espírita a nos tornarmos tão corajosos como os seguidores fiéis de Jesus de Nazaré. O medo de crescer espiritualmente é expresso por Jesus quando diz: “Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz, ouvireis com os ouvidos, e não compreendereis; vendo, vereis com os olhos e não enxergareis, pois o coração se tornou pesado, os ouvidos pesadamente ouviram e os olhos se fecharam; para que não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, não compreendam com o coração e se voltem para eu os curar.” Essa é uma verdade dura que o Cristo nos traz, muitos não querem ser curados. Essa é a função do medo da mediunidade: impedir nossa cura, nosso progresso espiritual. Que o Mestre nos ampare a todos, pois o temor de entregar-se ao amor de Deus ainda habita em muitos corações. Essa é a representação visual mais antiga de Jesus de Nazaré, pintada cerca de 500 anos após sua crucificação. Encontra-se no mosteiro de Santa Catarina no Egito.

7 7 A transfiguração de Jesus “E depois de seis dias, Jesus toma consigo a Pedro, Tiago e João, e os leva a sós, em particular, a um alto monte. E transfigura-se diante deles; suas vestes tornaram-se resplandecentes, muitíssimo brancas, como nenhum lavandeiro sobre a Terra pode assim branquear. E se tornou visível para eles Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Em resposta, Pedro diz a Jesus: Rabi, é bom nos estarmos aqui, e {que} façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias. Pois não sabia o que responder, porquanto ficaram atemorizados. Surgiu uma nuvem, fazendo uma sombra sobre eles, e surgiu uma voz da nuvem, {que dizia}: Este é o meu filho amado, ouvi-o! E, subitamente, olhando em redor, não viram mais ninguém, mas somente Jesus com eles.” (Marcos, 9:2-8) Transfiguração. Pintado entre 1487 e 1495. Por Giovanni Bellini (1430-1516) A primeira e única tradução brasileira do Novo Testamento foi realizada por Haroldo Dutra Dias em 2010.

8 8 Quem é Jesus para o Espiritismo 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo? - Vede Jesus Comentário de Allan Kardec Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito Divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra. Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes os desviavam para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis divinas o que era apenas leis humanas, instituídas para servir às paixões e dominar os homens. A opinião de um cético na realidade espiritual sobre Jesus Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo, todas as frotas que já singraram os mares, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os monarcas que reinaram, todos juntos não influíram tão poderosamente na vida da humanidade, neste planeta, como fez esta vida singular, Jesus de Nazaré. (Ernest Renan, A Vida de Jesus). O Livro dos Espíritos foi publicado pela primeira vez em 18 de abril de 1857 por Allan Kardec em Paris. Ele define o início do Espiritismo no mundo. Allan Kardec, nasce um 03 de outubro de 1804, quando publica o Livro dos Espíritos, tinha 52 anos e amava trabalhar com jovens.

9 9 A Educação Mediúnica de Jesus Para o Cristo a vivência espiritual ou mediúnica é algo de todo dia, é o estímulo ao crescimento emocional, pessoal e de melhoria social. Com a mediunidade Jesus nos ensina a imortalidade – ele mesmo dando o testemunho após a crucificação. Por que isso é importante? Porque o Cristo fez questão de dar testemunho da imortalidade a seus discípulos e a humanidade? É talvez o conhecimento mais importante aos espíritos de nossa situação evolutiva, não apenas acreditar, não apenas aceitar a ideia, mas ter a certeza absoluta: fruto da reflexão, da observação, da vivência. Se ainda duvidamos, se ainda cremos e descremos de nossa própria imortalidade, o nosso progresso espiritual está comprometido! É uma questão central em nossas vidas, seja na hora dos testemunhos, das tristezas, das fraquezas; seja nos momentos de alegria, de conquista e de paz para que saibamos melhor viver cada etapa de nossa vida. Por isso, Jesus e depois Allan Kardec tiveram como preocupação central nos provar e ensinar a entender nosso maior tesouro, nossa imortalidade. Vejamos o que escreve Kardec sobre o assunto. A ideia clara e precisa que se faz da vida futura dá uma fé inabalável no porvir, e essa fé tem consequências enormes sobre a moralização dos homens, porque muda completamente o ponto de vista pelo qual eles encaram a vida terrena. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo II). Quais as práticas de Jesus com o intuito de nos ensinar a imortalidade? São centenas, vamos apresentar algumas. Jesus cura um cego de nascimento em frente à multidão para provar que existe um poder acima da matéria, capaz, inclusive, de alterar a realidade corporal. Há também cura de muitas obsessões ou possessões com o afastamento de espíritos infelizes que perturbavam médiuns invigilantes.

10 10 Quais as práticas de Jesus com o intuito de nos ensinar a imortalidade? São centenas, vamos apresentar algumas. Jesus cura um cego de nascimento em frente à multidão para provar que existe um poder acima da matéria, capaz, inclusive, de alterar a realidade corporal. Há também cura de muitas obsessões ou possessões com o afastamento de espíritos infelizes que perturbavam médiuns invigilantes. O caso de Maria Madalena é emblemático e forte. Mulher inteligente, bonita e portadora de muitas mediunidades entregou-se a terrível obsessão sexual em sua busca pelo amor. Ao encontrar o Cristo, sua vida transforma-se e isso é preciso entender que sua transformação não se deu apenas com o afastamento dos espíritos que a vampirizavam, mas com a intensificação de sua busca pelo amor, agora esclarecida que existe um amor maior e mais pleno. Madalena entendeu a imortalidade e o amor divino. Paulo de Tarso, São Paulo para os católicos, era perseguidor dos cristãos até o momento em que encontrou Jesus, já morto a cerca de dois anos, e compreendeu a grandeza do Mestre. A imortalidade - comprovado por meio da mediunidade – é a pedra central do cristianismo e do espiritismo, por isso, após Pedro, por meio da inspiração mediúnica, afirma que o Cristo era o enviado de Deus ao mundo, afirmou Jesus, Pedro, tu és pedra, e sobre a pedra edificarei minha igreja! Quer dizer, a igreja do Cristo é a fundada sobre a pedra - a base – da mediunidade que tem missão central comprovar a nossa imortalidade. O arrependimento de Maria Madalena. El Greco (1541-1614) Representação do apóstolo Paulo. Igreja ortodoxa Russa, século XVIII.

11 11 Agora é com você Você está convicto da própria imortalidade? O que você precisaria para desenvolver essa convicção de forma profunda? Como o Cristo e Kardec podem lhe ajudar nesse processo?.........................................................................

12 12 Conclusão Agora, estamos aqui. No fim de um encontro, no início de uma aventura. Espero que você tenha gostado. Que tenha tido dúvidas, ideias e, acima de tudo, vontade de crescer mais e viver melhor. Afinal, assim deve ser a educação cristã: desafios imensos e intermináveis que conduzem a verdadeira paz. Grande abraço! Dos amigos do grupo Marcos


Carregar ppt "1 Educação Espírita: Um Convite À Juventude Grupo Marcos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google