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Manual da Organização.

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Apresentação em tema: "Manual da Organização."— Transcrição da apresentação:

1 Manual da Organização

2 Manual da Org. O desenvolvimento da empresa, o aumento de sua complexidade e especialização tornam indispensável o seu planejamento. Essa sistematização deve ser simples e prática. É o relatório formal do plano de atividades e do respectivo organograma da empresa. Consiste basicamente, em organogramas e fichas de funções.

3 Manuais de Org. Vantagens
durante a sua elaboração, fornecem oportunidade de considerar de um ponto de vista objetivo e crítico, os esquemas organizacionais; são úteis como recursos para treinamento; e servem de ponto de vista oficial e decisivo sobre quaisquer problemas de organização da empresa Desvantagens Podem provocar atritos e disputas; e são limitados quanto a determinadas informações.

4 Manuais consistem de: Considerações gerais: aspectos técnicos e teóricos. Fichas de funções: posição hierárquica de cada unidade, sua finalidade e as suas atribuições. Quadro de competência: níveis de autoridade e responsabilidade dos titulares dos cargos. Comitês: sua finalidade, seus membros e a periodicidade das reuniões. Relação dos titulares, centro de custos e siglas: para facilitar a comunicação. Organograma: é a representação gráfica da estrutura organizacional.

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7 Comitês/Comissões Grupo de pessoas especificamente designadas para desempenhares determinado ato administrativo. Reunião de várias pessoas para emitir, através de discussão organizada, uma opinião a respeito de um assunto previamente fixado.

8 Fluxograma

9 Fluxograma “Os fluxogramas mostram como as coisas são feitas, e não como o chefe diz aos funcionários que a façam, mas a forma pela qual o manual de normas e procedimentos manda que sejam feitas. Eles são, portanto, uma fotografia real de uma situação estudada.” OLIVEIRA (2001).

10 Para que serve o fluxograma
Preparação para o aperfeiçoamento de processos empresarias (é preciso conhecer para melhorar); Identificação de atividades críticas para o processo; Conhecimento da seqüência e encadeamento das atividades dando uma visão do fluxo do processo;

11 Para que serve o fluxograma
Documentação do processo para análises futuras, adequação a normas e certificações e esclarecer sobre o funcionamento para pessoas recém admitidas na organização; Fortalecimento do trabalho em equipe quando o desenvolvimento dos fluxogramas é feito com a participação de todos os envolvidos.

12 IDENTIFICANDO E DELIMITANDO O PROCESSO: MAPEAMENTO
QUESTIONAMENTOS QUEM É O CLIENTE? E O FORNECEDOR? QUAIS AS ATIVIDADES? PRA QUÊ ELE EXISTE? QUAL O INPUT? HÁ INTERFACES COM OUTROS PROCESSOS? É AUTOMATIZADO? QUAL O OUTPUT? QUAIS ITENS DE CONTROLE? HÁ ATIVIDADES CRÍTICAS?

13 FORMULÁRIO DE ENTREVISTA E IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS
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14 TÉCNICAS DE MAPEAMENTO:
É utilizado para traçar o momento atual de um processo. Traduzindo diretamente, seria analisar o processo COMO ELE É. Mas para quê analisar o processo como ele é? Para ter um ponto de partida, saber o que funciona e o que há de ser melhorado. O fluxograma também chamado de diagrama lógico e de fluxo, é definido como um método para descrever graficamente um processo existente, usando símbolos simples, linhas e palavras. Tem como tipos: DIAGRAMAS DE BLOCOS; FLUXOGRAMA PADRÃO (ANSI);.

15 DIAGRAMA DE BLOCO É o mais simples dos fluxogramas, indicando apenas as atividades realizadas sem diferenciá-las por tipos; Utilizado para uma visualização rápida do processo; Devem ser utilizadas frases curtas que identifiquem as atividades realizadas.

16 DIAGRAMA DE BLOCO

17 FLUXOGRAMA A técnica fluxograma consegue representar em apenas um esquema todos os processos envolvidos na produção de determinado produto ou serviço. Assim, podemos dizer que um fluxograma pode ser utilizado para representar tanto simples atividades quanto macroprocessos com diversas ramificações.

18 Fluxograma Usado para representar processos. Processo visto como:
um conjunto articulado de atividades para gerar um resultado denominado produto (mercadoria ou serviço). uma cadeia de atividades que produz um serviço. uma linha de produção para fabricar uma mercadoria.

19 Processo Abrange TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA para:
Receber o Pedido do cliente, Fazer o Produto, Fazer a Entrega e, Receber. Etc.

20 Processo IMPORTANTE: Representa apenas as atividades realizadas PELA EMPRESA por meio de seus EMPREGADOS. NÃO DEVE REPRESENTAR: Atividade de Cliente Atividade de Fornecedor de Mercadoria (componentes) Atividade de Fornecedor de Serviço (terceirizado) Qualquer outra atividade externa à empresa.

21 Símbolos Gráficos - I Terminal: Indicador de fluxo de atividades:
INÍCIO FIM Indicador de fluxo de atividades: de cima para baixo esquerda para a direita

22 Símbolos Gráficos - II Operação/ Atividade: Nome da atividade
Nome da atividade = verbo + objeto Exemplos: Monta computador Recebe pedido do cliente Paga dívida vencida

23 Símbolos Gráficos - III
Indicador de executante da atividade Nome da atividade Nome do executante Nome do executante (da atividade): cargo ou função de empregado setor da empresa, etc.

24 Símbolos Gráficos - V Decisão: Conector de continuação: NÃO Pergunta ?
SIM Conector de continuação: (usar de uma página para outra) 1 1

25 FLUXOGRAMA ANSI Um fluxograma padrão ANSI fornece uma compreensão detalhada de um processo, que excede, e em muito, aquela dada por um diagrama de blocos. Na verdade, o diagrama de blocos normalmente é usado como ponto de partida, e um fluxograma padrão é usado para detalhar as atividades dentro de cada bloco, até o nível desejado do detalhe.

26 SIMBOLOGIA PADRÃO ANSI
1 -utilizado quando o fluxograma não cabe em uma única página.

27 FLUXOGRAMA ANSI

28 Fluxograma Vertical


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