A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA História – prof. Lisiane 1° ano / 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA História – prof. Lisiane 1° ano / 2014."— Transcrição da apresentação:

1 REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA História – prof. Lisiane 1° ano / 2014

2 FATORES DETERMINANTES. DECADÊNCIA MORAL DO CLERO. VENDA DE INDULGÊNCIAS (PERDÃO DOS PECADOS). SIMONIA (VENDA DE OBJETOS CONSIDERADOS SAGRADOS). O PATRIMÔNIO ACUMULADO PELA IGREJA. CENTRALIZAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. O PAPA PASSOU A SER VISTO COMO UM LÍDER ESTRANGEIRO. ASCENSÃO DA BURGUESIA (CONDENAÇÃO DA USURA)

3

4 PRINCIPAIS PONTOS DO LUTERANISMO -A FÉ CRISTÃ É O ÚNICO CAMINHO PARA A SALVAÇÃO ETERNA. -A BÍBLIA É A ÚNICA FONTE PARA A FÉ. -O LIVRE EXAME É UMA PORTA LEGÍTIMA PARA O ENTENDIMENTO DA BÍBLIA. -NÃO ACEITA O CULTO AOS SANTOS CATÓLICOS. -NÃO ADORA IMAGENS RELIGIOSAS. -NEGA A AUTORIDADE DO PAPA. EM 1529, NOBRES ALEMÃES PROTESTARAM CONTRA A IGREJA EM PROL DA LIBERDADE DE CRENÇA. A PARTIR DESSE PROTESTO OS CRISTÃOS NÃO CATÓLICOS PASSARAM A SER CHAMADOS DE PROTESTANTES.

5 No dia 31 de outubro de 1517, 10 dias antes de completar 34 anos, Lutero afixa as famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

6 PRINCIPAIS PONTOS DO CALVINISMO -A SALVAÇÃO ETERNA É PREDESTINADA POR DEUS. PREGAVA O ESTÍMULO AO TRABALHO E A LEGITIMIDADE DO LUCRO, CONDENANDO O DESPERDÍCIO. A PROSPERIDADE ECONÔMICA É UM SINAL DE SALVAÇÃO. CONDENAVA O JOGO, O CULTO ÀS IMAGENS DE SANTOS, AS DANÇAS E O USO DE ROUPAS LUXUOSAS. SEGUNDO O CALVINISMO, AS OBRAS NÃO INTERFERIAM NA SALVAÇÃO ETERNA, SENDO UMA VONTADE DIVINA. NÃO PODENDO INTERFERI NESSA VONTADE, CADA PESSOA DEVERIA VIVER DE ACORDO COM AS SUAS POSSIBILIDADES. EMBORA O LUXO FOSSE CENSURADO, A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS E O LUCRO NÃO ERAM IMORAIS. FEZ MUITO SUCESSO COM A BURGUESIA.

7 Obra de Rembrandt retratando a burguesia calvinista.

8 A INGLATERRA E O ANGLICANISMO -O REI DA INGLATERRA, HENRIQUE VIII, PEDIU AO PAPA AUTORIZAÇÃO PARA SE DIVORCIAR. O PAPA NEGOU POIS O CASAMENTO CATÓLICO É INSOLÚVEL. APÓS ESTE FATO, HENRIQUE ROMPE SEUS LAÇOS COM A IGREJA (TAMBÉM POR MOTIVOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS). -1534: ATO DE SUPREMACIA - HENRIQUE CRIA A IGREJA ANGLICANA, NO QUAL PASSOU A SER CHEFE, ADOTANDO TODOS OS PRINCÍPIOS DO CULTO CATÓLICO. -MAIS TARDE, EDUARDO (FILHO DE HENRIQUE VIII) SUPRIME A MISSA E AUTORIZA O CASAMENTO AOS PADRES; -ELIZABETH I, TAMBÉM FILHA DE HENRIQUE VIII, ADOTA A DOUTRINA CALVINISTA ASSOCIADA A PARTE DA HIERARQUIA E CERIMONIAL CATÓLICO COMO BASE DA RELIGIÃO ANGLICANA

9

10 CONTRARREFORMA CATÓLICA REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRA AS NOVAS RELIGIÕES. - CONCÍLIO DE TRENTO - MANUTENÇÃO DO CELIBATO - CRIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS - CRIAÇÃO DO CATECISMO - CRIAÇÃO DO ÍNDEX - COMPANHIA DE JESUS: COMBATE ÀS HERESIAS E AOS PROTESTANTES - REATIVAÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

11 CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE. QUEBRA DA UNIDADE DO CRISTIANISMO NA EUROPA OCIDENTAL.. FORTALECIMENTO DAS MONARQUIAS NACIONAIS.. ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA.. IMPULSO À ALFABETIZAÇÃO (MAIS LEITURA).. MAIOR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, TANTO CATÓLICA COMO PROTESTANTE.. IMPEDIMENTO AO LIVRE DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS.


Carregar ppt "REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA História – prof. Lisiane 1° ano / 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google