A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma protestante e contrarreforma católica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma protestante e contrarreforma católica"— Transcrição da apresentação:

1 Reforma protestante e contrarreforma católica
História – prof. Lisiane 1° ano / 2014

2 FATORES DETERMINANTES. Decadência moral do clero
FATORES DETERMINANTES Decadência moral do clero Venda de indulgências (perdão dos pecados) Simonia (venda de objetos considerados sagrados) O patrimônio acumulado pela Igreja Centralização das monarquias nacionais O papa passou a ser visto como um líder estrangeiro Ascensão da burguesia (condenação da usura)

3

4 Principais pontos do luteranismo -A fé cristã é o único caminho para a salvação eterna. -A Bíblia é a única fonte para a fé. -O livre exame é uma porta legítima para o entendimento da Bíblia. -Não aceita o culto aos santos católicos. -Não adora imagens religiosas. -Nega a autoridade do papa Em 1529, nobres alemães protestaram contra a Igreja em prol da liberdade de crença. A partir desse protesto os cristãos não católicos passaram a ser chamados de protestantes.

5 No dia 31 de outubro de 1517, 10 dias antes de
completar 34 anos, Lutero afixa as famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

6 Principais pontos do calvinismo -A salvação eterna é predestinada por Deus. Pregava o estímulo ao trabalho e a legitimidade do lucro, condenando o desperdício. A prosperidade econômica é um sinal de salvação. Condenava o jogo, o culto às imagens de santos, as danças e o uso de roupas luxuosas. Segundo o Calvinismo, as obras não interferiam na salvação eterna, sendo uma vontade divina. Não podendo interferi nessa vontade, cada pessoa deveria viver de acordo com as suas possibilidades. Embora o luxo fosse censurado, a acumulação de riquezas e o lucro não eram imorais. Fez muito sucesso com a burguesia.

7 Obra de Rembrandt retratando a burguesia calvinista.

8 A Inglaterra e o anglicanismo -O rei da Inglaterra, Henrique VIII, pediu ao papa autorização para se divorciar. O papa negou pois o casamento católico é insolúvel. Após este fato, Henrique rompe seus laços com a Igreja (também por motivos políticos e econômicos) : ATO DE SUPREMACIA - Henrique cria a Igreja Anglicana, no qual passou a ser chefe, adotando todos os princípios do culto católico. -Mais tarde, Eduardo (filho de Henrique VIII) suprime a missa e autoriza o casamento aos padres; -Elizabeth I, também filha de Henrique VIII, adota a doutrina calvinista associada a parte da hierarquia e cerimonial católico como base da religião anglicana

9

10 Contrarreforma católica Reação da Igreja Católica contra as novas religiões Concílio de Trento manutenção do celibato criação dos seminários criação do catecismo criação do Índex Companhia de Jesus: combate às heresias e aos protestantes Reativação do Tribunal da Inquisição

11 CONSEQuÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE
CONSEQuÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE Quebra da unidade do Cristianismo na Europa Ocidental Fortalecimento das monarquias nacionais Estímulo ao desenvolvimento capitalista Impulso à alfabetização (mais leitura) Maior intolerância religiosa, tanto católica como protestante Impedimento ao livre desenvolvimento das ciências.


Carregar ppt "Reforma protestante e contrarreforma católica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google