A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE GEOGRAFIA AGRICULTURA E PECUÁRIA Luisa Lotti Bernardus e Vitor 8A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE GEOGRAFIA AGRICULTURA E PECUÁRIA Luisa Lotti Bernardus e Vitor 8A."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE GEOGRAFIA AGRICULTURA E PECUÁRIA Luisa Lotti Bernardus e Vitor 8A

2 A agricultura no continente africano:   A agricultura representa a base da economia na maior parte do continente Africano, sendo responsável por 40% das exportações e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).  Representa a atividade que mais gera empregos, no continente Africano, com cerca de 70% de empregos.  Devido ao Imperialismo europeu, a África teve de reorganizar seus sistemas de produção e o espaço geográfico do continente. Podemos destacar três formas de produção agrícola: a Plantation (monocultura de exportação), a agricultura mediterrânea e a de subsistência. 

3 Observe:

4 A plantation  A Plantation é uma técnica utilizada na agricultura Africana, desde a colonização Europeia, que consiste na produção monocultora, em grandes propriedades rurais, com a utilização de grande quantidade de trabalhadores com baixos salários, voltada para a exportação.  A Plantation geralmente pertence a grupos estrangeiros, em sua maioria europeus, ou a elite local, que ocupam as terras mais férteis do continente.  Em alguns casos são utilizadas técnicas modernas de cultivo e mecanização na produção.  Os principais produtos cultivados são: Cana-de-açúcar, algodão, café, cacau, amendoim, banana, abacaxi e chá.  Os locais onde a Plantation ganha destaque estão em maior parte no Golfo da Guiné : Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Gana.

5

6 Agricultura de subsistência  A agricultura de subsistência é praticada por pequenos agricultores e ocupa grande parte da população rural africana.  Esse tipo de agricultura se caracteriza pela utilização de instrumentos agrícolas rudimentares e de métodos tradicionais.Os principais produtos cultivados são:ARROZ, MILHO, MANDIOCA, E BATATA-DOCE.  A agricultura de subsistência é muito suscetível as condições impostas pela natureza.Secas prolongadas ou grande quantidade de chuvas.  Em algumas comunidades rurais da áfrica costuma-se empregar a técnica de rotação de culturas.

7

8 Agricultura mediterrânea  A agricultura mediterrânea recebe esse nome porque surgiu nas áreas próximas ao Mar mediterrâneo.  Na áfrica esse tipo de agricultura se desenvolveu no litoral norte do continente, onde se destaca a produção de uva, laranja, pêssego e azeitona especialmente em países de Magreb

9

10 A Pecuária  A pecuária surgiu na África há cerca de 10 mil anos,no norte do continente no vale do Rio Nilo. A criação de animais, porém, tem papel importante para muitas comunidades locais que dela dependem para obter alimento (leite,carne,ovos),vestuário (lã, peles,)e transporte

11 Pecuária extensiva ou tradicional: Ocorre em pequenas propriedades, e um número pequeno de animais.Geralmente o gado é criado solto em pastagens naturais,sem aplicação de técnicas modernas.A produção é destinada ao abastecimento de leite ou carne para família do criador e um mercado local. É também chamada pecuária de subsistência, pois o criador utiliza animais para o próprio sustento. Também destaca-se o pastoreio Nômade que ocorre na África do norte e no Sahel, principalmente em áreas próximas aos desertos de Kalahari, da Namibia e do Saara. Animais criados :ovelhas, cabras e camelos que se adaptam melhor as condições climáticas

12 Pecuária extensiva ou tradicional Criação de cabras em pastoreio Nômade

13  Pecuária intensiva ou moderna: É presente em poucos países da África.É mais comum em grandes prpriedades rurais na África do Sul ou na Etiópia, um dos maiores produtores de ovinos e bovinos da África.O Sudão também se destaca,especialmente na criação de camelos,bovinos,caprinos e ovinos. São usados equipamentos modernos e técnicas, com controle de alimentação, saúde e higiene dos animais.O rebanho fica confinado e destina-se ao fornecimento de carne e leite aos grandes mercados consumidores.

14 Ordenha Mecânica

15 Agropecuária Africana e Meio Ambiente Alguns fatores econômicos e ambientais limitam o desenvolvimento da agricultura em alguns países da África. O baixo poder dos pequenos agricultores e a falta de incentivos governamentais inviabilizam os investimentos em máquinas e equipamentos modernos,como tratores,semeadeiras e colheitadeiras. Aliás tem as áreas de deserto e períodos de seca. No Saara,a agricultura ocorre no oásis,onde a água é utilizada para irrigar as áreas do entorno,permitindo o cultivo de cereais,frutas e hortaliças.

16

17 A Desertificação  A desertificação é um processo de destruição do potencial produtivo do solo como resultado do cultivo inadequado da terra (queimadas,uso de arado e irrigação mal planejada).  O processo de desertificação afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas nos 4 hemisférios. Na África ocorre principalmente no Sahel, onde a população local,pressionada pela expanção das plantations, acaba migrando para áreas mais próximas do Saara.

18

19


Carregar ppt "TRABALHO DE GEOGRAFIA AGRICULTURA E PECUÁRIA Luisa Lotti Bernardus e Vitor 8A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google