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PublicouMirela Parada Alterado mais de 9 anos atrás
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 A experiência de coordenação de serviços numa região com múltiples provedores / Catalunha Dr. Oriol Morera Rio de Janeiro, março de 2012
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 2 OSONA, uma experiência per capita prática
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 3 OSONA 1.263,8 Km2 Densidade: 124 h/Km2 156.807 habitantes (RCA 2011) 52 municípios Plana de Vic: 75% população Marco territorial de referência: Análise da população
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 4 Provedores Públicos de Osona ATENÇÃO ESPECIALIZADA ATENÇÃO PRIMÁRIA
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 5 Oferta sanitária pública de Osona Atenção Primária: 10 ABS Atenção Especializada: Hospital de referência de agudos 2 Centros sócio-sanitários 1 Centro de saúde mental Atenção à dependência química Reabilitação Diálises 1 Mutua (A. Primária e A. Especializada)
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 6 O SISTEMA DE COMPRA COM BASE POPULACIONAL COMO OPORTUNIDADE PARA OS PROVEDORES DE OSONA
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 7 Âmbito da governabilidade Mantendo a entidade jurídica das instituições: Potenciar as alianças estratégicas Criação de um sistema integrado de saúde Velar pela sustentabilidade global do território Orientar a saúde aos cidadãos
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 8 Âmbito da “gestão” Passar da CONCORRÊNCIA INFLACIONISTA à COLABORAÇÃO EFICIENTE
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 9 Âmbito “assistencial” Gestão do continuum assistencial orientado à SAUDE e não à doença
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 10 O que pretendemos? Melhorar o serviço aos cidadãos Mais implicação dos profissionais Ser mais eficientes com os recursos disponíveis
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 11 Pontos chave de atuação Incremento capacidade de resolução da Atenção Primária. Racionalização da Atenção Especializada. Coordenação de fluxos. Informação entre âmbitos assistenciais. Racionalização e melhora da Atenção Continuada e Urgências. Racionalização da prescrição farmacêutica. Melhora nos sistemas de informação.
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 12 Fatores de êxito Corresponsabilizar aos profissionais Investir em tecnologia informática no território Adequar a assistência no lugar mais eficiente
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 13 1ª. FASE: Formulação conjunta da Missão, Valores e Visão dos provedores Desenho de um Modelo de Assistência Estrutura organizativa conjunta das 8 instituições Desenho de um Modelo de Processos Elaboração dum Plano Diretor do Sistema de Informação Integrado Desenvolvimento (I):
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 14 Missão, Valores e Visão comuns dos provedores que integram a comunidade A VISÃO comum dos provedores é: a melhoria da saúde da população. OS VALORES 1. Orientação à comunidade A população é o eixo central sobre o qual o sistema e os provedores se organizam para satisfazer suas necessidades. 2. Cooperação Potenciar a ajuda mutua e equitativa entre os provedores. A transparência na comunicação, na tomada de decisões e na informação. 3. Profissionalidade É necessário orientar os profissionais de acordo com a visão definida e a chave está na sua profissionalidade. Com a finalidade de conseguir a visão, necessitamos a máxima profissionalidade de todas as pessoas que estão dentro do sistema sanitário, sendo este, um critério de valoração comum para todo o mundo, para além do nível assistencial ou instituição à qual pertencem. A MISSÃO consiste em: Aproximar e facilitar a assistência sanitária à pessoa para oferecer qualidade de serviço com eficiência.
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 15 Comunitária - 1ª - 2ª domiciliária, ambulatória, ingresso cidadão - biografia SAÚDE necessidade 1........ n.2n.i carteira serviços e atividade PREVENÇÃO N ASSISTÊNCIA ICS EBAs MUTUAM HGV FCMPPO HSCreu HSJaume PROFISSIONAIS + RECURSOS proporcionar assistência instituições (€) leitos edifícios urgências prod.interm. transport es. ortoprótese fármacos
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 16 Estrutura do SISO 1. Conselho do SISO 2. Comissão Permanente 3. Centro Coordenador - Planos de gestão - Sistema de Informação 4. Equipes de gestão por processos: (planificar/comunicar, desenvolver: assistência, gestão de usuários, organização e sistemas de informação) 5. Grupos de trabalho (projetos)
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 18 Sistema de Informação Principais Características Centrar-se na interoperabilidade: cada instituição conserva seu sistema de informação. Construir uma rede territorial centrada no cidadão Não é uma extranet hospitalar Não é uma rede monográfica (diabetes, câncer) Implantação rápida dos diferentes módulos. Priorizar a segurança e a proteção de dados. Identificação unívoca da população de referência
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 19 Identidade dos pacientes Diagnósticos Nomenclaturas Estruturas Protocolos Segurança PKI Motor de Busca --- XML BD e Serviços centralizados BD e serviços descentralizadores Laboratório Imagens Farmácia MUTUAM SI das entidades que participam no SISO FCMPO EAP Centelles EAP Remei ICS HSJ HSC HGV Programar visitas Documentos ESTRUTURA: Serviços centralizados e descentralizados Sistema de Informação
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 20 2ª. FASE: Estruturação de um grupo de Desenvolvimento Assistencial: Elaboração de Guias de prática clínica Elaboração de Carteira de Serviços Planos de Prevenção Estruturação de uma Equipe de Gestão do Continuum Assistencial (fluxos de pacientes) Gestão de prestação farmacêutica: Elaboração/ implantação Guia Farmacoterapéutica Plano de Gestão de todo o território Outros Planos de Gestão (risco compartido) Prestação ortoprotésica Transporte sanitário Desenvolvimentos (II):
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 21 Racionalização e melhora da Atenção Continuada e Urgências. Desenvolvimento de um projeto de reabilitação global e integral no território. Desenvolvimento e implantação de uso do sistema de informação integrado territorial (SE-SISO). Desenvolvimento(III):
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 22 Atuações concretas encaminhadas a incrementar o nível de Resolução da Atenção Primária Grupos específicos de trabalho: Desenvolvimento (IV): Controle do Sintrom (anticoagulantes orais) Pequena cirurgia Espirometrias Extração de dentes do siso Diagnóstico dermatológico imagem digital Enfermeira comunitária de enlace Crioterapia Rastreio ocular Atenção ao viajante Ecografias na APS Rastreio câncer cérvix
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 23 Uma distribuição de recursos populacional sem um desenvolvimento de organizações sanitárias integradas comportará desajustes importantes (incentivos não alinhados com os mecanismos de coordenação) (Pere Ibern - CRES - UPF). A existência de organizações sanitárias integradas é uma condição prévia à adoção de uma atribuição de recursos populacionais (Pere Ibern - CRES - UPF). Organizações Sanitárias Integradas Requer atitudes e uma visão Estratégica diferente (propriedades, equipes diretivas, profissionais, …) Elementos de reflexão: (do instrumento!)
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 24 Elementos de reflexão: (do instrumento!) “Prova Piloto” É necessário demarcá-la e AVALIÁ-LA Fórmula de atribuição de recursos (Compra) Concreção dos conceitos de Gestão de Risco compartido(DMA’s) Adequação de instrumentos jurídico-administrativos Papel do ICS Evolução Sistemas de Informação ………………………... …………………….. ………………….
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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 25 Conclusões Distribuição de Recursos com base populacional Favorece a gestão coordenada dos serviços sanitários, a continuidade assistencial e a constituição de alianças entre as diferentes entidades provedoras Melhora do sistema sanitário público Melhora o nível de saúde da população ? Estimula a criação de organizações integradas de saúde SIM (Conclusão provisional) SIM
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