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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 A experiência de coordenação de serviços numa região com múltiples provedores / Catalunha Dr.

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1 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 A experiência de coordenação de serviços numa região com múltiples provedores / Catalunha Dr. Oriol Morera Rio de Janeiro, março de 2012

2 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 2 OSONA, uma experiência per capita prática

3 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 3 OSONA 1.263,8 Km2 Densidade: 124 h/Km2 156.807 habitantes (RCA 2011) 52 municípios Plana de Vic: 75% população Marco territorial de referência: Análise da população

4 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 4 Provedores Públicos de Osona ATENÇÃO ESPECIALIZADA ATENÇÃO PRIMÁRIA

5 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 5 Oferta sanitária pública de Osona Atenção Primária:  10 ABS Atenção Especializada:  Hospital de referência de agudos  2 Centros sócio-sanitários  1 Centro de saúde mental  Atenção à dependência química  Reabilitação  Diálises 1 Mutua (A. Primária e A. Especializada)

6 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 6 O SISTEMA DE COMPRA COM BASE POPULACIONAL COMO OPORTUNIDADE PARA OS PROVEDORES DE OSONA

7 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 7 Âmbito da governabilidade Mantendo a entidade jurídica das instituições: Potenciar as alianças estratégicas Criação de um sistema integrado de saúde Velar pela sustentabilidade global do território Orientar a saúde aos cidadãos

8 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 8 Âmbito da “gestão” Passar da CONCORRÊNCIA INFLACIONISTA à COLABORAÇÃO EFICIENTE

9 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 9 Âmbito “assistencial” Gestão do continuum assistencial orientado à SAUDE e não à doença

10 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 10 O que pretendemos? Melhorar o serviço aos cidadãos Mais implicação dos profissionais Ser mais eficientes com os recursos disponíveis

11 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 11 Pontos chave de atuação Incremento capacidade de resolução da Atenção Primária. Racionalização da Atenção Especializada. Coordenação de fluxos. Informação entre âmbitos assistenciais. Racionalização e melhora da Atenção Continuada e Urgências. Racionalização da prescrição farmacêutica. Melhora nos sistemas de informação.

12 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 12 Fatores de êxito Corresponsabilizar aos profissionais Investir em tecnologia informática no território Adequar a assistência no lugar mais eficiente

13 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 13 1ª. FASE: Formulação conjunta da Missão, Valores e Visão dos provedores Desenho de um Modelo de Assistência Estrutura organizativa conjunta das 8 instituições Desenho de um Modelo de Processos Elaboração dum Plano Diretor do Sistema de Informação Integrado Desenvolvimento (I):

14 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 14 Missão, Valores e Visão comuns dos provedores que integram a comunidade A VISÃO comum dos provedores é: a melhoria da saúde da população. OS VALORES 1. Orientação à comunidade A população é o eixo central sobre o qual o sistema e os provedores se organizam para satisfazer suas necessidades. 2. Cooperação Potenciar a ajuda mutua e equitativa entre os provedores. A transparência na comunicação, na tomada de decisões e na informação. 3. Profissionalidade É necessário orientar os profissionais de acordo com a visão definida e a chave está na sua profissionalidade. Com a finalidade de conseguir a visão, necessitamos a máxima profissionalidade de todas as pessoas que estão dentro do sistema sanitário, sendo este, um critério de valoração comum para todo o mundo, para além do nível assistencial ou instituição à qual pertencem. A MISSÃO consiste em: Aproximar e facilitar a assistência sanitária à pessoa para oferecer qualidade de serviço com eficiência.

15 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 15 Comunitária - 1ª - 2ª domiciliária, ambulatória, ingresso cidadão - biografia SAÚDE necessidade 1........ n.2n.i carteira serviços e atividade PREVENÇÃO N ASSISTÊNCIA ICS EBAs MUTUAM HGV FCMPPO HSCreu HSJaume PROFISSIONAIS + RECURSOS proporcionar assistência instituições (€) leitos edifícios urgências prod.interm. transport es. ortoprótese fármacos

16 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 16 Estrutura do SISO 1. Conselho do SISO 2. Comissão Permanente 3. Centro Coordenador - Planos de gestão - Sistema de Informação 4. Equipes de gestão por processos: (planificar/comunicar, desenvolver: assistência, gestão de usuários, organização e sistemas de informação) 5. Grupos de trabalho (projetos)

17 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 17

18 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 18 Sistema de Informação Principais Características Centrar-se na interoperabilidade: cada instituição conserva seu sistema de informação. Construir uma rede territorial centrada no cidadão  Não é uma extranet hospitalar  Não é uma rede monográfica (diabetes, câncer) Implantação rápida dos diferentes módulos. Priorizar a segurança e a proteção de dados. Identificação unívoca da população de referência

19 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 19 Identidade dos pacientes Diagnósticos Nomenclaturas Estruturas Protocolos Segurança PKI Motor de Busca --- XML BD e Serviços centralizados BD e serviços descentralizadores Laboratório Imagens Farmácia MUTUAM SI das entidades que participam no SISO FCMPO EAP Centelles EAP Remei ICS HSJ HSC HGV Programar visitas Documentos ESTRUTURA: Serviços centralizados e descentralizados Sistema de Informação

20 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 20 2ª. FASE: Estruturação de um grupo de Desenvolvimento Assistencial:  Elaboração de Guias de prática clínica  Elaboração de Carteira de Serviços  Planos de Prevenção Estruturação de uma Equipe de Gestão do Continuum Assistencial (fluxos de pacientes) Gestão de prestação farmacêutica:  Elaboração/ implantação Guia Farmacoterapéutica  Plano de Gestão de todo o território Outros Planos de Gestão (risco compartido)  Prestação ortoprotésica  Transporte sanitário Desenvolvimentos (II):

21 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 21 Racionalização e melhora da Atenção Continuada e Urgências. Desenvolvimento de um projeto de reabilitação global e integral no território. Desenvolvimento e implantação de uso do sistema de informação integrado territorial (SE-SISO). Desenvolvimento(III):

22 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 22 Atuações concretas encaminhadas a incrementar o nível de Resolução da Atenção Primária Grupos específicos de trabalho: Desenvolvimento (IV):  Controle do Sintrom (anticoagulantes orais)  Pequena cirurgia  Espirometrias  Extração de dentes do siso  Diagnóstico dermatológico imagem digital  Enfermeira comunitária de enlace  Crioterapia  Rastreio ocular  Atenção ao viajante  Ecografias na APS  Rastreio câncer cérvix

23 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 23 Uma distribuição de recursos populacional sem um desenvolvimento de organizações sanitárias integradas comportará desajustes importantes (incentivos não alinhados com os mecanismos de coordenação) (Pere Ibern - CRES - UPF). A existência de organizações sanitárias integradas é uma condição prévia à adoção de uma atribuição de recursos populacionais (Pere Ibern - CRES - UPF). Organizações Sanitárias Integradas Requer atitudes e uma visão Estratégica diferente (propriedades, equipes diretivas, profissionais, …) Elementos de reflexão: (do instrumento!)

24 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 24 Elementos de reflexão: (do instrumento!) “Prova Piloto” É necessário demarcá-la e AVALIÁ-LA Fórmula de atribuição de recursos (Compra) Concreção dos conceitos de Gestão de Risco compartido(DMA’s) Adequação de instrumentos jurídico-administrativos Papel do ICS Evolução Sistemas de Informação ………………………... …………………….. ………………….

25 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 25 Conclusões Distribuição de Recursos com base populacional Favorece a gestão coordenada dos serviços sanitários, a continuidade assistencial e a constituição de alianças entre as diferentes entidades provedoras Melhora do sistema sanitário público Melhora o nível de saúde da população ? Estimula a criação de organizações integradas de saúde SIM (Conclusão provisional) SIM

26 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 26


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