A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Josimar Santos Leonaldo Andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Josimar Santos Leonaldo Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Josimar Santos Leonaldo Andrade
SISVENDA Josimar Santos Leonaldo Andrade SISTEMA GERENCIADOR DE VENDAS

2 Agenda Introdução Ambiente Encontrado Ambiente Proposto
Requisitos Elicitados Prioridades Dos Requisitos Requisitos Funcionais Requisitos Não Funcionais Diagrama De Entidade E Relacionamento – Der Projeto De Banco De Dados Listas De Casos De Uso A Aplicação Conclusão Referências Bibliográficas

3 Introdução O advento da Internet trouxe ao mundo um novo conceito na comunicação, transmissão e acesso rápido a diversas informações, com isso a Automotopeças Aline, resolveu investir na tecnologia web para melhorar o processo de venda de produtos, podendo assim satisfazer as necessidades dos seus vendedores e clientes de forma ágil, pratica e confortável.

4 Ambiente Encontrado A Automotopeças Aline é uma empresa privada;
Atua há aproximadamente 10 (dez) anos no mercado; Principal atividade a comercialização de peças para moto e bicicleta; Equipe de dezoito funcionários: Um dos funcionários compõe o nível estratégico e tático, o proprietário; No operacional temos cinco vendedores externos; Dois vendedores internos; Dois funcionários que atuam na área administrativa; O restante dos funcionários alternam entre as funções de almoxarife, separador, conferente e embalador de pedidos.

5 Figura 1 – Realizar venda
Ambiente Encontrado Figura 1 – Realizar venda

6 Figura 2 – Analisar crédito
Ambiente Encontrado Figura 2 – Analisar crédito

7 Ambiente Encontrado Figura 3 – Contabilizar

8 Ambiente Encontrado Problemas do Processo:
Os vendedores não têm informações confiáveis sobre o estoque da loja; Confecção do pedido é feita manualmente em um formulário com apenas a descrição do produto quantidade e preço, além do nome do cliente e endereço; Erro de cálculos, confusão na separação devido a erros de ortografia e incompletude na descrição do item solicitado pelo cliente; Retrabalho da confecção do pedido que é realizada por um dos funcionários do setor administrativo; Insatisfação do cliente por não saber se o item comprado está disponível em estoque, levando-o incerteza sobre a concretização do pedido.

9 Ambiente Encontrado Outros “gargalos” do processo:
A produção dos relatórios de gerência em planilhas eletrônicas pelos funcionários do setor administrativo demanda muito tempo. Como no caso do relatório de vendas de cada vendedor: Localizar as notas promissórias dos clientes para o qual o vendedor realizou um pedido; Digitar o nome de cada cliente na planilha "Relatório de Vendas" no campo cliente e somar cada valor da nota promissória do respectivo cliente e digitar no campo dívida. Ao fim do dia é realizada a analise de cada pedido, separando os itens do pedido em categorias distintas Na produção desse relatório é desperdiçado muito tempo, pois a planilha tem que ser alimentada manualmente com as informações necessárias e por se tratar de planilhas existe dificuldade na recuperação de dados, como por exemplo, verificar quanto o vendedor tem a receber de comissão, pois a comissão só é paga ao vendedor quando o cliente realiza o pagamento do pedido, como dito anteriormente.

10 Ambiente Encontrado Tabela de Preços
Na produção desse relatório é desperdiçado muito tempo, pois a planilha tem que ser alimentada manualmente com as informações necessárias e por se tratar de planilhas existe dificuldade na recuperação de dados, como por exemplo, verificar quanto o vendedor tem a receber de comissão, pois a comissão só é paga ao vendedor quando o cliente realiza o pagamento do pedido, como dito anteriormente.

11 Ambiente Encontrado Formulário de Pedidos

12 Ambiente Encontrado Relatório de Vendas

13 Ambiente Proposto O sistema de informação deverá fornecer suporte nas seguintes atividades que foram descritas no processo de negócio “Realizar Vendas”: Cadastrar cliente; Preencher formulário de pedido (venda); Verificar pendências; Contabilizar;

14 Ambiente Proposto A empresa possuirá um ambiente informatizado para o processo analisado, onde os clientes e seus débitos, funcionários, produtos, fornecedores e vendas, estarão devidamente cadastrados em uma base de dados do sistema. Categorias de Acesso: Gerente – tem acesso total as funcionalidades do sistema; Usuário normal – vendedores e funcionários internos [administrativo], que possuem acesso somente a funcionalidades especificas do programa.

15 Ambiente Proposto Vantagens do SISVENDAS:
Ambiente web; Celeridade; Eficácia; Satisfação do Cliente; A elaboração de pedidos, torna-se efetiva, pois terá acesso a informações em tempo real da base de dados do sistema. O SisVendas gera automaticamente os relatórios de vendas e dividas dos clientes devidamente atendidos por cada vendedor, além de contabilizar o lucro de cada vendedor.

16 Figura 4 – Realizar venda
Ambiente Proposto Figura 4 – Realizar venda

17 Requisitos Elicitatos
Administrativo: RE01: cadastrar cliente; RE02: consultar dados do cliente; RE03: alterar dados do cliente; RE04: excluir cliente; RE05: cadastrar fornecedor; RE06: consultar dados do fornecedor; RE07: alterar dados do fornecedor; RE08: excluir fornecedor;

18 Requisitos Elicitatos
Administrativo: RE09: cadastrar produto; RE10: consultar dados do produto; RE11: alterar dados do produto; RE12: excluir produto; RE13: consultar venda; RE14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RE15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RE16: alterar senha de acesso ao sistema;

19 Requisitos Elicitatos
Vendedor: RE17: alterar senha de acesso ao sistema; RE18: efetuar venda; RE19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas.

20 Requisitos Elicitatos
Gerente: RE20: registrar usuário; RE21: ativar ou desativar usuário; RE22: cadastrar funcionário; RE23: consultar dados do funcionário; RE24: alterar dados do funcionário; RE25: excluir funcionário; RE25: cadastrar cargo; RE26: consultar dados do cargo; RE27: alterar dados do cargo; RE28: excluir cargo;

21 Requisitos Elicitatos
Gerente: RE30: cadastrar categoria do produto; RE31: consultar dados categoria do produto; RE32: alterar dados da categoria do produto; RE33: excluir categoria do produto; RE34: cadastrar categoria da venda; RE35: consultar dados da categoria da venda; RE36: alterar dados da categoria da venda; RE37: excluir categoria da venda; RE38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RE39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RE40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo. RE41: baixar débitos de cliente. RE42: consultar débitos de cliente.

22 Prioridade dos Requisitos
Essencial RE01: cadastrar cliente; RE05: cadastrar fornecedor; RE09: cadastrar produto; RE15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RE18: efetuar Venda; RE20: registrar usuário; RE21: cadastrar funcionário; RE34: cadastrar categoria da venda; RE30: cadastrar categoria do produto; RE25: cadastrar cargo; RE41: baixar débitos de cliente. RE42: consultar débitos de cliente.

23 Prioridade dos Requisitos
Importante RE02: consultar dados do cliente; RE03: alterar dados do cliente; RE04: excluir cliente; RE06: consultar dados do fornecedor; RE07: alterar dados do fornecedor; RE08: excluir fornecedor; RE10: consultar dados do produto; RE11: alterar dados do produto; RE12: excluir produto; RE13: consultar venda; RE20: ativar ou desativar usuário;

24 Prioridade dos Requisitos
Importante RE20: ativar ou desativar usuário; RE22: consultar dados do funcionário; RE23: alterar dados do funcionário; RE24: excluir funcionário; RE26: consultar dados do cargo; RE27: alterar dados do cargo; RE28: excluir cargo; RE31: consultar dados categoria do produto; RE32: alterar dados da categoria do produto; RE33: excluir categoria do produto; RE35: consultar dados da categoria da venda; RE36: alterar dados da categoria da venda; RE37: excluir categoria da venda;

25 Prioridade dos Requisitos
Desejável RE14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RE17: alterar senha de acesso ao sistema; RE19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas. RE38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RE39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RE40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo.

26 Requisitos Funcionais
RF01: cadastrar cliente; RF02: consultar dados do cliente; RF03: alterar dados do cliente; RF04: excluir cliente; RF05: cadastrar fornecedor; RF06: consultar dados do fornecedor; RF07: alterar dados do fornecedor; RF08: excluir fornecedor; RF09: cadastrar produto; RF10: consultar dados do produto; RF11: alterar dados do produto;

27 Requisitos Funcionais
RF12: excluir produto; RF13: consultar venda; RF14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RF15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RF16: alterar senha de acesso ao sistema; RF17: alterar senha de acesso ao sistema; RF18: efetuar Venda; RF19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas. RF20: registrar usuário; RF20: ativar ou desativar usuário;.

28 Requisitos Funcionais
RF21: cadastrar funcionário; RF22: consultar dados do funcionário; RF23: alterar dados do funcionário; RF24: excluir funcionário; RF25: cadastrar cargo; RF26: consultar dados do cargo; RF27: alterar dados do cargo; RF28: excluir cargo; RF30: cadastrar categoria do produto; RF31: consultar dados categoria do produto;

29 Requisitos Funcionais
RF32: alterar dados da categoria do produto; RF33: excluir categoria do produto; RF34: cadastrar categoria da venda; RF35: consultar dados da categoria da venda; RF36: alterar dados da categoria da venda; RF37: excluir categoria da venda; RF38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RF39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RF40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo. RF41: baixar débitos de cliente. RF42: consultar débitos de cliente.

30 Requisitos Não Funcionais
RNF01: o sistema deve funcionar no navegador de internet Mozila Firefox; RNF02: o sistema deve está disponível 20 horas por dia; RNF03: a entrega do sistema deve ser realizada no dia 07 de novembro;

31 Diagramas Quantidade total - 16 Diagrama De Caso De Uso

32 Diagramas Quantidade total - 16 Diagrama De Caso De Uso

33 Projeto de Banco de Dados
O projeto lógico do sistema foi produzido em 2 etapas: Na primeira foi utilizada a ferramenta de administração de site, que a Microsoft disponibiliza junto com o Visual Studio, a partir da versão 2008; Na segunda etapa foram criadas as demais tabelas sem uso da ferramenta de administração de sites.

34 Projeto de Banco de Dados Diagrama de Entidade e Relacionamento - DER

35 Projeto de Banco de Dados Diagrama de Entidade e Relacionamento - DER

36 diagrama de estado Estados da Venda

37 diagrama de estado Estados da Parcela

38 Listas de Casos de Uso Quantidade total - 49 UC01 – Autenticar

39 A Aplicação O sistema foi desenvolvido usando o .NET Framework e a ferramenta Visual Studio 2010. O provedor de dados utilizado foi o SQLServer 2008, que oferece maior integração com o ambiente de desenvolvimento Visual Studio. Camadas Business Data Web

40 A Aplicação Data Business Web
Promove acesso ao provedor de dados, por meio do mapeamento objeto relacional Implementa as regras de negócio, responsável pela lógica da aplicação Interação com o usuário A arquitetura definida para o SisVenda favorece a substituição de camadas sem causar grandes impactos no restante da aplicação. Caso o sistema seja expandido para oferecer acesso a dispositivos moveis como smartphones e tablets será necessário apenas desenvolver uma nova camada web.

41 Conclusão Durante o desenvolvimento do projeto vivenciamos a importância de um sistema de informação para as organizações. Com ele o gerenciamento das informações se torna mais ágil, seguro e mais fácil de mater. E essa é a proposta do SisVenda. Com a sua implantação o processo de venda da Automotopeças Aline se tornará ágil, possibilitando maior competitividade no mercado.

42 Dúvidas

43 Referências SILVER, Bruce. BPMN Method & Style: with BPMN implementer´s guide. 2º ed. USA: Cody-Cassidy Press, 2011. DURAES, Ramon. Desenvolvendo para Web Usando o Visual Studio 2008, 1º ed. Brasil: Brasport, 2011. TROELSEN, Andrew. Profissional C# e a Plataforma .NET 3.5 CURSO COMPLETO. 1ª ed. Brasil: editora Alta Books, 2009. SILBERCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, s. Sistemas de Banco de Dados. 5ª ed. Brasil: Editora Campus. GOODMAN, Danny. Java Script a Bíblia. 7ª ed. Brasil: Editora campus. SBROCCO, José Henrique Teixeira de carvalho. UML 2.3 Teoria e Prática. 1ª ed. Brasil: Editora Érica. MCFARLAND, David Sawyer. CSS: o Manual que Faltava. 1ª ed. Brasil: O’REILLY.


Carregar ppt "Josimar Santos Leonaldo Andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google