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LEMBRETES IMPORTANTES

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Apresentação em tema: "LEMBRETES IMPORTANTES"— Transcrição da apresentação:

1 LEMBRETES IMPORTANTES
Colocar o telefone celular em modo vibratório. Não fumar na sala. Utilizar o horário do intervalo para contatos particulares e para fumar.

2 5S Uma Filosofia de Vida ```` ````
“Descobrir o novo é, às vezes, ressuscitar o que temos de mais antigo em nosso processo educacional.” Murilo Sampaio

3 5S O que é? É uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. A denominação 5S é dada em função das cinco atividades seqüenciais e cíclicas, no idioma japonês, iniciadas pela letra “S”. “SEIRI” DESCARTE “SEITON” ORGANIZAÇÃO “SHITSUKE” DISCIPLINA “SEISO” LIMPEZA “SEIKETSU” HIGIENE E BEM ESTAR

4 5S Benefícios Gerais Características Atuais Eliminação do desperdício.
Incremento da eficiência. Incentivo à criatividade. Características Atuais Pode ser aplicado a organizações de qualquer porte e segmento. Está focado nas atitudes e valores das pessoas. Existe uma sistematização de acordo com a cultura brasileira.

5 Benefícios Específicos
“SEIRI” DESCARTE Outros nomes: Senso de Utilização, Utilização, Seleção, Classificação, Descarte. Significado Organizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando um destino para aquelas que deixaram de ser úteis para aquele ambiente. Benefícios Específicos Otimização do espaço. Racionalização do tempo.

6 Benefícios Específicos
“SEITON” ORGANIZAÇÃO Outros nomes: Senso de Arrumação, Arrumação, Ordenação, Sistematização, Organização. Significado Ordenar é agrupar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a sua freqüência de utilização. Benefícios Específicos Otimização do espaço. Racionalização do tempo. Redução do “stress” das pessoas.

7 Benefícios Específicos
“SEISO” LIMPEZA Outros nomes: Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo. Significado Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando o ambiente para descobrir e atacar as fontes de problemas. É uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente. Benefícios Específicos Redução de condições inseguras e acidentes. Prevenção de quebras, aumentando a vida útil. Prevenção da poluição.

8 Benefícios Específicos
“SEIKETSU” HIGIENE E BEM ESTAR Outros nomes: Senso de Saúde, Saúde, Padronização, Aperfeiçoamento, Higiene. Significado Fazer o Asseio é conservar a higiene pessoal e das instalações, mantendo os benefícios alcançados nos estágios anteriores, assim como promover o controle visual e a motivação das pessoas. Racionalização do tempo. Redução do “stress” das pessoas. Padronização. Melhoria da qualidade. Dignificação do Ser Humano. Base para a Qualidade Total. Benefícios Específicos

9 Benefícios Específicos
“SHITSUKE” DISCIPLINA Outros nomes: Senso de Autodisciplina, Autocontrole, Educação, Harmonia. Significado Ter disciplina é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo. Racionalização do tempo. Redução do “stress” das pessoas. Redução de condições inseguras e acidentes. Prevenção de quebras, aumentando a vida útil. Prevenção da poluição. Melhoria da qualidade, e das relações humanas. Dignificação do Ser Humano. Base para a Qualidade Total. Benefícios Específicos

10 Retirar todos os materiais do local onde estão guardados;
Realização do SEIRI Retirar todos os materiais do local onde estão guardados; Descartar os materiais desnecessários: Definir um espaço para área de descarte; Definir plano para destinar materiais desneces-sários. Classificar os materiais necessários, levando em consideração sua freqüência de utilização. Como Fazer?

11 CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Realização do SEIRI CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS Uso freqüente Uso esporádico Precisa recuperação Manter próximo ao usuário Manter em instalações centrais Avaliar custo / benefício e providenciar recuperação. DESNECESSÁRIOS Útil para outras pessoas ou órgãos Útil para outros fins Inútil Negociar ou oferecer a interessados Alienar, doar ou vender Descarte definitivo NECESSÁRIOS

12 Há materiais desnecessárias no local de trabalho?
Realização do SEIRI Existem materiais que foram guardados há um tempo e até então não foram utilizados, ou sua freqüência de utilização é baixa? Há materiais desnecessárias no local de trabalho? Todos os itens desnecessários estão separados, classificados, estocados e rotulados? Os materiais necessários estão classificados quanto à freqüência de utilização? A sujeira “pesada” foi removida? O que Verificar?

13 ATENÇÃO Realização do SEIRI Faça sempre a pergunta:
Desde que guardo este material, quantas vezes eu utilizei? Se utilizei poucas vezes, será que não poderia utilizá-lo mais, caso estivesse mais acessível? Utilizar o conceito “Um só é suficiente”. Cuidado com os “Conservadores”, e também com os excessivamente “Liberais”. Oriente a equipe!! Não fique ansioso, esperando uma eficiência de 100%. O processo é educacional, de melhoria contínua. ATENÇÃO

14 Estudar um “lay out” mais funcional para o ambiente de trabalho.
Realização do SEITON Estudar um “lay out” mais funcional para o ambiente de trabalho. Definir como armazenar e acessar os materiais necessários, levando em consideração a classificação feita no SEIRI. Criar um sistema de acesso com a utilização de código de cores, etiquetas e avisos. Como Fazer?

15 Os materiais são identificados?
Realização do SEITON O “lay out” permite uma melhor utilização do ambiente, tornando o trabalho menos desgastante e mais seguro? Há lugares definidos, e uma forma definida de ordenação, para todos os materiais? Os materiais são identificados? A facilidade de acesso é proporcional à freqüência de utilização? A identificação e a sinalização dos locais e materiais são facilmente compreendidas? São utilizadas cores para facilitar a identificação? O que Verificar?

16 ATENÇÃO Realização do SEITON
Um bom processo de classificação, no SEIRI, permitirá uma maior agilidade nessa fase. Fazer uma previsão orçamentária para propostas mais complexas de alteração do “lay out” que, normalmente, são a minoria. Esta fase aumenta a carga de trabalho de analista de O&M, secretárias, digitadores, pintor / letrista, marceneiro, eletricista, etc. Evitar armazenar manuais, livros, documentos e pastas de arquivos no sentido horizontal. ATENÇÃO

17 Detectar as fontes de sujeira, eliminando-as ou isolando-as.
Realização do SEISO Fazer a limpeza “fina” do ambiente de trabalho, com uma postura de inspeção. Pergunte sempre: “Por que suja?” Se necessário, aplique um método de análise e solução de problemas. Detectar as fontes de sujeira, eliminando-as ou isolando-as. Listar os pontos de difícil acesso, determinando uma freqüência de limpeza para que estes não sejam esquecidos. Fazer a pintura do ambiente e dos equipamentos com cores claras e de combinação agradável. Esta etapa deve ser realizada, preferencialmente, pelos próprios colaboradores. Como Fazer?

18 As áreas comuns e/ou externas (ruas, jardins) estão limpas e cuidadas?
Realização do SEISO Paredes, teto, piso, mesas, bancadas, máquinas e equipamentos estão limpos, isentos de poeira, óleo, graxa, restos de materiais, etc? As instalações estão pintadas, com iluminação e níveis de ruído e vibração adequados? Existe sujeira por trás ou por baixo dos objetos armazenados, e dos móveis e utensílios? As áreas comuns e/ou externas (ruas, jardins) estão limpas e cuidadas? São desenvolvidas ações para eliminar e/ou isolar as fontes de sujeira? O que Verificar?

19 ATENÇÃO Realização do SEISO
Dedicar uma parte do tempo da equipe à atividade de limpeza. A limpeza autônoma permite a detecção de possí-veis problemas que estão iniciando, gerando ações preventivas. Por exemplo: desgaste e corrosão em equipamentos e ferramentas, tomadas e cabos folgados, etc. Não esquecer de listar os pontos de difícil acesso. O conceito de sujeira aplicado deve ser amplo, considerando todos os agentes que agridem o homem e o meio-ambiente. ATENÇÃO

20 EXEMPLOS DE SUJEIRAS E ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS
Realização do SEISO EXEMPLOS DE SUJEIRAS E ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS Pouca Iluminação - dificuldade na distinção de formas e cores (desgaste da visão). Odor Desagradável - dificuldade de distinção do grau de deterioração, e identificação de agentes agressivos à saúde (desgaste do olfato e do paladar). Ruído Excessivo - dificuldade de distinção de sons, prejudicando a comunicação (desgaste da audição). Vibração - desgaste prematuro das instalações e fonte de geração de ruídos. Poeira - enclausuramento dos objetos, evitando a percepção de anormalidades e aumentando o nível de desgaste das instalações (o tato passa a perceber o irreal).

21 Realização do SEIKETSU
Elaborar normas ou planos para as atividades do 5S desenvolvidas no dia-a-dia, visando a manutenção do ambiente, sem necessitar de ações tipo “mutirão” ou “limpeza por batelada”. Fazer uso de painéis, quadros, placas, adesivos, para motivar a equipe. Promover o “controle visual”, ou seja, utilizar cores para que o ambiente converse com as pessoas. Cuidar da higiene pessoal. Como Fazer?

22 Realização do SEIKETSU
Estão estabelecidas rotinas de manutenção do 5S, avaliações periódicas, e formas de reconhe-cimento? Estas rotinas são conhecidas? Existe infra-estrutura para a prática do asseio, ou seja, lixeiras, trapos, baldes, vassouras,etc? As pessoas estão limpas e vestidas adequada-mente? São utilizados meios visuais para motivação da equipe e para a comunicação com o ambiente? O ambiente de trabalho é agradável, ou seja, bem ventilado, com iluminação adequada e mantido limpo? O que Verificar?

23 Realização do SEIKETSU
As atitudes de “melhor do que limpar é não sujar” e “de meu equipamento, cuido eu” são incorpo-radas pelas pessoas através de sua integração com o meio. O método de “deixar a cor trabalhar” é muito eficiente como uma melhoria para sensibilizar as pessoas. Enquanto não houver uma mudança na mentalida-de e no comportamento das pessoas, e enquanto não forem melhoradas as instalações que são fontes de sujeira, o retorno à antiga situação é apenas uma questão de tempo. A promoção permanente do 5S, através de avalia-ções, campanhas, concursos, visitas, etc; é essen-cial à sua manutenção. ATENÇÃO

24 Realização do SHITSUKE
Discutir com a equipe as normas e procedimentos existentes na organização, ressaltando as vanta-gens de sua aplicação. Envolver os colaboradores na elaboração e/ou revisão das normas e procedimentos aplicáveis à sua atividade. Como Fazer? As normas e procedimentos são cumpridos? As pessoas cumprem e são pontuais para com os compromissos assumidos? Os materiais e documentos são guardados nos locais determinados, após o uso? O relacionamento entre as pessoas é agradável? Os dados de controle são confiáveis? O que Verificar?

25 Realização do SHITSUKE
A auto-disciplina é uma característica pessoal, difícil de se quantificar, por isso talvez seja este o “S” mais difícil de se cumprir. A falta de disciplina provoca desperdício de recur-sos, insatisfação entre as pessoas, e informações imprecisas. O respeito aos outros é fundamental para o sucesso do trabalho em equipe, melhorando a eficiência dos processos. A impontualidade é o sinal mais freqüente da falta de disciplina, merecendo ser atacado de imediato. Reuniões são grandes sensores da falta de disci-plina: convocação em cima da hora, ausência de pauta definida, início com atraso e sem duração definida, participantes despreparados, conversas paralelas, etc; são problemas comuns que devem ser atacados. ATENÇÃO

26 5S Como Manter ? Aplique o Ciclo PDCA A P C D
Analise as Observações feitas na Avaliação e Revise o Plano P Planeje as Atividades de Manutenção e Melhoria C Monitore a Execução do Plano através de Avaliações Periódicas D Execute o Plano Aprovado pela Equipe


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