A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
Material de Literatura PROF. HIDER OLIVEIRA

2 Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)

3 O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato.
Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos.  Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.  (Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)

4 TEXTO NÃO LITERÁRIO São os textos corriqueiros que não possuem elementos artísticos, construções diferenciadas ou elementos únicos que os particularizem.

5 TEXTO LITERÁRIO Esse texto precisa ter uma linguagem bem elaborada, de modo que ela seja artística, e o universo descrito até então é desconhecido do leitor, pois faz parte apenas do universo imaginário, entretanto, sem perder sua interação com o mundo real. Essa interação ocorre por meio de vários recursos, dentre eles: pontuação diferenciada, figuras de linguagem e vocabulário bem selecionado para transmitir o que se pretende. Geralmente, o texto embasado nesses fatores revela emoção, pessoalidade e é detentor de simbologia, arte e beleza que transcendem às palavras no papel.

6 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
PÁGS. 267 E 268

7 FIGURAS DE LINGUAGEM METÁFORA = Relação de semelhança de um termo com o outro. NÃO CONSEGUIA ENTENDER QUE TUA VIDA FOSSE UM BREU.

8 FIGURAS DE LINGUAGEM ANTÍTESE: oposição de termos. ERA UMA PESSOA BONITA POR FORA E FEIA POR DENTRO. PARADOXO: oposição de ideias. “Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer”. (Camões)

9 FIGURAS DE LINGUAGEM EUFEMISMO = suavização de ideias. DECIDIU FALTAR COM VERDADE PARA NÃO CONDENAR AQUELE INDIVÍDUO. PROSOPOPEIA = é a atribuição de características humanas a seres inanimados. ELA PERCEBEU QUE O SOL LHE SORRIA TODOS OS DIAS.

10 FIGURAS DE LINGUAGEM SINESTESIA = junção de sentidos humanos. SENTÍAMOS O DOCE SOM AVELULADO DO VIOLÃO. METONÍMIA = substituição de um termo por outro que lhe faça relação. TODOS OS DIAS TOMAVA DOIS COPOS DE DANONE.

11 FIGURAS DE LINGUAGEM ASSONÂNCIA = repetição de sons vocálicos idênticos. ESTELA É UMA ESTRELA ENCANTADA. ALITERAÇÃO = repetição de sons consonantais idênticos. O RINOCERONTE RASGOU A RENDA DA RAINHA DA RÚSSIA.


Carregar ppt "TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google