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Tipologia e Tipografia Leandro Müller
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Gutemberg (1455)
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Tipologia ou Tipografia?
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Tipografia: impressão dos tipos.
Tipologia: formação dos tipos.
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Tipo ou fonte tipográfica
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Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos
Padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos Pontuação
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Anatomia do Tipo
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Família de tipos: algumas classificações
ou Breve história moderna da classificação dos tipos
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Francis Thibaudeau (1921)
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Maximilien Vox (1954)
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Ruari McLean Divisão do grupo Linéale
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Aldo Novarese
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Giuseppe Peliteri (1958)
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“Os classificadores de coisas, que são aqueles homens de ciência cuja ciência é só classificar, ignoram, em geral, que o classificável é infinito e portanto se não pode classificar.” BERNARDO SOARES
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Variações nas famílias de tipos
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light normal, regular ou redondo italic, narrow ou itálico bold ou negrito heavy expandida / condensada etc.
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Essência das variações
Espessura Inclinação Branco interno Corpo Comprimento das linhas
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Classificação com relação às serifas
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Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa:
Sem serifa (Futura) Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa: Triangular (Baskerville) Quadrada (Lubalin) Linear (Courier New)
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Padrões de fonte (fontes digitais)
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Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC)
True Type (Apple/Microsoft, extensão .TTF): nó a cada 45 graus (apropriada para web) Postscript Type 1 (Adobe, extensão .PFB, .PFM): nó a cada 90 graus (apropriada para impressão) Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC) A principal diferença entre elas é o número de nós gerados por graus quando convertidas em curvas.
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Categoria de fontes por funcionalidade
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Romana antiga e Romana moderna (textos contínuos e/ou longos)
Egipiciana (roteiros) Sem serifa, bastão ou lapidária (textos curtos e títulos) Cursiva ou manuscrita (recurso de design) Fantasia (recurso de desing)
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Tipo e design
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Legibilidade e Leiturabilidade
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Contraste
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Repetição
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Entreletra ou kerning
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Entrelinha ou leading Mínima = ao corpo Ideal = 120% do corpo
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Corpo 8 pontos: mínimo aceitável para leitura (usado em legendas)
9 pontos: melhor para colunas estreitas 10 e 11 pontos: ideais para leitura, abrigam mais palavras em uma linha 12 pontos: mais legível para linhas longas 13 pontos ou mais: títulos, idosos, crianças
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Alinhamento esquerda direita centralizado justificado assimétrico
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Utilização dos tipos
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Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo, com um cadastro comprovado.
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Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura
Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa-alta e baixa para obter a melhor leiturabilidade possível.
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Tenha o bom senso de não utilizar muitos tipos diferentes ao mesmo tempo.
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Evite utilizar tamanhos variados e pesos diferentes de tipos ao mesmo tempo.
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Evite combinar tipos que têm um aspecto muito semelhante.
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Realce os elementos no texto com descrição e sem perturbar o fluxo da leitura.
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Para tipos de texto, utilize corpos que, de acordo com estudos de legibilidade e leiturabilidade, são os mais indicados.
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Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto
Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto. Evite tipos com um aspecto muito pesado ou muito leve.
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Utilize tipos de largura média
Utilize tipos de largura média. Evite tipos que pareçam extremamente largos ou estreitos.
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Mantenha sempre a integridade do tipo
Mantenha sempre a integridade do tipo. Evite alongar ou comprimir arbitrariamente as letras.
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Evite os tipos adornados.
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Utilize um espaçamento consistente entre letras e palavras de modo a conseguir uma textura sem interrupções.
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Para tipo de texto, utilize um espaçamento entre linhas (entrelinha) que transporte facilmente os olhos do leitor de uma linha para a outra.
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Utilize comprimentos de linha adequados
Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas muito curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura.
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Ao trabalhar com tipo e cor, certifique-se de que há um contraste suficiente entre o caractere e o fundo.
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Tipo claro sobre fundo escuro parece ligeiramente menor que o inverso.
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Quanto mais simples for o desenho de uma fonte, mais legível ela será.
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Para saber se uma letra é bem desenhada, analise-a em caixa-baixa.
(cobrindo-se 1/3 inferior é possível perceber sua legibilidade)
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Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa
Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa. Por outro lado, as letras exageradamente grande provocam certo mal-estar.
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Fontes sem serifa parecem maiores. Ideais para corpos pequenos.
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Textos serifados, em corpo pequeno ou sobre ilustrações são difíceis de visualizar.
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Quanto mais inclinada for uma fonte, menor será sua legibilidade.
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Espaços brancos excessivos colocados entre as linhas diminuem o impacto do texto, que deve funcionar como uma unidade visual.
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Mais importante de todos:
Experiências de psicólogos da Gestalt confirmaram que a disposição e o arranjo das palavras são mais importantes para leiturabilidade tipográfica do que a forma e as características individuais das letras.
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Dicas de sites e bibliografia
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Variedades Typographunnies http://type.salsen.com
Piadas sobre tipografia. Deep Font Chalenge Um jogo em flash relacionado com tipografia, no qual você deve atirar nas fontes indicadas.
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Tipógrafos Site de variedades sobre tipografia. Identifont Site para identificação de fontes pela aparência, nome, similaridade, figura ou designer/publisher.
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Download de fontes Google Font Yükle
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Criação de fontes YourFonts FontCreator Font Struct Corel
FontCreator Font Struct Corel
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Bibliografia recomendada
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. MANGUEL, Alberto. Uma historia da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. MÜLLER, Leandro. Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado. Rio de Janeiro: Prestígio, 2011. Para consulta GODFREY, Jason. BiblioGráfico Livros Clássicos Sobre Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
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