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Tipologia e Tipografia Leandro Müller.

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Apresentação em tema: "Tipologia e Tipografia Leandro Müller."— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia e Tipografia Leandro Müller

2 Gutemberg (1455)

3 Tipologia ou Tipografia?

4 Tipografia: impressão dos tipos.
Tipologia: formação dos tipos.

5 Tipo ou fonte tipográfica

6 Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos
Padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos Pontuação

7 Anatomia do Tipo

8

9 Família de tipos: algumas classificações
ou Breve história moderna da classificação dos tipos

10 Francis Thibaudeau (1921)

11 Maximilien Vox (1954)

12 Ruari McLean Divisão do grupo Linéale

13 Aldo Novarese

14 Giuseppe Peliteri (1958)

15 “Os classificadores de coisas, que são aqueles homens de ciência cuja ciência é só classificar, ignoram, em geral, que o classificável é infinito e portanto se não pode classificar.” BERNARDO SOARES

16 Variações nas famílias de tipos

17 light normal, regular ou redondo italic, narrow ou itálico bold ou negrito heavy expandida / condensada etc.

18 Essência das variações
Espessura Inclinação Branco interno Corpo Comprimento das linhas

19 Classificação com relação às serifas

20 Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa:
Sem serifa (Futura) Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa: Triangular (Baskerville) Quadrada (Lubalin) Linear (Courier New)

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22 Padrões de fonte (fontes digitais)

23 Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC)
True Type (Apple/Microsoft, extensão .TTF): nó a cada 45 graus (apropriada para web) Postscript Type 1 (Adobe, extensão .PFB, .PFM): nó a cada 90 graus (apropriada para impressão) Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC) A principal diferença entre elas é o número de nós gerados por graus quando convertidas em curvas.

24 Categoria de fontes por funcionalidade

25 Romana antiga e Romana moderna (textos contínuos e/ou longos)
Egipiciana (roteiros) Sem serifa, bastão ou lapidária (textos curtos e títulos) Cursiva ou manuscrita (recurso de design) Fantasia (recurso de desing)

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30

31 Tipo e design

32 Legibilidade e Leiturabilidade

33 Contraste

34 Repetição

35 Entreletra ou kerning

36 Entrelinha ou leading Mínima = ao corpo Ideal = 120% do corpo

37 Corpo 8 pontos: mínimo aceitável para leitura (usado em legendas)
9 pontos: melhor para colunas estreitas 10 e 11 pontos: ideais para leitura, abrigam mais palavras em uma linha 12 pontos: mais legível para linhas longas 13 pontos ou mais: títulos, idosos, crianças

38 Alinhamento esquerda direita centralizado justificado assimétrico

39 Utilização dos tipos

40 Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo, com um cadastro comprovado.

41 Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura
Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa-alta e baixa para obter a melhor leiturabilidade possível.

42 Tenha o bom senso de não utilizar muitos tipos diferentes ao mesmo tempo.

43 Evite utilizar tamanhos variados e pesos diferentes de tipos ao mesmo tempo.

44 Evite combinar tipos que têm um aspecto muito semelhante.

45 Realce os elementos no texto com descrição e sem perturbar o fluxo da leitura.

46 Para tipos de texto, utilize corpos que, de acordo com estudos de legibilidade e leiturabilidade, são os mais indicados.

47 Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto
Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto. Evite tipos com um aspecto muito pesado ou muito leve.

48 Utilize tipos de largura média
Utilize tipos de largura média. Evite tipos que pareçam extremamente largos ou estreitos.

49 Mantenha sempre a integridade do tipo
Mantenha sempre a integridade do tipo. Evite alongar ou comprimir arbitrariamente as letras.

50 Evite os tipos adornados.

51 Utilize um espaçamento consistente entre letras e palavras de modo a conseguir uma textura sem interrupções.

52 Para tipo de texto, utilize um espaçamento entre linhas (entrelinha) que transporte facilmente os olhos do leitor de uma linha para a outra.

53 Utilize comprimentos de linha adequados
Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas muito curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura.

54 Ao trabalhar com tipo e cor, certifique-se de que há um contraste suficiente entre o caractere e o fundo.

55 Tipo claro sobre fundo escuro parece ligeiramente menor que o inverso.

56 Quanto mais simples for o desenho de uma fonte, mais legível ela será.

57 Para saber se uma letra é bem desenhada, analise-a em caixa-baixa.
(cobrindo-se 1/3 inferior é possível perceber sua legibilidade)

58 Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa
Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa. Por outro lado, as letras exageradamente grande provocam certo mal-estar.

59 Fontes sem serifa parecem maiores. Ideais para corpos pequenos.

60 Textos serifados, em corpo pequeno ou sobre ilustrações são difíceis de visualizar.

61 Quanto mais inclinada for uma fonte, menor será sua legibilidade.

62 Espaços brancos excessivos colocados entre as linhas diminuem o impacto do texto, que deve funcionar como uma unidade visual.

63 Mais importante de todos:
Experiências de psicólogos da Gestalt confirmaram que a disposição e o arranjo das palavras são mais importantes para leiturabilidade tipográfica do que a forma e as características individuais das letras.

64 Dicas de sites e bibliografia

65 Variedades Typographunnies http://type.salsen.com
Piadas sobre tipografia. Deep Font Chalenge Um jogo em flash relacionado com tipografia, no qual você deve atirar nas fontes indicadas.

66 Tipógrafos Site de variedades sobre tipografia. Identifont Site para identificação de fontes pela aparência, nome, similaridade, figura ou designer/publisher.

67 Download de fontes Google Font Yükle

68 Criação de fontes YourFonts FontCreator Font Struct Corel
FontCreator Font Struct Corel

69 Bibliografia recomendada
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. MANGUEL, Alberto. Uma historia da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. MÜLLER, Leandro. Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado. Rio de Janeiro: Prestígio, 2011. Para consulta GODFREY, Jason. BiblioGráfico Livros Clássicos Sobre Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.


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