A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias ou de uma semana. CLIMA: Condições climáticas duradouras de uma região.

2 EL NIÑO E LA NIÑA - El Niño: aumento anormal da temperatura do Oceano Pacífico; La Niña: Esfriamento anormal das águas do Pacífico; Causam alterações climáticas em todo mundo:

3 Massas de ar e Frente: Massas de Ar: Um a porção de ar com características próprias de temperatura, umidade e pressão. Frentes: Região de encontro de duas massas de ar diferentes. Massas de ar do Equador Frentes quentes Massas de ar polares Frentes Frias

4 UMIDADE DO AR Umidade atmosférica refere-se à quantidade de vapor d’água presente na atmosfera. - A Vegetação influencia na umidade do ar. Durante a transpiração (controle de temperatura) os vegetais liberam água na forma de vapor.

5 NUVENS - Formação das nuvens: A água da superfície terrestre evapora e, na atmosfera, vai alcançando as camadas mais altas e frias. Ali, essas partículas são agrupadas e condensadas (vapor → líquido) em pequenas gotas de água ou cristais de gelo que, serem muito pequenos flutuam no ar formando as nuvens.

6

7 TIPOS DE NUVENS - Cirros: finas, brancas, formadas por cristais de gelo; INDICA BOM TEMPO. - Cúmulos: Aspecto de flocos de algodão. BOM TEMPO - Estratos: Cinzas, semelhantes a um nevoeiro. MAL TEMPO - Nimbos: cinza-escuro. MAL TEMPO

8 PRECIPITAÇÕES ATMOSFÉRICA
Surgem quando o ar está saturado de vapor d'água e não consegue absorver mais vapor. Pode ser na forma de chuva, granizo e neve. CHUVA: Ocorre quando inúmeras gotículas de água se juntam, formando as nuvens. Quando se tornam mais pesadas, caem. GRANIZO: As gotas de água atravessam uma camada de ar muito frio, solidificam-se e caem. NEVE: Os cristais de gelo das nuvem se unem em flocos e quando aumentam de tamanho e peso, caem.

9 INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS
Termômetro → Medir a temperatura Barômetro → Medir a pressão atmosférica Pressão alta → tempo bom Higrômetro → Mede a umidade do ar; Biruta → mostra a direção do vento Anemômetro → Mede a velocidade do vento Pluviômetro → Mede a quantidade de água da chuva

10 DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA SUPERFÍCIE
DEPÓSITO DE ÁGUA % DO TOTAL Oceanos 97,4% Gelo e calotas polares 2,0% Água Subterrânea 0,5% Lagos e Rios 0,1% Atmosfera 0,01%

11 FORMAÇÃO DOS LEÇÓIS FREÁTICOS
A Água tem origem nas chuvas; A água infiltra-se no solo através das rochas permeáveis e podem ficar acumuladas nas camadas inferiores do solo, geralmente nas rochas impermeáveis, formando os lençóis freáticos e aquíferos.

12 COMPOSIÇÃO DA ÁGUA H2O 2 átomos de Hidrogênio 1 átomo de Oxigênio

13 HIDROGÊNIO/OXIGÊNIO HIDROGÊNIO OXIGÊNIO Sem cor e sem cheiro;
Inflamável; Substância mais leve existente na natureza; GÁS COMBUSTÍVEL. OXIGÊNIO Sem cor e sem cheiro, Gás que alimenta o fogo; Mais pesado que o ar atmosférico; GÁS COMBURENTE.


Carregar ppt "TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google