Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professor José Urbano Fevereiro de 2008
Escola e Sociedade Professor José Urbano Fevereiro de 2008
2
O Professor e as novas perspectivas da Educação
4
A Lista - Osvaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos Quem você mais via há dez anos atrás Quantos você ainda vê todo dia Quantos você já não encontra mais Faça uma lista dos sonhos que tinha Quantos você já desistiu de sonhar! Quantos amores jurados pra sempre Quantos você conseguiu preservar Onde você ainda se reconhece Na foto passada ou no espelho de agora Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora
5
Quantos mistérios que você sondava Quantos você conseguiu entender Quantos segredos que você guardava Hoje são bobos ninguém quer saber Quantas mentiras você condenava Quantas você teve que cometer Quantos defeitos sanados com o tempo Eram o melhor que havia em você Quantas canções que você não cantava Hoje assobia pra sobreviver Quantas pessoas que você amava Hoje acredita que amam você
6
A Escola (Alguns) Problemas da Escola: Clausura Escolar
O Saber: Para quê? Preparar para a vida? O lugar da Família Escola e chatice
7
Mas se a Escola é tão ruim
assim, por que mantê-la?
8
Possíveis Saídas Escola articulada com a vida
Questionar o sentido de verdade única Valorizar as formas de saber dos excluídos Repensar modelos de conduta Resolver problemas reais Questionar sempre: Escola para quê?
9
Pensar a Função Da avaliação Dos objetivos Dos métodos
Da relação professor/aluno Do planejamento de ensino/aprendizagem Dos conteúdos
10
O professor do século XXI
11
Segundo Libâneo: Assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor; Modificar a idéia de uma escola e de uma prática pluridisciplinar para um escola e uma prática interdisciplinares; Conhecer estratégias de ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender; CD education II
12
Segundo Libâneo: (cont.)
Persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos, a se habituarem a apreender as realidades enfocadas nos conteúdos escolares de forma crítico-reflexiva. Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa Reconhecer o impacto das novas tecnologias da comunicação na sala de aula (televisão, vídeo games, computador, internet...) CD education II
13
Segundo Libâneo: (cont.)
Atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula; Investir na atualização científica e cultural, como ingredientes do processo de formação continuada; Integrar no exercício da docência a dimensão afetiva; Desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprio.
14
É preciso buscar mais... LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente / José Carlos Libâneo. São Paulo: Cortez, 1998 (Coleção questões da nossa época; v. 67) CD education II
15
Um outro olhar... Philippe Perrenoud:
Sociólogo suíço que se tornou uma referência para a Educação brasileira.
16
Formação Contínua; Ensino Fundamental – Genebra – Suíça
Competências do Professor: Organizar e dirigir situações de aprendizagem Administrar a progressão das aprendizagens Conhecer e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
17
Competências do Professor: (cont.)
Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho Trabalhar em equipe Participar da administração da escola Informar e envolver os pais Utilizar novas tecnologias Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão Administrar sua própria formação contínua CD education
18
Navegar é preciso...
19
Rede
20
A Sétima Arte nos Ensina...
Vem Dançar O filme gira em torno de um profissional de dança que se voluntaria para ensinar no sistema de ensino público de Nova York. Mas quando seus modos clássico bate de frente com os instintos do hip-hop incutido nos alunos, ele se junta a eles para criar um novo estilo de dança e se tornar o mentor dos alunos durante o processo. CD Education
21
Educação CD Education
22
Estar afim de... Motivação CD Education
23
Para Casa: Perspectivas atuais da Educação Moacir Gadotti
CD Education
24
O professor do século XXI como deve ser?
25
ZIRALDO, Uma professora muito maluquinha / Ziraldo
ZIRALDO, Uma professora muito maluquinha / Ziraldo. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1995
26
ABRAMOVICH, F. Que raio de professora sou eu? Série Diálogo, São Paulo:Editora Scipione, 1988
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.