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Como estruturar um projeto de prevenção ao uso de drogas Profa. Dra. Márcia Rosa Costa Profa. Ms. Aline Corrêa de Souza Curso de Extensão Ações integradas.

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1 Como estruturar um projeto de prevenção ao uso de drogas Profa. Dra. Márcia Rosa Costa Profa. Ms. Aline Corrêa de Souza Curso de Extensão Ações integradas de educação e saúde: Enfrentamento ao uso de drogas

2 A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. O papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, Promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Ações de prevenção ao uso de drogas na escola

3 Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às conseqüências como a doença e a drogadição, por exemplo. A prevenção é mais adequada quando discute o uso de drogas dentro de um contexto de saúde. Ações de prevenção ao uso de drogas na escola

4 Implementação de estratégias preventivas O programa de prevenção ideal é aquele que é desenvolvido durante toda a escolaridade dos alunos. O planejamento das atividades preventivas devem ter como meta diminuir a probabilidade do jovem envolver- se de maneira indevida com o uso de drogas. Enfatizar a redução dos fatores de risco e ampliação dos fatores de proteção.

5 Diagnóstico É preciso saber qual é a amplitude do problema na escola para poder solucioná-lo. Questionários anônimos e de auto preenchimento Levantamento do conhecimento sobre o tema Mapeamento da Instituição Implementação de estratégias preventivas

6 Dificuldades iniciais: Tráfico de drogas na escola. Falta de preparo técnico com relação ao tema e boicote ao trabalho. Sentimento de desconfiança dos alunos com relação a uma postura repressora e acusatória da escola. Falta de regras claras sobre o uso de drogas na escola Implementação de estratégias preventivas

7 Capacitação profissional Todo o corpo educativo precisa ser capacitado para desenvolver o tema drogas em sala de aula e no cotidiano escolar. Formação de um grupo representativo para coordenar e organizar o programa. Implementação de estratégias preventivas

8 Planejamento das atividades O planejamento deve contemplar a preparação de atividades preventivas para toda a comunidade escolar (corpo educativo, pais e alunos). Pode ser anual ou semestral. As atividades preventivas têm maior impacto quando são dirigidas aos alunos e aos seus familiares e se toda a comunidade escolar estiver mobilizada. Implementação de estratégias preventivas

9 Continuidade das atividades preventivas: inseridas no programa pedagógico da escola, como temas transversais, e nos eventos propostos pela escola como festas, assembléia ou reunião de pais. Implementação de estratégias preventivas

10 Avaliação do programa Verificar se o programa desenvolveu-se conforme os objetivos definidos e problemas levantados no diagnóstico inicial. Avaliação da estrutura: recursos disponíveis, capacitação dos multiplicadores, metodologia utilizada, etc. Avaliação dos resultados: pré-pós testes, número de ocorrências de drogas na escola, participação, opiniões, etc. Implementação de estratégias preventivas

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12 Referências Kosterman,R. Hawkins,D. e colaboradores, AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH (Volume 90, número 3, páginas 360-366, 2000). Breyer, Winters, Adolescent brain developmente: implications for drug use prevention. Discponível em: www.mentorfoudation.org Maluf e Meyer. O que preciso saber para fazer prevenção. In: Maluf et al. Drogas: prevenção e tratamento. São Paulo: CLA, 2002. Büchele, Coelho e Lindner. A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso de drogas. Ciência e Saúde coletiva: 14(1):267-273, 2009. Leavell, H. R. & Clark, E. G. Medicina preventiva. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1976 Mussini, M. (2005). Drogas, pais e filhos. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna Ltda. Silva, E. C. (2006). Relações intrafamiliares no tocante à prevenção ao uso de drogas – um estudo exploratório a partir dos casos atendidos no NUPS. Em E.C.B. Roque, M.L.R. Moura & I. Ghesti (Orgs.), Novos paradigmas na Justiça Criminal: Relatos de experiências do Núcleo Psicossocial Forense do TJDFT. Brasília: TJDFT. Silva, E.C. (2007) Resenha: Família e Drogas: Prática e Teoria a Serviço da Prevenção. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Jul-Set 2007, Vol. 23 n. 3, pp. 357-358 Andrade, TM. A relação entre pais e filhos: fundamentos da prevenção do uso de drogas. Ciência & Saúde Coletiva, 12(5):1110-1127, 2007. De Micheli, D. Uso de Drogas por adolescentes: Adaptação e Validação de um Instrumento de Triagem (DUSI) e Estudo das Razões do Uso Inicial. 2000. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2000. Rocha, CRM. O acompanhamento do adolescente no meio social. Revista Adolescer. Aben. Ribeiro, et al. Drogas e adolescência: uma análise da ideologia presente na mídia escrita destinada ao grande público. Psicol. Reflex. Crit. vol.11 n.3 Porto Alegre 1998 Cecconello et al. Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, num. esp., p. 45-54, 2003


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