A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?"— Transcrição da apresentação:

1 Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?
O Bairro-escola e o Centro de Referências em Educação Integral

2 Cidade Escola Aprendiz
1997, em Pinheiros 100 muros, experimentações, educomunicação Unicef: Bairro-escola Passo a Passo Belo Horizonte, Nova Iguaçu, Mais Educação Guinada de agenda Centro de Referências em Educação Integral

3

4

5 Educação Integral Conceito: autores e discussões
A educação integral NÃO é uma modalidade; é um novo paradigma Concepção de educação que visa o desenvolvimento do indivíduo em seus diversos aspectos: intelectual, afetivo, físico, social e simbólico. Que integra os diversos tempos, espaços e agentes - as crianças e os jovens, as famílias, as escolas, as comunidades, as organizações sociais, as empresas e os governos. Um processo contínuo: que acontece em todo lugar, durante toda a vida. físico intelectual afetivo social simbólico

6 Educação Integral Panorama nacional: PNE
Em 2024, metas: 50% de escolas públicas com matrículas em educação integral 25% das matrículas em educação integral E, mais ainda: é uma realidade presente 63% dos brasileiros, declararam já ter ouvido falar em Educação Integral. 90% dos brasileiros entendem que a educação integral é necessária para o futuro das novas gerações Fontes: Observatório do PNE (março de 2014)/ Datafolha e FIS, 2013

7 Mais Educação Evolução e incidência
65% deles não pensavam ações de educação integral antes do Mais Educação 84,5% dos territórios que a implementação do programa gerou uma nova demanda e influenciou o atendimento voltado para a integralidade dos indivíduos 87,6% dos estados e municípios afirmam ter incluído as diretrizes do Mais Educação no seu planejamento de gestão Teia UFMG, 2014 2008 2013 FALTA DE EMPENHO DOS ALUNOS Não precisam ficar mais tempo na escola, é cansativo,para aprender é só se empenhar mais 3% NECESSITA DE TEMPO COM A FAMÍLIA Educação está em casa, devem ficar um tempo em casa com os pais, precisam da educação familiar 2% BAIXO NÍVEL DO ENSINO PÚBLICO

8 2015: mudanças e desafios E a educação integral?
Plano Nacional de Educação Base Curricular Nacional Avaliação: ENEM, Ideb Acesso à educação superior Cenário de mobilizações x agenda da educação Consultas públicas .... Pátria Educadora? FALTA DE EMPENHO DOS ALUNOS Não precisam ficar mais tempo na escola, é cansativo,para aprender é só se empenhar mais 3% NECESSITA DE TEMPO COM A FAMÍLIA Educação está em casa, devem ficar um tempo em casa com os pais, precisam da educação familiar 2% BAIXO NÍVEL DO ENSINO PÚBLICO

9 SISTEMATIZAÇÃO E DIFUSÃO
MOBILIZAÇÃO FORMAÇÃO ARTICULAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO E DIFUSÃO

10

11

12

13 Educação Integral Eixos: concepção de um programa

14 ARTICULAÇÃO DE AGENTES
Envolvimento de todos os segmentos com os valores e propósitos que a embasam A politica deve ser construída colaborativamente pelos diferentes segmentos = papeis e responsabilidades Comunicação: contínua, adequada aos diferentes segmentos e objetiva A transparência das informações e decisões deve permear todo o processo As escolas são responsáveis por pactuar a política com a sua comunidade

15 EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO
Os territórios têm inúmeras oportunidades educativas = história e saberes Aprendizagem = diversidade de oportunidades para além do ambiente escolar A articulação das oportunidades educativas deve ser programática (intencionalidade e desenvolvimento integral) e portanto, políticas públicas devem ser integradas ou formuladas Fortalecimento do tecido associativo entre pessoas e instituições: os tempos da EI pressupõem a articulação “escola e território”

16 INFRAESTRUTURA E RECURSOS
Criação de condições para todos os espaços educativos articulados à política de educação integral Aspectos centrais: alimentação, cuidados pessoais, transporte, recursos humanos, infraestrutura escolar e urbana = desenvolvimento integral. O acesso à cidade é direito inalienável na Educação Integral = mobilidade como eixo fundamental Faixa etária e Acessibilidade Quadro de funcionários deve atender as novas demandas da EI Os espaços das escolas devem ser abertos = livre circulação de toda a comunidade

17 GESTÃO INTERSETORIAL Gestão integrada do programa: diferentes secretarias de governo A gestão intersetorial = trabalho em rede capaz de desenvolver o planejamento, monitoramento e avaliação do programa, inclusive no financiamento Integração de serviços e atores locais = redes com vistas ao desenvolvimento integral das pessoas Mecanismos permanentes de participação da sociedade com o objetivo de validação e legitimação das ações do programa O programa deve envolver diversos setores da sociedade, tais como: universidades, iniciativa privada, coletivos, movimentos sociais.

18 GESTÃO DA ESCOLA Processos de tomada de decisão participativos e transparentes Participação ativa das famílias e comunidades Processo educativo centrado no estudante Integração com o território Oportunidades educativas diversificadas e integradas ao currículo - novos tempos, espaços, modos, saberes

19 CURRÍCULO TRANSVERSAL
Superação da lógica de turno e contraturno Perspectiva transversal do conhecimento = desenvolvimento integral Contextualizado e pertinente (autonomia da escola) Diferenças integradas na perspectiva da garantia da equidade e do respeito aos Direitos Humanos Articulação intersetorial e participativa na perspectiva da aprendizagem Valorizar o conhecimento do educando e das comunidades locais Relevância das oportunidades educativas na perspectiva dos valores sociais e das habilidades e competências = participação ativa na sociedade contemporânea Elementos curriculares: áreas do conhecimento + organização da escola, agentes envolvidos, práticas pedagógicas e formas de avaliação

20 REDE DE EDUCADORES Desenvolvimento integral = rede diversificada de agentes educativos envolvendo escolas e comunidades Reconhecimento e incorporação dos saberes comunitários ao currículo escolar , incorporando novas formas e linguagens Professores como o articuladores entre os saberes acadêmicos e os comunitários Educadores devem trabalhar em rede, ancorados pelo PPP da escola – considerando todos os profissionais da escola como parte da Rede de Educadores Necessidade de profissional responsável por operar a articulação escola-território

21 FORMAÇÃO CONTINUADA Todos os agentes envolvidos no programa devem ter acesso a oportunidades formativas (áreas diferentes – integralidade do desenvolvimento) Formação deve ser contínua e em serviço, considerando os espaços de planejamento coletivo Aspectos pedagógicos e de gestão de forma interdependente O processo de avaliação e monitoramento é parte do processo formativo Princípios da EI; novas formas de ensinar e aprender, partindo do repertório dos educadores em formação e em diálogo com a realidade local O programa de EI pode contribuir com a formação inicial dos professores ao aproximar as escolas das universidades

22 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
Avaliação é processo formativo Avaliar a EI: qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, como também da gestão do programa, da escola e da formação de educadores Contemplar os diferentes aspectos do desenvolvimento integral do estudante Precisa considerar tanto os processos quanto os resultados: diagnóstica, contínua e processual, integrante do currículo escolar e dos mecanismos de gestão do programa A avaliação da aprendizagem deve servir para revisão dos métodos, as estratégias e abordagens utilizados pelo professor: está a serviço da formação do educando e não o inverso Produto de trabalho do professor não é a aula, é a aprendizagem do educando

23 Dentre as muitas estratégias ...
Território como espaço de experimentação e vivência Escola ressignificada = novos sentidos Cidade como um currículo vivo

24 Aprender na e com a cidade
“Aprende-se melhor quando o conhecimento se conecta à vida” Prazer em aprender Aprender fazendo Aprender com o outro Aprendizagem conectada à vida real Aprender de forma autônoma Colaboração como chave para a vida em uma sociedade mais justa Valorizar a história, a cultura e a diversidade de cada um e do território Aprender na e com a cidade

25 Escolas Articuladoras
Escolas que desenvolvem seus projetos político-pedagógicos envolvendo as famílias e a comunidade. Rede Intersetorial Integração das políticas públicas e formação de rede de proteção social entre agentes da educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos. Bairro-escola é uma proposta de aprendizagem compartilhada que articula e aproxima escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, baseada nos princípios da Educação Integral Fóruns Públicos Espaços democráticos de participação política da comunidade, incluindo espaços para participação direta de crianças, adolescentes e jovens. Diversidade Educativa Oportunidades educativas promovidas por diferentes agentes e setores: organizações sociais, empresas, poder público e agentes da cultura.

26

27 Coordenação Executiva
Gestão Julia Nader Dietrich Coordenação Executiva Agda Sardenberg Direção Natacha Costa Acesse:


Carregar ppt "Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google