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Política Educativa para a Primeira Infância

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Apresentação em tema: "Política Educativa para a Primeira Infância"— Transcrição da apresentação:

1 Política Educativa para a Primeira Infância
Piloto de atenção integral no ambiente familiar Vice-ministério da Educação Pré-escolar, Básica e Média Porto Alegre. Brasil 24 de novembro de 2008

2 Quadro da política educativa da primeira infância
1. Código da Infância e a Adolescência: Art. 29 Artigo 29. Direito ao desenvolvimento integral na Primeira Infância: “… São direitos impostergáveis da Primeira Infância: a atenção na saúde e nutrição, o esquema completo de vacinação, a proteção contra os perigos físicos e a educação inicial. 2. Plano Nacional Decenal de Educação 483 mesas (diretorados) de em 27 departamentos participaram 3. Conpes 109 da Primeira Infância 4. V Reunião de Ministros da Educação da OEA

3 Desigualdade desde a primeira infância
O desafio de alcançar a igualdade social A Colômbia apresenta grandes diferenças sociais e econômicas entre regiões, particularmente entre as zonas rural e urbana Gráfico de assistência à primeira infância para os mais pobres (Quintil - 1) e os mais ricos (Quintil 5) % assistência Desigualdade desde a primeira infância idade

4 População de 0-4 anos por nível Sisben
Por que as crianças não são atendidas? População de 0-4 anos por nível Sisben Não atendidos Razão da não-assistência Cabeceira Restante Total Não há uma instituição próxima Custos elevados Não encontrou lugar Prefere que não seja assistido/ não está na idade Possui uma família que o cuida Outra razão

5 População de 0-4 anos por nível Sisben
Como está sendo atendida a primeira infância? População de 0-4 anos por nível Sisben Lares Lar SDIS Outros Comunitários Infantil Bogotá Jardins de Infância ICBF ICBF Particulares e Oficiais

6 Articulação intersetorial para uma atenção integral aos meninos e meninas mais pobres
Ministério da Educação Nacional Ministério da Proteção Social Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar - ICBF Convênio interadministrativo para conformar uma bolsa comum de recursos Secretarias de Educação Direções Regionais do ICBF Contratação de profissionais com reconhecida experiência e idoneidade para a atenção integral à primeira infância

7 A quem atendemos e como o fazemos?
Meninos e Meninas beneficiários do programa de Lares Comunitários do ICBF (cuidado e nutrição) Mod. Meio Comunitário Atenção educativa às crianças e acompanhamento pedagógico às Mães Comunitárias Crianças marginalizadas de zonas rurais e urbanas, que se encontram sendo cuidadas por suas famílias Mod. Meio Familiar Encontros educativos entre as crianças e seus pais com acompanhamento familiar 3. Crianças que não podem ser aceitas nas instituições por falta de oferta Mod. Institucional Atenção integral diária às crianças nos centros para a primeira infância

8 1. Quadro de competências e orientações pedagógicas
Ponto de partida Orientações pedagógicas Crianças que desde o nascimento pensam e raciocinam Formação de Agentes Educativos (Docentes, pais de família e guardiões) Identificar Experiências significativas baseadas no jogo, na arte e na leitura (linguagem expressiva) Habilidades e capacidades Propiciar Experiências reorganizadoras Desenvolvimento de competências

9 Profissional especializado Guardiões (Cuidadores)
2. Formação de agentes educativos encarregados da atenção à primeira infância. A quem está dirigido? Profissional especializado Guardiões (Cuidadores) Pais de família Docentes dos níveis: jardim, pré-jardim, transição e primeiro ano Profissionais das áreas social e da saúde Operadores no quadro do convênio MEN – ICBF Equipes de secretarias de educação e DR do ICBF Mães comunitárias Mães FAMI Mães Substitutas Pessoal de apoio de centros infantis, de recreação e caixas de compensação familiar Guardiões individuais Todos os pais e mães de família dos meninos e meninas com idades entre 0 e 6 anos

10 Articulação de sistemas de informação MEN – ICBF
1. Articulação intersetorial Comitê de monitoramento dos compromissos hemisféricos pela educação inicial - V Reunião de Ministros OEA 2. Sistemas de informação, monitoramento e avaliação Articulação de sistemas de informação MEN – ICBF Sistema de monitoramento e avaliação da política pública da primeira infância / UNICEF (Marrocos) / BID / OEI

11 Convênio: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -ICBF (PILOTO AMBIENTE FAMILIAR)
EXECUÇÃO 2008 E. TERRITORIAL E. FAMILIAR 24.543 meninos e meninas menores de 5 anos. TOTAL ANTIOQUIA 14.148 TOTAL BOYACÀ 4.000 TOTAL LA GUAJIRA 2.745 TOTAL MEDELLÌN 3.650

12 A ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL NA ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA
Una lectura desde las lecciones aprendidas en el Programa “Familia, a tu lado aprendo”.Antioquia Uma leitura a partir das lições aprendidas no Programa “Família, ao teu lado aprendo”. Antioquia

13 PROPUESTA PARA PROPOSTA PARA
A ARTICULAÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA NO DEPARTAMENTO DE GUAJIRA LA ARTICULACION DE ESFUERZOS Y RECURSOS PARA LA ATENCION INTEGRAL DE LA PRIMERA INFANCIA EN EL DEPARTAMENTO DE LA GUAJIRA

14 CENÁRIOS E ARTICULAÇÕES PARA A COORDENAÇÃO
GRUPO CONSULTIVO NACIONAL (ICBF- MEN) CENÁRIOS E ARTICULAÇÕES PARA A COORDENAÇÃO COMITÊ ASSESSOR DEPARTAMENTAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA SEDE, SAÚDE E CULTURA , ICBF Regional Gerência da Infância e adolescência DSSA-MANA, Aliança de Antioquia pela Igualdade, Planea, REDANI. PLANEA EQUIPE OPERATIVA SUB-REGIONAL Assistentes técnicos da política Educativa na Primeira Infância Coordenadores de Zonas ICBF Assistentes Técnicos Sub-regionais SED e SAÚDE e ICBF. COMPOS (DIRETORADO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E FAMÍLIA) (Administração municipal, orgãos da saúde, sociais, educativos, culturais, recreativos, comunitários, religiosos, promotores da atenção integral à primeira infância) EQUIPE OPERATIVA MUNICIPAL (Assessor pedagógico, Coordenador docente, Promotores educativos, Animadores infantis, Docentes da UPA, promotores de vida, promotores culturais, equipe interdisciplinária de saúde, comitês de inspeção)

15 Componentes do piloto(1)
Acompanhamento à gestação, crescimento e desenvolvimento dos meninos, meninas e de suas famílias. Objetivo: Dispor de ambientes, talento humano e processos de atenção à saúde, para o acompanhamento e monitoramento da gestação, crescimento e desenvolvimento das famílias, meninos e meninas. Ações: Formar agentes da saúde na abordagem integral da atenção aos meninos e meninas menores de 6 anos e a mediação pedagógica na interação com as famílias. Assessorar instituições de saúde na implementação de Programas de Gestação e de Crescimento e Desenvolvimento, no quadro de políticas públicas de primeira infância e articulados de acordo com contextos locais.

16 Componentes do Piloto(1 )
Criação e concessão de Aulas de Desenvolvimento Infantil em Empresas Sociais do Estado. Apoio a iniciativas de promoção e prevenção de enfermidades prevalentes na infância. Complementação alimentar a gestantes, lactantes, meninos e meninas menores de 6 anos e escolares. Produção de material educativo e didático de apoio a partir da perspectiva da saúde na primeira infância.

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18 Componentes do piloto (2)
Atenção educativa familiar, comunitária e institucional Objetivo: Promover o acesso a modalidades de atenção e educação inicial dos meninos e meninas menores de 5 anos, no ambiente familiar, comunitário e institucional. Ações: Apoio à conformação e monitoramento de grupos de atenção à primeira infância das áreas rurais dispersas, qualificação da atenção aos Lares Comunitários urbanos do ICBF e nos centros infantis. Apoio à concessão de cenários pedagógicos e centros de atenção propostos pela política educativa da primeira infância.

19 Componentes do Piloto(2)
Acompanhamento técnico e pedagógico aos agentes educativos responsáveis pela prestação do serviço de atenção integral, para o desenvolvimento de propostas educativas pertinentes, articuladas aos projetos educativos dos departamentos e municípios. Desenvolvimento e produção de material educativo e didático para o fortalecimento das interações com os meninos e as meninas, assim como para a ação educativa e pedagógica nos primeiros anos de vida.

20 ENCUENTROS EDUCATIVOS
ENCONTROS EDUCATIVOS Viajando en mi interior A la rueda rueda Colorín, Colorado…lo hemos logrado Nutriéndonos Viajando no meu interior

21 VISITAS FAMILIARES Colher as necessidades de acompanhamento da família, desde o seu rol educativo. Violência Intrafamiliar. Alimentação e nutrição. Pautas sobre a criação dos filhos. Crescimento e desenvolvimento. Uma vez por mês cada família participante é visitada pelo promotor educativo e animador infantil.

22 Componentes do Piloto(3)
Articulação educativa Objetivo: Preparar os cenários, os executores e os processos de gestão da escola, para o ingresso e acolhida dos meninos e meninas, em uma perspectiva de atenção integral e desenvolvimento de competências para a vida. Ações: Assistência técnica a Projetos Educativos Institucionais que promovam o desenvolvimento integral da infância em uma perspectiva de ciclo de vida. Apoio à investigação na educação inicial a partir das Escolas Normais, Superiores e Facultades de Educação com efeitos no plano de estudos e prática de normalistas e docentes. Promoção de estratégias de adaptação e entrega pedagógica com as crianças e famílias para seu ingresso na transição e posterior continuidade na escola básica primária. 03

23 ENTREGA PEDAGÓGICA Modelos educativos de pré-escolares nos escolarizados. Articulação de ações e planejamento com o diretor do núcleo, secretários de educação e docentes do nível pré-escolar. Meninos e meninas do programa “familia, a tu lado aprendo” vão à escola e compartilham com companheiros do grau de transição. Docentes do nível pré-escolar assistem a encontros educativos que permita identificar as metodologias utilizadas.

24 Componentes do Piloto( 4)
Gestão local e mobilização social Objetivo: Promover a coordenação interinstitucional e intersetorial para a mobilização social em torno da atenção integral à primeira infância como uma prioridade das administrações municipais e departamentais. Ações: Formulação de planos locais para a atenção integral à primeira infância. Fortalecimento da ação e gestão dos COMPOS nos temas da primeira infância e família. Comunicação e mobilização pública para a transformação de imaginários favoráveis ao desenvolvimento integral da primeira infância. Sistematização de experiências e de lições aprendidas.

25 Componentes do Piloto( 5)
5. Melhoramento da atenção integral à primeira infância. Objetivo: Incluir, como un componente do piloto, o melhoramento da qualidade da atenção integral (Planos de Atenção Integral) através dos sistemas de informação, avaliação e monitoramento e a capacitação diferenciada, sistemática e intersetorial dos diferentes agentes educativos. Ações: Geração de um sistema de informação que dê atenção aos diferentes componentes do Programa. Formulação de planos de atenção integral por parte dos prestadores do serviço. Formulação de um plano de ação conjunta entre as equipes técnicas do ICBF e Secretarias de Educação. Oferecer uma capacitação intersetorial, sistemática e diferenciada aos diversos agentes educativos.

26 PROCESSOS ARTICULADORES
CARACTERIZAÇÃO Observar, descrever, analisar, Interpretar e socializar para a construção de propostas de acompanhamento do desenvolvimento integral. Reflexão sistemática e avaliação formativa. PROCESSOS ARTICULADORES AVALIAÇÃO Valoração e monitoramento dos processos de atenção e acompanhamento para seu melhoramento Diálogo para fortalecer atitudes,habilidades e destrezas. Reconhecimento de mudanças e avanços frente a propósitos. Processos metodológicos na atenção à primeira infância No quadro do Desenvolvimento Integral PLANIFICAÇÃO Intencional: o como, quando, onde e com quem Organizar atividades, dar responsabilidades e obter recursos, orientados para conquistar metas contextualizadas. IMPLEMENTAÇÃO Operacionalização dos planos de acompanhamento através de un sistema de formação e realimentação permanente. Integração de operadores de serviços.

27 Si alimentas mis fantasías tendré confianza para alcanzar mis metas
Se alimentas minhas fantasias, terei confiança para alcançar minhas metas

28 Ministério da Educação Nacional
República da Colombia


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