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Montevideo - Uruguay, 3-5 Julio de 2006

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Apresentação em tema: "Montevideo - Uruguay, 3-5 Julio de 2006"— Transcrição da apresentação:

1 Montevideo - Uruguay, 3-5 Julio de 2006
Desarollo y uso de denominaciones de origen e indicaciones geográficas en el sector vitivinícola Mauro Zanus Jorge Tonietto Embrapa Uva e Vinho Primer Foro Subregional para la promoción del uso de la propiedad intelectual en las PYME agroalimentarias Montevideo - Uruguay, Julio de 2006

2 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Contra a competição desleal
A Quem se protege? - Produtores - Contra o desprestígio Contra a competição desleal - Consumidores - Contra o engano

3 I N D I C A Ç Õ E S G E O G R Á F I C A S
Territorialidade Desenvolvimento territorial Turismo Preservação Ambiental Propriedade Intelectual Sustentabilidade Rastreabilidade I N D I C A Ç Õ E S G E O G R Á F I C A S Qualidade Certificação COMPETITIVIDADE Tipicidade Prestígio Terroir Origem Tradição História Cultura local

4 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
- V i n h o s - INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Denominação de Origem DO Indicação de Procedência IP Vinhos Finos Vinhos Finos Lei de Propriedade Industrial Nº 9.279, de

5 TÍTULO IV - DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
LPI Nº 9.279 TÍTULO IV - DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Indicação de Procedência Art Considera-se indicação de procedência o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Denominação de Origem Art Considera-se denominação de origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

6 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS NO BRASIL
Vale do São Francisco Pinto Bandeira Monte Belo Vale dos Vinhedos

7 O BRASIL E AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS PERÍODOS EVOLUTIVOS DO VINHO
Anos 1870 Anos 1930 PERÍODO Anos 1970 aos Anos 2000 aos aos Anos 1920 (em fase Anos 1960 Anos 1990 de transição) GERAÇÃO GERAÇÃO GERAÇÃO DOS VINHOS 3ª GERAÇÃO 4ª GERAÇÃO Implantação Diversificação da de Incremento ESTÁGIO vitivinicultura Afirmação produtos da da identidade qualidade regional Vinhos VINHOS de Vinhos de híbridos e Vinhos de americanas Vinhos qualidade: de viníferas varietais indicações Fonte: TONIETTO, J. 2001 geográficas ã Elaboração: Jorge Tonietto, Embrapa Uva e Vinho

8 Mapa VALE DOS VINHEDOS Serra Gaúcha Vale dos Vinhedos 29º 11’
Elaboration : Jorge Tonietto, Embrapa Uva e Vinho

9 Área Delimitada de Produção
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA Vale dos Vinhedos A Primeira IP do Brasil Área Delimitada de Produção Bento Gonçalves Monte Belo do Sul Garibaldi

10 - Indicação de Procedência -
Vale dos Vinhedos - Indicação de Procedência - Normas de Produção - Área de Produção Delimitada - Cultivares Autorizadas - Origem da Uva - Rendimento Máximo por Unidade de Área - Produtos Autorizados - Elaboração na Área de Produção Delimitada - Envelhecimento na Área de Produção Delimitada - Engarrafamento na Área de Produção Delimitada - Controles de Produção Vitícola e Enológica

11 - Indicação de Procedência - Indicação de Procedência
Vale dos Vinhedos - Indicação de Procedência - Normas de Produção - Padrões de Identidade e Qualidade Química dos Vinhos - Padrões de Identidade e Qualidade Organoléptica dos Vinhos - Autocontrole: Conselho Regulador - Sinal Distintivo para o Consumidor Vale dos Vinhedos Indicação de Procedência - Respeito às Indicações Geográficas Reconhecidas

12 OS VINHOS ESPUMANTES Vale dos Vinhedos TIPICIDADE
Variedades: Riesling Itálico, Chardonnay, Pinot Noir Consumo: jovens Aspecto visual: - Cor pouco intensa - Tonalidade verde-palha Aroma e Gosto: - Frutas cítricas - Maça verde - Nuances de abacaxi maduro - Levedura de pão, nuance de tostado nos + evoluídos - Equilibrados - Vivos (acidez) - Persistência média Elaboration : Mauro Celso Zanus, Celito Crivellaro Guerra et Jorge Tonietto, Embrapa Uva e Vinho

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14 Impactos Vale dos Vinhedos Produção Vitivinícola Adega Casa de Madeira
Villagio Larentis Adega Cavalleri Vinhos Casa Graciema Adega de Vinhos Finos Dom Cândido Vinhos Don Laurindo Angheben Adega de Vinhos Finos Vinhos Reserva da Cantina Casa Valduga Vinhos Titton & Filhos Cefet de Bento Gonçalves Vinícola Calza Júnior Chandon do Brasil Vinícola Cave de Pedra Cooperativa Vinícola Aurora Vinícola Cordelier Famíglia Tasca Vinícola Lídio Carraro Pizzato Vinhas & Vinhos Vinícola Marco Luigi Vallontano Vinhos Nobres Vinícola Miolo

15 Impactos Vale dos Vinhedos Produção Vitivinícola
Gestão do Espaço Vitícola Gestão Agrovitícola - sistema de condução - práticas vitícolas - qualidade da uva Gestão Enológica Qualidade - Tipicidade - Diferenciação - Competitividade

16 Impactos Desenvolvimento Vale dos Vinhedos do Território
Desenvolvimento Territorial - Gestão do território: Aprovale - turismo, cultura local, ocupação do espaço rural - Emprego - Valorização da terra (200 à 500%) Preservação Ambiental Desenvolvimento Sustentável

17 Agregação de Valor aos Vinhos Estratégias de Comunicação
Impactos Vale dos Vinhedos Valorização da Qualidade do Vinho pelo Mercado Agregação de Valor aos Vinhos Estratégias de Comunicação e de Marketing Comercialização - supermercados - casas especializadas - restaurantes

18 Valorização da Paisagem
Impactos Vale dos Vinhedos Valorização do Território pelo Mercado Valorização da Paisagem Desenvolvimento do Turismo Vitícola - 70 mil turistas em (+70% este ano) - incluindo restaurantes, hotéis (3 anos 2x mais)

19 I M P A C T O Mercadológico
- agrega valor aos produtos e/ou gera maior facilidade de colocação no mercado (menor concorrência com outros produtos de preço e qualidade inferiores); - melhora e torna mais estável a demanda do produto (confiança do consumidor ); - permite ao consumidor identificar o produto, inclusive de outros de preços inferiores; - confiança junto ao consumidor (autenticidade dos produtos); - facilita as ações de marketing dos produtos (projeto coletivo); - divulga a identidade da região vitivinícola junto ao mercado nacional e internacional (competitividade).

20 I M P A C T O Proteção Legal
- mecanismos legais contra fraudes e usurpações (uso indevido).

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22 DOP e IGP UE

23 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO BRASIL
DESENVOLVER INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO BRASIL - Impactar o comércio nacional e internacional; - Oportunizar a participação da agricultura familiar; - Gerar riqueza e desenvolvimento - agregar valor; - Desenvolver territórios e territorialidades; - Oportunizar uma nova geração de produtos de qualidade, origem e PI.

24 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
B R A S I L Cachaça Doces Sucos Café Vegetais Frutas Vinhos Mel Aves Espumantes Cacau Embutidos Carne Bovina Queijos ...

25 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS - BRASIL

26 INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS - BRASIL PAMPA GAÚCHO - CAMPANHA MERIDIONAL
CARNE BOVINA PAMPA GAÚCHO - CAMPANHA MERIDIONAL Rio Grande do Sul Campos Finos

27 IP PINTO BANDEIRA Desenvolvimento de Indicações Geográficas para o
APL de Vitivinicultura do Rio Grande do Sul IP PINTO BANDEIRA

28 Mauro Zanus - pesquisador em Enologia EMBRAPA Uva e Vinho
Jorge Tonietto - coordenador do Projeto APL vinhos

29 Perguntas ?


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